Principais Atrações
Cachoeira Casca D'anta: é a principal atração turística do Parque Nacional da Serra da Canastra. Tem uma sequência de 5 quedas do Rio São Francisco, formando belos poços perfeitos para um mergulho. Sua maior queda tem 186m, onde o Velho Chico se mostra imponente com uma beleza impressionante e indescritível. É uma das cachoeiras mais altas do Brasil. É dividida em dois pontos de visitação: parte alta, onde tem-se a visão da cachoeira de cima, e parte baixa, onde avista-se a queda d'água de baixo para cima.
Cachoeira dos Rolinhos: fica no Córrego da Mata. Possui 210m de queda, porém não e possível ver toda a queda da parte alta, apenas a paisagem do topo da cachoeira. O local possui ótimos poços para banho e duas belas cachoeiras muito próximas chamadas de Rolinhos parte de cima ou do Colibri.
Centro de visitantes: com auditório, biblioteca, exposição de fotos e vídeo, possui todas as informações sobre o Parque Nacional da Serra da Canastra. Parada obrigatória para quem se interessa pelos detalhes que compõem o Parque Nacional.
Curral de Pedras: antigo curral feito de pedras e também conhecido corno Retiro das Posses. Ótimo local para fotografar o pôr do sol e observar animais silvestres.
Garagem de Pedras: garagem que atendia a Fazenda Velha dos Cândidos. Hoje é um mirante. Pode-se ver todo o Vão dos Cândidos, a serra do Taboão, a serra das Sete Voltas e o Chapadão da Babilônia. Dizem que o velho Cândido voltando de suas viagens deixava o carro na Garagem e soltava foquetes, ouvindo, os funcionários da fazenda subiam a serra a cavalo para buscá-lo.
Nascente do Rio São Francisco: marco da nascente do rio São Francisco, aos pés da Serra da Canastra. Desse ponto, o rio percorre 14km até despencar do chapadão formando a Cachoeira Casca D'Anta. No local existe uma imagem de São Francisco que, segundo a lenda, desce do pedestal em noites de lua cheia para curar os animais feridos.
Parque Ecológico Cachoeira do Cerradão: a RPPN da Cachoeira do Cerradão é compreendida pelo imóvel rural particular de aproximadamente 60 hectares, localizado abaixo da cachoeira conhecida como do Cerradão, da Matinha ou do Zé Melo. Exceto na área reservada à moradia dos proprietários, todo o imóvel destina-se à conservação da paisagem, flora e fauna, bem como à promoção de atividades educativas e esportivas de caráter preservacionista.
Dicas
Alimentação: comida de fogão a lenha, frango caipira, queijo canastra, pão-de-queijo... A comida mineira é mais uma deliciosa atração da região. Não deixe de provar essas iguarias nos bares e restaurante da Serra.
Casca D'anta: no verão a força da queda limita a chegada até o poço da cachoeira, mas no inverno é possível estar bem perto desta maravilha brasileira.
Melhor Época
No verão, a temperatura fica em torno dos 34 graus e no inverno, a mínima pode chegar a zero grau. Para quem gosta de tomar banho de cachoeira, o verão é mais indicado, pois as águas não estão tão geladas como no inverno.