55 11 5571.2525
OK

  • Home > 
  • Escolha o seu Roteiro > 
  • Brasil > 
  • Maranhão > 
  • Pacotes de viagens para São Luis com especialistas > 

Pacotes de viagens para São Luis com especialistas

A Ilha de São Luís compõe o mais homogêneo conjunto arquitetônico colonial da América Latina, preservado no tempo pelo processo de estagnação econômica iniciado no final do século XIX. Por este motivo a UNESCO conferiu o título de Patrimônio da Humanidade para a cidade. Visitar São Luís é como fazer uma viagem na máquina do tempo, conhecendo a mistura incrível de influências étnica, cultura e mística, com suas interessantes lendas. É fácil perceber que os habitantes da Ilha são naturalmente hospitaleiros, muito festeiros e adoram músicas regionais e um reggae.

A cidade de São José de Ribamar, localizada a apenas 32 km de São Luiz é separada da Ilha pela Baía São Marcos e possui um inestimável patrimônio histórico-cultural. Em períodos específicos, podem ser observadas algumas manifestações religiosas e populares. Outra região de grande importância é Alcântara, Patrimônio Histórico Nacional desde 1948. Além das importantes ruínas e casarões, existem também praias desertas.

Além do turismo histórico e cultural nas proximidades de São Luís, existem diferentes pólos de ecoturismo no Maranhão, que podem ser visitados a partir da Ilha. Próximo à divisa com o Pará, está a Floresta dos Guarás e Ilha dos Lençóis, porta de entrada do mar aberto e para a Amazônia, com suas belíssimas praias desertas que refugiam milhares de aves migratórias, principalmente os guarás. Ao sul do Estado, próximo à cidade de Carolina, localiza-se a Chapada das Mesas, com suas formações rochosas, morros, gigantescas esculturas naturais, impressionantes cachoeiras, entre outras atrações.

Ao nordeste do Estado, encontra-se a beleza dos Lençóis Maranhenses, o único deserto do mundo que abriga milhares de lagoas de águas cristalinas. Na divisa do estado do Maranhão com o Piauí, está localizado o Delta das Américas, o único delta em mar aberto das Américas, com uma grande diversidade biológica. Um labirinto formado por dezenas de ilhas na foz do Rio Parnaíba. Nesta região, destacam-se a Ilha das Canárias e a famosa Ilha do Caju, onde os cinco ecossistemas completos integram a ecologia da ilha. Por toda essa variedade, o local é considerado um verdadeiro paraíso do turismo ecológico.

Destinos conjugados

Experiência nos Lençóis Maranhenses, Delta, Serra da Capivara - 12 dias

São Luis, Teresina, Barreirinhas, Caburé, Petrolina, Serra Branca
Saídas diárias
 
Consulte valores com nossa equipe
*Os preços nessa página – a partir de – estão listados em reais, dólares americanos ou euros (conforme especificação).
A taxa sobre transações/remessas internacionais (IRRF) não está inclusa no valor dos pacotes.
A tabela completa com todos os valores, de acordo com o período da viagem, encontra-se disponível em cada roteiro. Clique no título para visualizar todas as informações.
Os preços estão sujeitos à alterações sem aviso prévio. Consulte tarifas especiais para os feriados e datas comemorativas.


Principais Atrações

Alcântara: localizada do outro lado da baía de São Marcos, de onde se tem uma visão privilegiada de São Luis. Construída no início do século XVII, Alcântara transformou-se em sede da aristocracia rural maranhense. Foi tombada pelo Patrimônio Nacional em 1948, como Cidade-Monumento. O visitante pode se deleitar com o esplendor do passado, representado nas tradições seculares da cidade, e com o futuro, na mais moderna Base Aeroespacial da América Latina, instalada a 10km do centro da cidade. Cercada de rios, praias desertas, ilhas e manguezais, Alcântara preserva santuários ecológicos como a Ilha do Cajual, local de descoberta de fósseis pré-históricos e de repouso para aves migratórias.

Avenida Pedro II: antes denominada Avenida Maranhense, constitui um dos principais locais históricos de São Luís. No local, os franceses pretenderam implantar, em 1612, o coração da França Equinocial. Na Avenida Pedro II estão situados o Palácio dos Leões, o Palácio La Ravardière, a Catedral Metropolitana ou Igreja da Sé, e o Palácio Episcopal.

Cafuá das Mercês: pequeno sobrado de estilo colonial, com dois pavimentos, que se destinavam ao comércio de escravos. Sabe-se que este prédio ocupava área bem maior e, no interior, havia outros compartimentos, hoje extintos.

Centro Histórico: seu conjunto arquitetônico é formado por remanescentes dos séculos XVIII e XIX, cujo traçado caracteriza-se por vias estreitas, pequenas quadras e reduzida altura de seus imóveis. No centro histórico somam-se cerca de 4.000 construções civis, de valor patrimonial, com revestimento de fachadas e distribuição interna em azulejos coloridos.

Igreja da Sé: um dos monumentos históricos mais antigos de São Luís. O início da construção foi motivado por uma peste que assolava a população na época. Foi quando, em 1619, o terceiro capitão-mor Diogo Machado da Costa, com o intuito de reforçar a fé dos atingidos pela varíola, mandou, com seus próprios recursos, construir a igreja que daria origem à atual catedral metropolitana.

Palácio Cristo Rei: prédio colonial de dois pavimentos, datado do século XIX, administrado pela Universidade Federal do Maranhão.

Palácio dos Leões: construído em 1761, como sede do Palácio dos Governadores do Estado, e passou por inúmeras reformas e ampliações, desde então.

Palácio Episcopal: tem sua origem no colégio e na capela Nossa Senhora da Luz, construídos em 1627, pelo Padre Luís Figueira. Mais tarde, com a expulsão dos jesuítas, em junho de 1761, esse antigo colégio passou a ser residência dos bispos, seminário e biblioteca.

Palácio La Ravadière: prédio datado de 1689. Sabe-se que nele funcionou a Casa da Câmara e Cadeia, no início da colonização da região. O palácio passou por várias reformas e, mais tarde, foi denominado Palácio La Ravardière, sede do Governo Municipal.

Praias da Ilha de São Luis: possuem características que as diferem das demais praias nordestinas. A água é mais escura por influência dos rios que desembocam na baía de São Marcos. A cada seis horas, o nível das marés varia, podendo, atingir até 7 metros nas mudanças de lua. É a maior variação de fluxo constatada do Brasil. Quando a maré está baixa, as praias se transformam numa extensa faixa de areia batida, permitindo a prática de esporte.

Praia da Guia: distante do centro 2,5 km, no sentido Itaqui-Bacanga, a praia da Guia é quase deserta, tem dunas e uma maravilhosa vista panorâmica do centro histórico.

Praia de São Marcos e Praia do Calhau: Distantes aproximadamente 5 km do centro, através da avenida Litorânea. Apresentam espetaculares dunas.

Praia do Juçatuba: ideal para quem aprecia o contato direto com a natureza. Localizada a 26 km doc entro de São Luis, oferece muita tranqüilidade e a possibilidade de camping.

Projeto Reviver: localizado no centro histórico, é o local onde se encontram o cinema municipal, os centros culturais e as lojas de artesanato. É lá que acontecem as principais manifestações artísticas da região e as famosas rodas de tambor de crioula.

Teatro Arthur Azevedo: construção do ano de 1.815, em estilo neoclássico de elevado valor monumental e de méritos arquitetônicos. Recebeu o nome de Arthur Azevedo, em homenagem ao escritor maranhense famoso pelas crônicas e textos em dramaturgia.

São José de Ribamar: situada no extremo leste da Ilha, em frente a baía de São José, distante 32 km da capital maranhense. Nos tempos passados foi uma aldeia indígena e é uma cidade bastante festiva, com tradições como o Carnaval do Lava-Pratos e o Boi de Ribamar.

Dicas

Alcântara: se você quer um maior contato com a comunidade local e conhecer as praias desertas da região, sugerimos um pernoite em Alcântara

Artesanatos: o CEPRAMA é o principal centro de compras de artesanatos de São Luiz. Além de objetos e peças de decoração, neste prédio histórico (O edifício onde funcionou a Companhia de Fiação e Tecidos de Cânhamo, uma das grandes indústrias têxteis instaladas na cidade no final do século XX.) também concontram-se muitos doces e bebidas regionais. Fica na Rua de São Pantaleão, 1.232.

Bancos 24h: na av. Gomes de Castro, 43 Centro e av. Castelo Branco, na cabeceira da Ponte São Francisco.

"Bases": deixe de procurar as chamadas "bases" , restaurantes familiares que funcionam dentro das casas dos moradores locais. O atendimento é bem pessoal e nelas você pode saborear os pratos típicos da culinária maranhense.

Câmbio:
existem 3 lugares para o câmbio: o Banco do Brasil, o Banco da Amazônia e a Casa de Câmbio e Turismo, todos ficam no centro da cidade e atendem de 2ª a 6ª as 10h às 6h.

Compras: no centro da cidade existe um “shopping” a céu aberto, começando na Praça Lisboa e mais concentrado na Rua Grande com diversas lojas. Lá está o Shopping Colonial, com uma estrutura de 3 andares e um quarteirão completo de opções de compras. Do outro lado da cidade, atravessando a Ponte do São Francisco – precisamente no bairro Renascença – encontram-se os Shoppings Monumental e Tropical. E no retorno da Cohama está o Shopping Lusitana, onde pode-se encontrar produtos importados e os melhores fast-foods. O mercado central é referência obrigatória para quem procura o comércio de produtos regionais, incluindo diversos gêneros alimentícios.

Gastronomia: composta de pratos que satisfazem aos mais exigentes paladares, sem necessariamente serem sofisticados. É uma mistura das culinárias portuguesa, africana e indígena, com grande variedade de peixes, camarões, mariscos e outros frutos do mar, muitas vezes acompanhadas de uma deliciosa farinha. 

Informações Turísticas: no centro da cidade - próximo à Igreja a Sé – encontra-se a Central de Serviços Turísticos da Prefeitura, com informações sobre passeios em São Luiz, Lençóis Maranhenses e outros locais turísticos. Atendimento bilíngüe, degustação de licores, biblioteca e mostras de vídeo. Também no Box Aeroporto Mal. Cunha Machado, no setor de desembaruque e no Shopping do Cidadão, av. Vitorino Freire, 26 B – Praia Grande.

Pratos: em muitos pontos da cidade pode-se saborear iguarías como a caldeirada de camarão, torta e patinhas de carangueijo, sururu, sarnambi ensopado, tariobas ao molho, peixes fritos e a famosa peixada e o exótico cuxá, maravilhosa especialidade da cozinha maranhense, herdada dos africanos.


Melhor Época

São Luís é banhada pelas águas mornas da baía de São Marcos e do Oceano Atlântico, sendo permanentemente aquecida pelo sol. Isso significa que, durante o ano inteiro, pode-se aproveitar todas as belezas naturais, além do inestimável patrimônio histórico e cultural. No período de junho a novembro, a brisa do mar ameniza o calor. Entre dezembro e maio, o sol é constante, mas periodicamente ocorrem chuvas que amenizam o calor.

Cia Eco - Agência de Viagens e Turismo
Rua Sena Madureira, 515 - Vila Mariana
São Paulo/SP - CEP 04021-051
Fone: 55 11 5571.2525 | E-mail: comercial@ciaeco.tur.br
Cadastur: 26.010039.10.0001-7
Acesse nossas redes sociais
Empresa Associada

INTERNACIONAIS


África

África do Sul
Botsuana
Cabo Verde
Etiópia
Madagascar
Marrocos
Moçambique
Namíbia
Quênia
Tanzânia
Tunísia
Uganda e Ruanda
Zâmbia e Zimbábue

África do Norte e Oriente Médio

Egito
Irã
Israel
Jordânia
Líbano
Omã

América Central e Caribe

Anguilla - Caribe
Antígua e Barbuda - Caribe
Aruba - Caribe
Bahamas - Caribe
Barbados - Caribe
Bonaire - Caribe
Costa Rica
Cuba
Curaçao - Caribe
Guatemala
Ilhas Virgens Britânicas - Caribe
Jamaica
Panamá
Porto Rico
República Dominicana
Santa Lucia - Caribe
St Barths - Caribe
St Maarten - Caribe
Turks e Caicos - Caribe

América do Norte

Alasca
Califórnia
Canadá
Havaí
México
Parques Nacionais Americanos
Rota da Música

América do Sul

Amazônia Peruana
Bariloche e Villa La Angostura
Buenos Aires
Colômbia
Cordilheira Blanca
Cuzco e Machu Picchu
Deserto de Atacama e Altiplano
Galápagos
Ilha de Páscoa
Lago Titicaca, Arequipa e Colca
Lagos Andinos
Lima
Mendoza
Nazca, Ica e Paracas
Patagônia Argentina
Patagônia Chilena
Península Valdés
Pucón
Quito, Cuencas e Avenida dos Vulcões
Salar de Uyuni e Altiplano
Salta e Jujuy
San Martín de los Andes
Santiago do Chile
Ski na Argentina
Ski no Chile
Trujillo e Chiclayo
Uruguai
Ushuaia
Venezuela

Antártida

Antártida

Ásia e Extremo Oriente

Bali
Butão
Camboja
Cazaquistão
China
Índia
Indonésia
Japão
Laos
Malásia
Mongólia
Myanmar
Nepal
Rússia
Sri Lanka
Tailândia
Tibet
Uzbequistão
Vietnã

Europa

Alemanha
Armênia
Azerbaijão
Bélgica
Croácia
Escandinávia
Espanha
Finlandia
França
Geórgia
Grécia
Islândia
Itália
Leste Europeu
Portugal
Reino Unido
Suiça
Turquia

Ilhas do Índico

Ilha Mauritius
Ilhas Maldivas
Ilhas Seychelles

Oceania

Austrália
Nova Zelândia

Tahiti e Pacífico Sul

Ilhas Fiji
Tahiti e suas ilhas


NACIONAIS


Centro Oeste


Goiás

Chapada dos Veadeiros

Mato Grosso do Sul

Bonito
Pantanal Sul

Mato Grosso

Alta Floresta
Chapada dos Guimarães
Pantanal Norte
Serra do Roncador


Nordeste


Alagoas

Litoral Alagoano

Bahia

Abrolhos
Chapada Diamantina
Ilha de Boipeba
Itacaré
Morro de São Paulo
Península de Maraú
Praia do Forte
Trancoso e Ponta do Corumbau

Ceará

Jericoacoara
Litoral Cearense

Maranhão

Chapada das Mesas
Lençóis Maranhenses e Rota das Emoções
São Luis

Paraíba

Litoral Paraibano
Vale dos Dinossauros e Sertão da Paraíba

Pernambuco

Fernando de Noronha
Litoral Pernambucano

Piauí

Serra da Capivara

Rio Grande do Norte

Litoral Rio Grande do Norte

Norte

Acre

Acre

Amazonas

Amazônia

Pará

Alter do Chão
Belém
Ilha de Marajó

Roraima

Monte Roraima

Tocantins

Jalapão


Sudeste


Minas Gerais

Estrada Real
Serra da Canastra
Serra do Cipó e Inhotim

Rio de Janeiro

Litoral do Rio de Janeiro

São Paulo

Petar e Eldorado


Sul


Paraná

Foz do Iguaçu
Ilha do Mel e Morretes
Reserva Ecológica do Sebuí

Rio Grande do Sul

Aparados da Serra e Cânions do Sul
Travessia Cassino-Chui

Santa Catarina

Florianópolis e Costa das Esmeraldas
Urubici e Serra Catarinense