EN PT
+55 11 5571-2525

Pacotes de viagens para Cáucaso com especialistas

Armênia, Geórgia e Azerbaijão, países do sul do Cáucaso se unem como peças de quebra cabeças numa faixa de terra montanhosa, situada entre o Mar Negro e o Cáspio. A sua posição adjacente do Oriente e Ocidente reflete a expressão única dos diferentes mundos ao seu redor.

Monumentos arquitetônicos, cidades mergulhadas na longa história da cultura soviética, cristã, pagã e árabe, montanhas majestosas, bosques preservados e diversos Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Saídas regulares

Armênia - 8 dias

Yerevan, Echmiadzin, Zvartnots, Khor Virap, Noravank, Goris, Khndzoresk, Tatev, Seván, Dilijan, Haghpat, Gueghard, Garni
 
Consulte valores com nossa equipe

Geórgia - 9 dias

Tbilisi, Signagi, Tsinandali, Mtskheta, Stepantsminda, Ananuri, Uplistsikhe, Mukhrani, Borjomi, Vardzia, Akhaltsikhe, Kintsvisi
 
Consulte valores com nossa equipe

Destinos conjugados

Geórgia e Armênia - 10 dias

Tbilisi, Yerevan, Gueghard, Garní, Echmiadzín, Zvartnots, Khor Virap, Noravank, Areni, Ashtarak, Aparan, Sadakhlo, Mtskheta, Sighnaghi, Tsinandali
 
Consulte valores com nossa equipe

Rússia, Armênia e Geórgia - 10 dias

Moscou, Yerevan, Tbilisi, Mtskheta, Bodbe, Sighnaghi, Tsinandali
Saídas em datas especificas
 
Consulte valores com nossa equipe

Cáucaso - Armênia, Geórgia e Azerbaijão - 12 dias

Baku, Tbilisi, Dzoraget, Erevan
Saídas diárias até dezembro de 2024
Valor a partir de
US$ 6.046,00 parte terrestre
Validade: dezembro de 2024
*Os preços nessa página – a partir de – estão listados em reais, dólares americanos ou euros (conforme especificação).
A tabela completa com todos os valores, de acordo com o período da viagem, encontra-se disponível em cada roteiro. Clique no título para visualizar todas as informações.
Os preços estão sujeitos à alterações sem aviso prévio. Consulte tarifas especiais para os feriados e datas comemorativas.


Principais Atrações

GEÓRGIA

Patrimônio Cultural da Unesco

Igreja Jvari - Kartli / Mtskheta: Jvari é uma obra-prima do início do período medieval. Ele fica em uma montanha em frente à antiga cidade de Mtskheta. St. Nino erigiu a primeira cruz de madeira no local. Seu pedestal ainda pode ser visto no centro da igreja. Este exemplo de design de concha tetra clássico com todo o seu tamanho diminuto, atinge os espectadores com sua grandeza e integridade. O interior, uma vez decorado com mosaicos é bastante nua hoje, mas uma vista espetacular abre a partir da igreja, que é visto de longe, igualmente bem em todas as direções.

Igreja Svetitskhoveli - Kartli / Mtskheta: o que pode ser traduzido como "O pilar que dá vida", é a igreja principal de Mtskheta e um lugar sagrado onde o manto de Cristo está sendo mantido. Uma enorme árvore de cedro cresceu em um lugar onde a túnica de Cristo foi sepultado. O local foi escolhido como um local para a igreja futuro.
Os ramos desta árvore mágica serviu para pilares para a construção, este exemplo brilhante da arquitetura renascentista georgiano foi erguido pelo arquiteto Arsukidze, no lugar onde a primeira igreja na Geórgia ficava.

Ushguli - Svanetti: é um complexo de torres de vigia, construção de casas e antigas basílicas de um nave com impressionantes pinturas murais. Há uma crença de que as ruínas da fortaleza da rainha Tamar pode ser um local de sepultamento segredo deste glorioso rainha muito amada e venerada pelos georgianos.

Igreja Bagrati - Imereti: igreja da Assunção da Virgem foi construído pelo rei Bagrat III em Kutaisi, em 1003 AC. É um exemplo maravilhoso da arquitetura cúpula de igreja do alto período medieval, possui impressionantes escultura em pedra. A catedral está parcialmente em ruínas e está situado no topo da colina chamada Ukimerioni, possui uma vista esplêndida sobre a segunda cidade da Georgia, Kutaisi. Esta era uma antiga cidadela, um palácio real e um dos castelos mais importantes de 6a-17o c. .

Gelati - Imereti: complexo compreende as igrejas da Virgem (Igreja Matriz), de São Nicolas, de St. George, assim como a academia que era o centro da vida cultural e espiritual. O complexo do mosteiro Gelati foi fundado pelo rei Davi, o Builder no 12º c. Notável os melhores exemplos de pintura georgiana. Entre eles está o retrato único sobrevivente do rei David, o Construtor cujo túmulo pode ser encontrado na porta de entrada do mosteiro. O mosaico gigante do século 12 da Virgem com o Menino é completamente único.

Rota da Seda

Fortaleza Khertvisi - Samtskhe: está entre uma das fortalezas mais antigas da Geórgia, mas a data exata de sua construção não é conhecida. A fortaleza já existia no 10º c, embora haja uma evidência do anterior trabalho de construção. De acordo com uma lenda, a rainha Tamar realizou uma competição para ver quem pode construir o melhor torre. A partir da parede oriental dois túneis levam até o rio, um serviu como uma rota de abastecimento de água, a outra para a comunicação. A lenda diz que Alexandre, o Grande visitou o local durante a sua campanha oriental no século 4 ac.

Fortaleza Narikala - Tbilisi: a Fortaleza Rival, é o antigo local de Tbilisi construído pelos árabes. Está numa localização estratégica única ambos os governantes locais e invasores estrangeiros olhou para fazer Narikala sua sede. A Shakhtakhti torre foi construída como um observatório. Pesquisa arqueológica em 1967 revelou que havia uma igreja do século XII dentro do complexo Narikala. A igreja foi reconstruída em 1996 e concebido de acordo com a fortaleza que o rodeiam. O interior é decorado com afrescos, descrevendo ambas as cenas bíblicas e da história da Geórgia.

Fortaleza Sighinaghi - Kakheti: uma cidade real cercada pelas muralhas defensivas com 23 torres. Foram construídos pelo rei Herecle II para proteger a área de incursões por lezguianos do Cáucaso norte. A cidade foi habitada principalmente por comerciantes e artesãos. Ele tinha muitas portas através do qual numerosos viajantes da Rota da Seda da Ásia e da Europa passaram a caminho.

Cidade Caverna Uplistsikhe - Kartli: Uplistsikhe  significa "A Fortaleza de Deus" é uma antiga cidade caverna da primeira metade do primeiro milênio antes de Cristo. Situada na encruzilhada de rotas de comércio importantes. Ela era a principal centro do paganismo, e representa um complexo de salas, cavernas, teatros, altares, templos pagãos, túneis secretos, prisões, farmácia, passagens-ruas todas esculpidas em pedra por uma área de 4 hectares. No seu auge da prosperidade, a cidade tinha uma população de 20 000 Em nono -10th cc AD uma basílica de três naves foi adicionado ao complexo.

Cidade Caverna Vardzia - Samtskhe-Javakheti: Vardzia um complexo de pedra talhada, na margem esquerda do rio Mtkvari foi fundada no dia 12 -13th cc. durante o reinado de Giorgi III e da rainha Tamar. Inicialmente planejada como uma cidade-fortaleza, o complexo tornou-se um mosteiro bem fortificada, que teve um papel significativo na vida política, cultural, educacional e da vida espiritual do país. Seus dezenove níveis estende de leste a oeste, as habitações foram lavradas e túneis escavado no penhasco de sul para norte. Há dois quartos, três quartos e quatro quartos moradias de penhasco em Vardzia, incluindo os de dois andares; galerias e túneis verticais, passes secretos e uma farmácia. No meio do complexo há uma Igreja de Assunção, ricamente decorada com pintura mural. Atrás da igreja há uma piscina que serviu como um reservatório de água de nascente, e foi considerado santo.

Sítios Arqueológicos

Dmanisi - Kartli: o sítio de uma cidade medieval localizada na confluência de dois rios, foi registrado como um sítio arqueológico desde que as escavações começaram lá em 1936. Um arqueólogo deparou com os restos de um homem antigo. A pesquisa confirmou que os restos de Dmanisi são o mais antigos e o mais primitivo na Eurásia. Com base nos materiais paleontológicos, arqueológicos e hominídeos, os estudiosos datado o site como 1,7-1,8 anos de idade.

Dzalisi - Kartli: o sítio arqueológico de Dzalisi consiste em várias camadas da Idade do Bronze (3o-2a Millenium BC). Foi a segunda Capital de Kartli Unido até ao período de seu declínio, o lugar representa um conjunto arquitetônico incrível - a residência do segundo Rei de Kartli Unido cujo reinado durou de meados do primeiro século dC até o século quinto. O local possui quatro palácios e banhos de hipo-cáustica, acrópole, piscina, parte administrativa, casernas para os soldados, sistema de abastecimento de água e cemitérios dos primeiros assentamentos (segundo milênio aC). Os banhos são famosos com esplêndidos mosaicos representando cenas da mitologia grega antiga, que são influenciados pelo culto Dionísio.

Gonio - Adjara: conhecidos como "Asparunt" (3ª -. 2º cc BC), que significa "o lugar da água", realizado um dos antigos e mais importantes descobertas arqueológicas da Geórgia. Durante o período de sua prosperidade, governantes locais da Cólquida, uma vez comandou um dos maiores portos na costa do Mar Negro. Gonio fortaleza é um melhor exemplo de arquitetura militar romano-bizantino, distribuídos por quase 5 hectares de território com 18 torres originais do período romano.

Nokalakevi - Samegrelo: o lugar representa o complexo arqueológico e arquitetônico, com sistemas bem fortificados, palácios e banhos, arco trunfo, igrejas e túnel único. Toda a área apresenta 20 hectares dentro das paredes. Possui várias oficinas para fazer pequenas esculturas cerâmicas rituais e contas, um ritual colocar com duas cabeças figuras de cerâmica zoomórficas - os símbolos de fertilidade, em forma de cone objetos de tecelagem tear para fabricação de linho, um cemitério, e mais de 200 cemitérios foram encontrados durante as escavações.

Arquitetura

Catedral Alaverdi - Kakheti: a catedral é um símbolo do florescimento da cultura georgiana. Construído em 11 c - em um período de grande desenvolvimento cultural e político do país, foi uma das maiores estruturas da Geórgia e da igreja a mais alta do seu tempo. O exterior é decorado com cinco arcos elegantes, a fachada carrega excelentes decorações de pedra. Estes, muitas vezes representam símbolos da videira e do sol. A pintura mural foi seriamente danificado durante os séculos, mas alguns afrescos são parcialmente restaurada. Catedral é cercada por muralhas impressionantes.

Ananuri - Mtiuleti: Complexo arquitetônico Ananuri pertencia à casa do Eristavi de Aragvi - um governante local violento. O projeto arquitetônico característico do final do período medieval inclui uma fortaleza, duas igrejas, uma torre de relógio velho, prisão e prédios públicos. Localizado na famosa Estrada militar Georgian se apresentava como um guardião para os pensionistas do norte da Geórgia. Uma vista pitoresca do reservatório propagação abaixo abre a partir da base da Ananuri Fortaleza.

Trekking

Mountaing de Prometheus - Mt. Kazbeg (5047 m.): Old Meteostation Mount Kazbek , uma montanha mitológica, chamada Monte Cáucaso na antiga lenda grega - aqui Zeus castigou a Deus Prometeu para dar fogo à humanidade. Ele foi acorrentado a suas falésias e um corvo enviado para bicar o seu fígado. Esta história tem um curioso paralelo com a lenda georgiana de Amirani - local para a região de Kazbegi. Outro personagem como deus que, no caso da Geórgia, desafiou a Deus diretamente - e quando ele não conseguiu seu calvário também estava acorrentado ao flanco desta montanha dramática, chamado por georgianos Mkinvartsveri. Desde então, os moradores alegaram que foi escalado por Joseph de Khevi no século 17 - mas oficialmente a primeira ascensão foi feita pelo inglês Douglas Freshfield, acompanhados por guias locais em 1868 - que mais tarde tornou-se diretor da Royal Geographical Society.

Montanha Village: é realmente um lugar único e uma das mais belas partes da Geórgia - Khevsureti e Tusheti províncias. De todas as regiões da Geórgia, estes são os mais ecologicamente intocados e ainda inexplorados por viajantes. Esses assentamentos antigos são conhecidos por suas torres de vigia medieval, rituais e costumes ainda preservados, vistas fascinantes de montanhas snowcaped, prados alpinos, rios e cachoeiras. Este passeio irá apresentar a história, cultura e tradições dos povos que conseguiram preservar a sua originalidade nacional, religião e cultura, que muitas vezes lutaram para manter a sua independência ao longo dos séculos.

AZERBAIJÃO

Baku

O Palácio do Shirvanshahs: é um Patrimônio Mundial da UNESCO construído no século 15 pela dinastia Shirvanshah. Este monumento é a maior peça de arquitectura no ramo Shirvan-Absheron e inclui o edifício principal, Diwan Khana, O Mausoléu, The Palace Mesquita e The Bath-house Palace. A construção do palácio foi iniciada sob o governo de Ibrahim I da dinastia Shirvan. O palácio está aberto aos visitantes 10:00 - 17:00. 
   
Torre nova (Qiz Qalasi): The Maiden Tower é uma das peças arquitetônicas mais dominantes, devido ao seu design e as histórias que o rodeiam. É uma parte importante da história do Azerbaijão, considerando que ele apresenta em notas da moeda do país e de outros documentos. 
   
Atashgah Fire Temple: o Templo do Fogo de Baku está situado na Surakhani perto de Baku. Este templo de estilo castelo foi nomeado para o ser um Patrimônio da Humanidade em 1998 e declarado Reserva histórico-arquitetônico por decreto pelo Presidente do Azerbaijão em 2007. As inscrições em sânscrito quer ou estado Punjabi que o lugar era um lugar de adoração hindu, ao contrário de reivindicações indicando que era um templo de Zoroastro Fogo. Hoje, abriga um museu e não é mais usado como um templo.
   
Yanar Dag: traduzido como o "monte ardendo" é uma colina perto de Baku que ventila continuamente chamas de fogo durante todo o ano, um processo que vem acontecendo em torno de 1000 anos. Aberturas de gás natural nas laterais da montanha se certificar de que as chamas não subjugar a despeito da chuva. 

Icheri Sheher: o Old Inner City é a parte mais antiga de Baku e é cercada por muros de fortificação datam do século 9. As ruas no interior do núcleo histórico da cidade foram concebidos para bloquear os fortes ventos vindos do mar Cáspio.

Ganja

Mausoléu de Nizami (Túmulo de Nizami): situado fora da cidade de Ganja, o túmulo foi construído em honra do poeta e escritor Nizami Ganjavi. O monumento foi reconstruído em 1991 na antiga estrutura existente, que datava de 1940. O mausoléu é de 20m de altura e a área circundante ele exibe livros do poeta inscrito em metal.

Garrafa House: na cidade de Ganja, encontra-se um edifício andares dois, apropriadamente chamado "Bottle House". É decorado com cerca de 50.000 garrafas de vidro. Uma casa de família privado, as decorações incluem um retrato de um membro da família que desapareceram durante a Segunda Guerra Mundial.
   
Juma Mesquita de Ganja (Shah Abbas): o Shah Abbas ou Juma Mesquita inclui dois minaretes um 17o século construído como um tributo à independência do Ganja do Império Osman. Emparedada o vermelho edifício foi projetado por Sheykh Baga-ud-din e foi decorado por "Shebke" pinturas de vitrais.

Lankaran / Lenkoran

Old Prison & Lighthouse (Maiak): é um famoso lugar em Lankaran, sua história diz que foi a prisão de Joseph Stalin por um tempo. Um monumento histórico que se tornou bem conhecido quando o então Presidente do Azerbaijão ajudou Stalin fugir da prisão através de um túnel subterrâneo.

Tomb of Seyid Khalifa: os túmulos de Seyid Khalifa estão situados na aldeia de Jil, nas proximidades Lankaran. Os túmulos são suposto ter sido construído no século 19, com altas e pesadas pedras / lajes inscritos com imagens de setas, escudos, palavras, pegadas e mãos. O lugar é famoso porque é o lugar que enterrou muitos santos religiosos que vieram para Lankaran para difundir o Islã.

Yanar Bulag: que significa "primavera queima" é uma nascente de água quente que emite a água e o fogo simultaneamente. A água é dito ter propriedades terapêuticas. Ele está localizado na estrada que une Lankaran e Astara.

Ballabur Castelo: próxito de Lankaran é a aldeia Ballabur onde ficava o antigo castelo Bazz usado por Khuramid chefe, Babek para defender seu reino contra a invasão árabe. Babek perdido e foi decapitado e o castelo também foi demolida, mas seus restos ainda podem ser vistos.

Gizil Agaj State Reserve Nacional: possui em torno de 88.360 hectares, esta reserva é o lar de milhares de animais terrestres e aquáticos, ambos residentes e migrantes. As espécies raras de aves migratórias, tais como flamingos, patos e cisnes voar a partir de países do Oriente durante o inverno para Azerbaijão.

Sheki

Caravansarai (Caravan Palace): localizado na M.F. Akhundov Avenue, Caravan Sarai ou Caravan Palace é um monumento historicamente valorizado que foi construído pelo Sheki Khans. O Caravan Palace foi construído como um lugar de descanso para as caravanas que passavam ao longo da Rota da Seda através do Azerbaijão. O lugar no qual Caravan Sarai foi construído é considerado uma das maiores pontes para caravanas na região do Cáucaso. A Caravana Sarai foi decorado com vitral tradicional "Shebke" e afrescos e encontra a sua notação entre muitos poemas de Ajerbaijan.

Khansarai (O Palácio do Sheki Khans): tem sido a residência de verão dos famosos Sheki Khans e seu palácio, jardins e muralhas da fortificação foi construída por Khan Hussein. O palácio oferece uma vista deslumbrante para as montanhas circundantes e você também pode ter um olhar para a Casa de Chá, parques e museus nas proximidades do palácio.

Fábrica de Seda: Sheki tem sido uma cidade importante ao longo da Rota da Seda e um dos principais fabricantes de produtos de seda para os últimos quatro séculos. É difícil ver o funcionamento da fábrica de seda, que está situado nas proximidades da cidade, mas pode-se comprar artigos de seda a partir da loja ao lado.

Caminhadas: em Sheki há muitas trilhas para caminhadas, como a rota Sheki-Bash Kyungyut-Bideiz-Sheki, Sheki-Kish- "Gelersen-Gorersen" rota Fortaleza-Sheki, rota Sheki-Oraban-Bashkeldek-Keshnazar-Gyurgala-Sheki eo Sheki- rota Ortazeyzit-Bashzeyzit-Quzuyolu-Khanyaylagi-Markhal-Sheki. As montanhas, vívido cenário, a ligação com o Azerbaijão de locais, tendo o local "Chay" e "kebabs", é um sonho tornado realidade.

Khachmaz

Mesquita albanês: é um lugar religioso islâmico, construído no século 4. Uma mesquita semelhante pode ser encontrada em Qabala que hoje é uma cidade na região Sheki, mas serviu como a capital da Albânia para muitos séculos passados.

Mesquita de Sheikh Yusuf (XV): o monumento é uma das primeiras construções que foi construído no estilo mausoléu e, posteriormente, amplamente utilizados nos séculos 16 e 17. Sheikh Yusuf, que era um renomado filósofo e escritor foi enterrado junto com sua esposa e quatro filhos em esta mesquita.

Sarkartapa: é um sítio arqueológico que pertence à Idade do Bronze. Ele também é conhecido como o Sarkar Acampamento de Inverno e é um lugar interessante para aqueles que gostam de pesquisar sobre a vida humana em tempos pré-históricos.

Dicas

ARMÊNIA
Bagagem: confira sempre o limite antes com a companhia aérea. Lembre-se de identificá-las e fechá-las com cadeados.
Capital: Erevan
Língua oficial: Armênio 
Moeda Nacional: Dram Armênio
Documentação: Cidadãos brasileiros não necessitam mais de visto para viajar para a República da Armênia.
Fuso Horário: +7 horas em relação ao horário de Brasília 


Eletricidade: 220V

GEÓRGIA
Idiomas: A língua georgiana é falada por cerca de 85% da população, ainda que o russo esteja bem presente, como um dos últimos vestígios da era soviética.
Moeda: Lari (GEL)
Visto: não é necessária para os cidadãos dos seguintes países:
Todos os países da União Europeia, Estados Unidos da América, Canadá, Japão, Suíça, Lichtenstein, Noruega, Israel, A Santa Sé, Principado de Andorra, San Marino, República da Islândia, Emirados Árabes Unidos, Estado do Kuwait, Coréia do Sul , Estado do Qatar, Reino do Bahrein, Omã, Brunei, Cingapura, Austrália, Mônaco, Nova Zelândia, Bahamas, Barbados, Antigua e Barbuda, Trinidad e Tobago, Ilhas Seychelles, Botsuana, Croácia, Chile São Cristóvão e Nevis, Argentina. Malásia, México, Uruguai, Ilhas Maurício, Panamá, Costa Rica, África do Sul, Brasil, Tailândia, Belize, Arábia Saudita.
Nenhum visto é necessário para os passageiros do navio de cruzeiro que ficam no porto georgiano de menos de 72 horas.
Para atualizações de regulação visto consular e informações adicionais, por favor siga o link: www.mfa.gov.ge

AZERBAIJÃO
Idioma: Língua Azeri
Moeda: Manat Azeri
Eletricidade: A eletricidade é fornecida em 220V 50Hz com soquetes o padrão Europeu
Visto: os estrangeiros dos seguintes países podem entrar sem visto Azerbaijão:
Para até 90 dias: Bielorrússia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Mongólia, Rússia, Tajiquistão, Ucrânia, Uzbequistão
Para até 30 dias: China, Turquia
Para até 15 dias: Irão
Desde abril de 2013, o Governo do Azerbaijão começou a emitir vistos eletrônicos (e-vistos) para turistas que pretendem visitar o Azerbaijão. De acordo com a legislação nacional, os cidadãos estrangeiros, ou cidadãos sem cidadania, podem solicitar o visto de turista através de agências de turismo autorizadas no Azerbaijão (Com as licenças emitidas pelo Ministério da Cultura e do Turismo da República do Azerbaijão) ou seus parceiros estrangeiros através da internet http://azembassy.org.br/evisto/


Melhor Época

ARMÊNIA
O clima é variado, de acordo com a altitude. O inverno não é muito rigoroso, variando entre 0 e -5o C, com neve em algumas regiões.
No verão, o clima é seco e ensolarado, com temperaturas entre 22 e 35o C.

GEÓRGIA
A localização da Geórgia, na fronteira entre o Mediterrâneo moderado e úmido as áreas continentais secos Aral Cáspio é responsável para o clima do país. Um clima subtropical úmido dominantes no oeste da Geórgia, enquanto leste da Geórgia apresenta uma transição de subtropical a moderada. As zonas climáticas estão variando de subtropical úmido para a neve eterna e glaciares. Os maiores Cáucaso variam moderados clima local, servindo como uma barreira contra o ar frio do norte.
A média da temperatura janeiro varia de -2 graus (Kolkheti) a 3 graus; em agosto de 23 a 26 graus. Na precipitação média anual varia 1000-2800 mm no leste da Geórgia 300-600 mm.

Oeste da Geórgia
Ao longo da costa do Mar Negro, a partir de Abkhazia à fronteira com a Turquia, e na região conhecida como o Kolkhida planícies no interior da costa, o clima subtropical dominante apresenta alta umidade e precipitação forte. Diversas variedades de palmeiras crescem lá. Midwinter temperatura média aqui é 5c ea média pleno verão é 22c.

Geórgia Oriental
As planícies do leste da Geórgia estão protegidos contra a influência do Mar Negro por montanhas de Liqui que proporcionam um clima mais continental. Temperatura média no verão é aqui 20-24c, em C2-4 inverno. A umidade é mais baixa.
Alpine e regiões montanhosas no leste e oeste, bem como a região semi-árida no planalto Iori ao sudeste têm microclimas distintos. Condições alpinas começam em 2.100 metros e acima de 3.600 metros de neve durante todo o ano e gelo está presente.

As melhores sugestões para os viajantes que do final da primavera até o início do outono passeios, em resorts de neve do inverno nas montanhas do Cáucaso.

AZERBAIJÃO
Azerbaijão é conhecido por ter nove das 11 zonas ecológicas definidas. Grande parte do país é temperado o ano todo. A nível nacional, a temperatura média no ano é de 14-15 ° C (57-59 ° F). As Montanhas do Cáucaso proteger o país das massas de ar do Ártico que afetam a Rússia no inverno, enquanto o Mar Cáspio protege-lo do ar quente e seco da Ásia Central no verão. As temperaturas no inverno são suaves (0-15 ° C / 32-59 ° F) em altitudes mais baixas e ao longo da costa e cai moderadamente, enquanto se dirige para o interior e drasticamente, enquanto se dirige para as montanhas (-20 ° C / -4 ° F é possível nas montanhas do Cáucaso). Summers variam de morna a quente (20-40 ° C / 68-104 ° F) durante a maior parte do país, embora brisa fora do Cáspio tornar a vida agradável ao longo da costa. Nakhchivan é bastante diferente, alto e árido, verões aqui pode facilmente ultrapassar 40 ° C (104 ° F), enquanto as noites de inverno, muitas vezes cair abaixo de -20 ° C (-4 ° F) ... na verdade extremo mínimo e máximo do país ( -33 ° C / -27 ° F e 46 ° C / 115 ° F) foram ambos registados no sul do Nakhchivan!

A neve é ​​rara em Baku e ao longo da costa, em geral, enquanto o interior e copioso comum nas montanhas, onde muitas aldeias podem ficar cortadas durante o inverno. As florestas do sul são a parte mais chuvoso do país, com abundância de chuva no final do outono e início da primavera. A costa central ocidental é bastante seco. Lankaran recebe a precipitação mais anual (1600-1800mm / 63-71 in) enquanto a região em torno de médias Baku 600 milímetros (24 in). Baku é muito arejados, bem como Chicago ou Wellington, a maior parte do ano.