EN PT
+55 11 5571-2525

Serra do Roncador - 6 dias

Barra do Garças, Parque Estadual da Serra Azul, Serra do Roncador, Complexo de Cachoeiras do Bateia, Cachoeiras da Serra Verde
Saídas diárias

Localizada na região central do Brasil, a Serra do Roncador está situada na divisa dos estados do Mato Grosso e Goiás, na área de transição da Floresta Amazônica e do Cerrado. A formação de relevo íngreme e acidentado começa em Barra do Garças e se estende até as proximidades da Serra do Cachimbo, no estado do Pará. É um divisor de águas na região, tendo a leste o rio das Mortes e o rio Araguaia e, a oeste, os rios Xingu e Kuluene. O nome peculiar da Serra se deve ao encontro do vento forte com os imensos paredões rochosos, que originam um som que lembra o ronco de uma pessoa dormindo.

Este roteiro é indicado para pessoas com espírito aventureiro e que desejam conhecer uma região pouco explorada pelo turismo. Os atrativos tem acesso difícil e estão distantes da cidade, por isso, todos os dias iremos percorrer longos trechos entre estradas de asfalto e terra. A cada dia um novo desafio e uma nova rota! As atividades incluem caminhadas de baixa intensidade em terreno irregular.

Roteiro


1º Dia - ORIGEM / BARRA DO GARÇAS
Apresentação no aeroporto da cidade de origem para embarque com destino a Cuiabá. Embarque no voo da Azul para Barra do Garças. Recepção no aeroporto e traslado para o hotel, onde faremos o check-in. Restante do dia livre.
Sem refeições inclusas;
Pernoite em Barra do Garças.

2º Dia - PARQUE ESTADUAL DA SERRA AZUL
Após o café da manhã, deslocamento para o Parque Estadual da Serra Azul (PESA), para conhecer seu principal atrativo: o mirante do Cristo. Em seguida, faremos uma trilha, onde passaremos por 7 cachoeiras, sendo 3 delas propícias para banho. Retorno para a pousada e noite livre.
Distância do atrativo: 15km
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Barra do Garças.

3º Dia - SERRA DO RONCADOR
Após o café da manhã, seguiremos de Barra do Garças para o Distrito Vale dos Sonhos (75km), até a mística Serra do Roncador. Hoje iremos contemplar as formações rochosas que lembram imagens de pessoas e animais e que serviram de refúgio para o homem pré-histórico. Durante nosso percurso, em transporte 4x4, iremos realizar algumas paradas para conhecer seus principais atrativos. Nosso primeiro ponto de interesse será o Bico da Serra do Roncador. Localizado às margens da BR 158, é o cartão postal da Serra. Ficou conhecido como um dos principais “portais” místicos, pois sua formação lembra a forma de uma imagem religiosa ou de um índio. Em seguida, continuaremos de carro até o Arco de Pedra. Após 300m de caminhada, chegaremos nessa formação peculiar, de onde teremos uma visão da planície do Araguaia e das áreas de cerrado preservado em meio as fazendas da região. Caminharemos mais 200m até a Gruta da Estrela Azul, que abriga algumas inscrições de alto relevo em formas geométricas. Retornaremos ao Distrito do Vale dos Sonhos para o almoço. À tarde, seguiremos por 18km até a Cachoeiras Gêmeas, por estrada de terra, onde facilmente se avista emas e seriemas, entre outros animais, e teremos a visão das cachoeiras para foto. Retorno para cidade, noite livre e pernoite.
Distância do atrativo: aproximadamente 100km
Café da manhã e almoço;
Pernoite em Barra do Garças.

4º Dia - COMPLEXO DE CACHOEIRAS DO BATEIA
Após o café da manhã, seguiremos para o Bateia. Durante nosso trajeto, teremos um trecho off-road de 14km em estrada de terra de Jipe 4x4. Caminharemos 4km até o rio, que parece um “parque aquático natural”, pois possui várias quedas d’água de diferentes alturas, que formam piscinas naturais propícias para banho e flutuação, com divertidas hidromassagens e escorregadores naturais em meio ao cerrado. Uma trilha de 500m nos levará até a primeira cachoeira de 72m e ao Poço dos Duendes. Em seguida faremos uma trilha de 1,5km onde encontraremos diversas cachoeiras como a Cadeirão da Bruxa e a do Poço Esmeralda que possuem piscinas naturais onde poderemos nos refrescar e desfrutar dos escorregadores e hidromassagens naturais. No final, caminhada de 4km para encontrar nosso transporte. Retorno para Barra do Garças no final da tarde.
Distância do atrativo: aproximadamente 67km. O trecho final 6km pode ocorrer em transporte em bancos laterais do jipe.
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Barra do Garças.

5º Dia - CACHOEIRAS DA SERRA VERDE
Após o café da manhã, deslocamento até o assentamento Serra Verde para conhecer algumas cascatas e banho nas piscinas naturais de um sítio local. Em seguida, realizaremos uma trilha por três cachoeiras, uma delas com poço para banho. Retorno para a pousada e noite livre.
Distância do atrativo: 45km
Café da manhã e almoço;
Pernoite em Barra do Garças.

6º Dia - BARRA DO GARÇAS / ORIGEM
Após o café da manhã, check-out e traslado para o aeroporto de Barra do Garças e embarque com destino a cidade de origem.
Café da manhã;
Sem pernoite incluso.

** A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes


Quer realizar essa viagem?
Enviaremos o seu orçamento o mais rápido possível.
Entre em contato com a nossa equipe pelo formulário abaixo ou pelo e-mail:
comercial@ciaeco.tur.br


O pacote inclui


- Traslado: aeroporto de Barra do Garças / pousada / aeroporto de Barra do Garças;
- 5 pernoites em Barra do Garças com meia pensão (café da manhã, almoço ou lanche de trilha) na pousada escolhida;
- Guia local;
- Passeios descritos no roteiro e entradas para os atrativos;
- Seguro viagem;

O pacote não inclui


- Passagens aéreas;
- Transfer In/Out: Aeroporto de Goiânia / Barra do Garças / Aeroporto de Goiânia;
- Bilhetes Rodoviários: Goiânia / Barra do Garças / Goiânia;
- Transfer In/Out: Aeroporto de Goiânia / Rodoviária / Aeroporto;
- Refeições não mencionadas;
- Bebidas;
- Despesas pessoais e itens não mencionados no roteiro.

Observações


Traslados
Os voos de Cuiabá para Barra do Garças são operados apenas às segundas, quartas, sextas e domingos.

Barra do Garças, Serra do Roncador e Vale do Araguaia
A Serra do Roncador é uma cadeia montanhosa de aproximadamente 800km de extensão iniciando em Barra do Garças e que se estende até o sul do Pará na região da Serra do Cachimbo. A cidade com 56 mil habitantes, faz divisa com o município de Aragarças-GO e Pontal do Araguaia-MT através dos rios Araguaia e Garças. Juntas perfazem uma população de 80 mil pessoas. Apesar de estar no Cerrado, é tida como o portal da Amazônia, pois é a uma das entradas de Mato Grosso, que está dentro da área de Amazônia Legal. A região, inicialmente habitada por índios Karajás, Bororos e Xavantes, teve origem no garimpo e hoje vive em função do agronegócio, sendo considerada a capital do novilho precoce. O ecoturismo começa a engatinhar, portanto existe pouca infraestrutura, porém com alguns atrativos naturais pouco frequentados.

Devido a estas condições as principais atividades são o turismo fora de estrada em veículos 4x4 e caminhadas leves com banho de cachoeira. A localidade ainda tem uma rede médica muito pequena, portando seja cuidadoso com sua segurança e use os EPIs disponibilizados nos passeios. Use sempre botas ou tênis para caminhadas. Papetes e Crocs serão muito úteis, mas apenas quando for entrar nas piscinas naturais com pedras. Obedeça sempre as diretrizes dos condutores, eles conhecem bem a realidade da medicina local, por isso preocupam-se com você e sabem onde o resgate é fácil com acesso a veículos comuns e quando pode demorar cerca de 9 horas. A intenção é garantir a diversão do dia seguinte e de sua próxima viagem.

O que levar: a região é muito quente, traga roupas leves, boné e protetor solar. Nos meses de maio a junho, à noite, o clima se torna mais ameno chegando a 15° nos dias de frente fria no sul e sudeste do país. Na maior parte do ano a temperatura varia de 23 a 38° durante o dia. Leve também dois tênis ou bota para caminhada, pois pelo menos um deles vai molhar em alguns dos passeios.

Vacinas: o Centro-Oeste é área endêmica de febre amarela, portanto é recomendado a vacina 10 dias antes do embarque.

Em Barra Do Garças:
- Voltagem 220v;
- Horário de Brasília;
- Bancos: Itaú, BB, Bradesco, HSBC, Sicredi, Sicoob, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia;
- Na cidade, a maioria do comércio aceitam cartão de débito e crédito. Porém, na zona rural, o ideal é levar dinheiro.

* Pessoas com restrições alimentares deverão providenciar alimentos substitutos para os passeios. Na medida do possível será providenciado alternativas alimentares nos passeios e levaremos em lojas de produtos e alimentos naturais.

*Os preços estão listados em reais, dólares americanos ou euros (conforme especificação) e estão sujeitos à alterações sem aviso prévio.
A taxa sobre transações/remessas internacionais (IRRF) não está inclusa no valor dos pacotes.
Consulte tarifas especiais para os feriados e datas comemorativas.

Tem dúvidas ou sugestões e quer enviar uma mensagem para nossa equipe? Preencha o formulário abaixo.

 
Nome
Telefone
Telefone 2
E-mail
Como conheceu a Cia Eco?
Selecione
Mensagem
Desejo receber promoções e novidades da Cia Eco
Digite os caracteres da imagem
 
CAPTCHA
Change the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code