Principais Atrações
Aldeia Engenho: é formada pelos Calungas, descendentes de escravos das minas de ouro do Brasil, que vivem a mais de duzentos anos isolados em regiões remotas e formando comunidades auto-suficientes. Está localizada a 25 km de Cavalcante, a cidade mais antiga da Chapada.
Cachoeira da Água Fria: possui 50 metros de queda, rodeada por campos floridos e pedrinhas de cristal. Localizada a 7km de Alto Paraíso. É possível praticar cascading de 45 metros (iniciantes) ou ainda 90 metros (experientes).
Cachoeira das Almécegas I e II: o córrego Almécegas percorre campos de flores e buritizais até chegar em belas quedas, de 45 metros de altura. Localizado na Fazenda São Bento, a 8 km de Alto do Paraíso.
Cachoeiras das Cariocas e Cânions: cânions com formações de piscinas naturais e quedas d`água, localizados dentro do Parque Nacional.
Cachoeira da Santa Bárbara: possui 30 metros de altura, formando um rio de água verde-esmeralda com grandes piscinas naturais. Este atrativo fica dentro da área de preservação Calunga.
Cachoeira São Bento: formada pelo Rio dos Couros, possui belíssima piscina natural, ideal para a prática de mergulho e natação, além de uma caverna semi-submersa em uma das margens. Está localizada a 7,5 km de Alto do Paraíso.
Cavalcante: Fundada em 1740 com o descobrimento do ouro, a cidade é porta de entrada para a Chapada dos Guimarães e marco de todo o povoamento feito na região. Cerca de 70% da área do Parque Nacional que protege a Chapada está dentro do município. Existem mais de 100 cachoeiras próximas à cidade que fica circundada por cânions, local ideal para esportes de aventura. O turismo religioso também movimenta a região, principalmente na romaria das comunidades quilombolas em homenagem à Nossa Senhora da Abadia.
Cataratas dos Couros: a 51 km de Alto Paraíso, é um rio que se desdobra em várias quedas d'água, formando um imponente conjunto de cachoeiras.
Jardim de Maytrea: Um dos lugares mais fotografados da Chapada, rico em flores, veredas e buritizais. Está localizado a 20 km de Alto Paraíso, pela Estrada do Parque. É valorizado por espiritualistas que afirmam existir no local campos de força magnética.
Morada do Sol: o local é formado por um conjunto de corredeiras pequenas, cachoeiras e piscinas no rio São Miguel, ao sul do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Localizadas a 6 Km de São Jorge, o local está rodeado por lajes de pedras polidas formando um local imperdível para visitação. A trilha da Morada do Sol leva a outro atrativo: o Vale das Andorinhas.
Mirante do Aeroporto: um dos pontos mais bonitos da cidade de Alto Paraíso e lugar bastante disputado para apreciar o pôr-do-sol.
Morro da Baleia: é um local estimado pelos espiritualistas para realização de vigílias, celebrações e meditações. Em certa época do ano, existe a possibilidade de banho no alto do primeiro platô. Localizado a 18 km de Alto Paraíso.
Ponte de Pedras: acesso através de caminhada de 7 km, com grau de dificuldade médio-pesado. É um impressionante arco de pedras de 30 metros de altura, que passa pelo Rio São Domingos. Da parte de cima do arco, é possível avistar o final da Chapada, através das escarpas da Serra Santana e do Vão do Paranã.
Raizama: santuário de beleza selvagem, onde os rios São Miguel e Raizama se encontram, formando belas quedas e piscinas naturais. Localizado a 5 km de São Jorge.
Saltos do Rio Preto: Um dos principais atrativos da Chapada, com quedas d´agua deslumbrantes de 80m e 120m de altura, tendo a última se tornado o mais bonito cartão postal da região com visual inesquecível. O Rio Preto é afluente do Rio Tocantins e o principal da região.
Terra Ronca: um dos mais belos e significativos conjuntos espeológicos do mundo, com mais de 200 cavernas de formações calcárias raras e preservadas. Fica a 300 km de Alto Paraíso.
Trilha do Sertão Zen: percurso de 16 km até a Cachoeira do Sertão Zen, com 200 metros de queda. Pedras e flores compõem o cenário deste místico ponto por onde passa o Paralelo 14, a mesma linha que corta Machu Pichu, no Peru.
Trilha dos Cristais: trilha que passa por um antigo garimpo de cristais. É possível observar as pedras durante o todo percurso.
Vale da Lua: o Rio São Miguel percorre formações rochosas que impressionam pelas cores e formas, desembocando em belas piscinas naturais. A referência à lua vem dos tons diferentes de cinza e o formato curioso das rochas, esculpidas pela força das águas. Está localizado a 5 km de São Jorge.
Vale do Rio Macaco: o rio Macaco apresenta um belíssimo complexo de cachoeiras e cânions. Na região existe uma comunidade rural, a Aldeia Arco-Íris, que oferece infra-estrutura de alojamento para visitantes e alimentação natural. Está localizado a 40 km de Alto Paraíso, com acesso feito em veículos 4 x 4.
Vale do Rio Macaquinho: afluente do Rio Macaco, pela margem direita. São 300 metros de desnível, onde se formam grandes cachoeiras e lindos cânions, com piscinas de águas coloridas e paredes de quartzito. A região oferece uma pequena estrutura para almoço e compra de bebidas. O acesso é feito em veículos 4 x 4.
Dicas
Vacina: recomenda-se tomar a vacina contra a febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem.
Importante: Desde o dia 1º de junho de 2008, as vacinas NÃO são mais aplicadas nos postos da Anvisa em Aeroportos e Portos do Estado de São Paulo. Nestes locais serão realizadas somente trancrições de certificados nacionais para internacionais. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, dirija-se ao posto de saúde mais próximo ou consulte o Ambulatório de Medicina do Viajante: 55 (11) 5084-5005, na Avenida Borges Lagoa,770. É importante ligar para agendar uma visita.
Em São Paulo,o passageiro pode se dirigir aos postos localizados nas Rodoviárias do Tietê (aberto diariamente, das 8h às 22h) e Barra Funda (aberto diariamente, das 8h às 20h).
Imperdível: Não deixe de apreciar o nascer e o pôr do sol na Chapada. O visual é inesquecível. O Morro da Baleia é boa opção para quem gosta de caminhada. O local também é muito procurado por espiritualistas.
Gastronomia: O prato típico da região da Chapada dos Veadeiros é a matula, ou feijoada do cerrado, tradicional refeição dos campeiros. É preparada com carne de sol, linguiça e feijão e servida embrulhada em folhas de bananeira.
Energia elétrica: 220 volts
Cristais: Localizada sobre uma imensa placa de cristal de quartzo, os turistas que visitam a Chapada dos Veadeiros podem observar cristais brotando do chao, misturados a rochas de milhoes de anos. Segundo a NASA, a Chapada é a área de maior luminosidade vista da orbita da terra devido à quantidade de cristais de quartzo que afloram do solo.
Misticismo: A Chapada dos Veadeiros também e conhecida como centro do misticismo no Brasil. Atravessada pelo Paralelo 14, o mesmo que corta Machu Pichu no Peru, a região é alvo de fantásticas histórias de mistério e e o lugar perfeito para os que gostam de meditar.
Telefones: A telefonia celular funciona normalmente.
Serviço Bancário: Agência do Banco do Brasil e agência do Banco Itaú.
Cuidados: use sempre roupas leves e calçados confortáveis e leve sempre água e um lanche leve na mochila. Recomenda-se o uso de repelente ao amanhecer e entardecer em locais próximos aos cursos d'agua. O uso de protetor solar tambem é indicado principalmente no periodo de seca, entre Abril e Outubro. Em ambos os casos, segundo normas do IBAMA, fica proibido o banho em cachoeiras. Carregue sempre um saco para jogar o lixo e ajude a preservar o meio ambiente
Melhor Época
O clima na Chapada dos Veadeiros se divide basicamente em duas estações: a seca, entre abril e outubro, época ideal para a prática de canyoning, rapel e travessias; e a de chuva, entre novembro e março, quando as cachoeiras e rios estão mais cheios. No mês de maio a vegetação fica bem mais exuberante, as flores do cerrado estão abertas e a paisagem torna-se única.