Principais Atrações
Abismo Anhumas: situada a 23km de Bonito, é o local ideal para a prática de rapel. Descida de 72 metros de altura, por fenda em rocha, que leva a uma extensa caverna com magníficos espeleotemas e a um lago de águas cristalinas de 80 m de profundidade. Lá também se pratica o mergulho livre ou autônomo (descida até 18m permitida a quem possui certificado) para a observação das incríveis formações de calcário. Para garantir a segurança dos participantes, é realizado um treinamento específico e as atividades são feitas em grupos reduzidos.
Aquário Natural: lago cristalino que oferece visão de vários peixes ornamentais e plantas aquáticas. A flutuação é feita num percurso de 800 metros na Reserva Ecológica Baía Bonita, a 6km de Bonito. Também é possível acompanhar o grupo em um barco de apoio e o passeio continua por trilha na mata ciliar para observação de animais, piscinas naturais e cachoeiras. Na sede há também tirolesa, bar, restaurante, piscina para treinamento de mergulho e museu de história natural.
Bóia-Cross: após uma pequena caminhada pela mata ciliar, a aventura tem início nas corredeiras do Rio Formosinho em bóias individuais por 7 km. A água cristalina permite que se observe os peixes e o leito do rio com a mesma facilidade com que se vê a fauna e a flora da mata ciliar. O passeio é feito a 6km de Bonito e é indicado para crianças acima de 6 anos de idade e adultos de qualquer idade.
Buraco das Araras: trilha ao redor de uma colina com 124 metros de profundidade e 160 metros de diâmetro, que possibilita uma visão panorâmica de seu interior, onde as araras-vermelhas e outras aves retornam ao final do dia. Em seu fundo encontra-se um grande lago e alguns répteis. A sua fauna e flora são bem particulares. Está localizada a 58 km da cidade de Bonito, no caminho para o Rio da Prata.
Cachoeira Boca da Onça: é a maior do Estado, com 156 metros de altura. Passeio feito por trilha de 4 km (cerca de 3h de caminhada), passando por diversas cachoeiras e piscinas naturais. No local pode ser praticado o rapel de plataforma, uma descida de 90 metros de altura em negativo, isto é, sem o apoio dos pés na rochas. A atividade proporciona um visual fantástico do Cânion do rio Salobra e ocorre após orientações no Centro de Treinamento prático na cidade de Bonito ou na sede da fazenda.
Cachoeiras do Rio Aquidaban: trilha de 2 Km, ao longo do Rio Aquidaban, em meio à vegetação da Serra da Bodoquena. São onze cachoeiras, de até 120 metros de altura, e piscinas naturais de águas cristalinas. O local oferece uma visão panorâmica da planície pré-pantaneira de e matas totalmente preservadas que pertencem à Reserva Indígena Kadiweus (os índios cavaleiros).
Estância Mimosa: a fazenda possui 400 hectares e fica a 24 Km de Bonito. Oferece uma trilha interpretativa pela mata ciliar do Rio Mimoso em cujo percurso são visitadas cerca de 8 cachoeiras, pequenas grutas, mirantes e piscinas naturais. Há ainda boas chances de se observar animais silvestres, além das árvores centenárias, orquídeas e bromélias que complementam o cenário. Há cavalgadas como passeio opcional e restaurante com pratos e doces regionais.
Gruta do Lago Azul: a caverna que possui em seu interior um lago de água cristalina e azulada foi descoberta por um índio Terena em 1924. Os raios de sol penetram no lago, de cerca de 90 metros de profundidade, provocando um efeito visual incrível, incrementado pelos espeleotemas. Para acessá-la é preciso fazer uma breve trilha na mata e passar por uma descida de 100m. Acredita-se na existência de um rio subterrâneo que alimenta o lago. Não é permitido banho no local nem a entrada de crianças menores de 5 anos.
Gruta de São Miguel: acesso feito através de uma trilha suspensa que permite caminhar por entre as copas das árvores do cerrado. Possui, aproximadamente, 270m de extensão e uma grande variedade de espeleotemas e outras formações calcárias que podem ser observadas de perto, já que se trata de uma cavidade seca. O retorno ao centro de visitantes é feito em carros elétricos por uma trilha dentro da mata.
Passeio de bote no Rio Formoso: passeio em botes de borracha com capacidade para até 12 pessoas, num percurso de 6 Km por um dos principais rios da região. O passeio passa por três cachoeiras e duas corredeiras e, quando em águas tranqüilas, é possível nadar e mergulhar. Pode-se avistar diversos pássaros e animais na margem do rio. O desembarque ocorre na Ilha do Padre onde há infra-estrutura com decks, sanitários, vestiário, bar, lanchonete e restaurante.
Projeto Vivo: localizado na Fazenda da Barra, é um empreendimento de lazer e educação ambiental. Oferece cavalgada, trilha e passeio de bote pelo Rio Formoso. Para crianças, há programas especiais como reciclagem de papel e mini-trilhas. Possui piscina e restaurante.
Rio da Prata: o Recanto Ecológico localiza-se a 56 Km de Bonito e consiste em um aquário de águas cristalinas, onde se pode flutuar entre a grande diversidade de peixes e plantas subaquáticas. Após uma caminhada de uma hora em meio à mata nativa repleta de bromélias e orquídeas, os participantes flutuam por cerca de 9 km com o acompanhamento de guias e equipamentos apropriados, oferecidos no local.
Rio do Peixe: trilha de aproximadamente 1,5 km pela Fazenda Água Viva, um dos cenários mais bonitos da região, a 35 km de Bonito. Local oferece cachoeiras, piscinas naturais, restaurante de comida típica e uma boa oportunidade para a observação da fauna local, com como araras, tucanos e macacos.
Rio Sucuri: situado na Fazenda São Geraldo, a 18 km de Bonito, oferece flutuação de cerca de 50 minutos em suas águas cristalinas. O passeio inicia-se com caminhada por trilhas e mirantes em meio à mata ciliar e um breve treinamento dentro d´água. O retorno à sede da fazenda é feito de carro. O local oferece ainda restaurante, passeio de bibicleta, quadriciclo e cavalgada.
Rota Boiadeira – “Quadriciclo”: diversão e aventura sobre 4 rodas (100 cilindradas, automático) na antiga trilha dos Cowboys. As trilhas são rústicas e as pistas, livres, em 6,5 Km de percurso, que dura aproximadamente três horas com direito a banho em corredeiras e parada com estrutura de apoio (bar, lanchonete). Obrigatório o uso de calça comprida e tênis.
Dicas
Gastronomia: a culinária da região apresenta receitas com peixes de água doce e carnes exóticas, como a de jacaré.
Mergulho: existem boas opções para os mergulhadores autônomos: Lagoa Misteriosa e Gruta do Mimoso. Confira se as grutas encontram-se abertas para a atividade, pois em alguns período ficam fechadas para visitação.
Rafting: para os mais aventureiros, uma ótima alternativa de passeio é o rafting noturno.
Rapel: para quem gosta de aventura, o Abismo Anhumas é imperdível. É um rapel único numa caverna subterrânea e exige treinamento obrigatório no dia anterior ao passeio.
Bancos: em Bonito, há uma agência do Banco do Brasil e uma agência Bradesco.
Correios: o posto local funciona diariamente e atende todos os serviços básicos.
Energia elétrica: 110 / 220 volts.
Melhor Época
Em Bonito faz bastante calor e a região pode ser visitada o ano todo.
Entre os meses de dezembro e março, período de chuvas, a vegetação fica mais verde, os animais aparecem por conta da abundância de alimentos e as cachoeiras estão caudalosas.
De maio a outubro, apesar de os campos ficarem secos e haver chances de queimadas, as águas ficam ainda mais claras, favorecendo as flutuações e os mergulhos. A temperatura das águas é baixa, sendo necessário a utilização de roupa de neoprene para os mergulhos durante todo o ano.
Interesse saber também que entre os meses de dezembro e janeiro, nas primeiras horas do dia, o sol incide diretamente no lago que dá nome à gruta e realça o inacreditável azul de suas águas. O espetáculo dura, no máximo, 02h00.