Principais Atrações
Atividades noturnas: a localização do Hotel de Selva Cristalino dentro da floresta, favorece a observação da vida noturna na floresta em total segurança: macacos noturnos, corujas, curiangos, espécies diversas de sapos, incríveis mariposas, cogumelos que brilham, assim como jacarés ao longo do rio.
Banho nas corredeiras do Rio Cristalino: uma das atividades preferidas é um refrescante banho de rio. Nadar ao lado do deck, nas corredeiras ou a partir das praias desertas é perfeitamente seguro devido à tranqüilidade concedida pelo equilíbrio deste rio intocado. Nossos guias sempre acompanham os hóspedes para garantir segurança.
Canoagem, caiaques e barcos: a localização do Hotel de Selva Cristalino lhe oferece a oportunidade de remar pelo rio Cristalino até onde tiver vontade. Um excelente passeio para observação da vida selvagem no silêncio do deslizar rio abaixo. Durante o período da seca, é possível fazer uma parada nas praias ao longo do rio, para nadar e descansar.
Casa do Saleiro (observatório de mamíferos): uma casa telada à 6 metros de altura, com vista para um barreiro natural, regularmente visitado durante o dia e à noite por porcos do mato, antas e veados. Visitantes silenciosos têm boa chance de poder observar alguns destes animais. Acesso pela Trilha das Rochas.
Clareiras do Hotel de Selva Cristalino: o hotel tem duas clareiras localizadas dentro da floresta, ao lado do Rio Cristalino. Pelo fato de estar localizado no meio da floresta você poderá observar todos os tipos de animais selvagens sem mesmo ter que adentrar na floresta! Beija-flores regularmente visitam as flores na clareira, assim como os araçaris (pequenos tucanos) e muitas outras aves da floresta. Regularmente casais de arara vermelha e azul, podem ser observadas nas árvores mais altas que circundam a clareira. Capivaras pastam à noite, e os curiangos dormem no telhado de algumas construções. Durante o dia, os macacos passam pelas árvores que circundam a clareira e a noite é a vez do macacos noturnos.
Corredeira do limão: uma extensão do passeio da Trilha das Castanheiras. Uma parada nas corredeiras para nadar e observação de aves específicas desta localidade.
Torre de Observação: Visitar a torre é um dos grandes atrativos do Cristalino Lodge devido à possibilidade de se observar a floresta do alto.
Ilha Ariosto: uma ilha no meio do rio Teles Pires com 580 hectares de floresta preservada. É onde está localizada a sede de pesquisa de campo da Fundação Ecológica Cristalino. Aqui você poderá observar periquitos, araras e muitas outras aves. Um maravilhoso pôr-do-sol no rio Teles Pires poderá ser vivenciado aqui. No retorno de barco, oportunidade de se fazer uma focagem noturna de aves e jacarés amazônicos.
Jardim Secreto: localizado nas adjacências do hotel num afloramento de granito, encontra-se este jardim selvagem. Aqui podemos encontrar diferentes espécies de plantas ornamentais, como a samambaia amazônica, filodendros, orquídeas, bromélias, abacaxis selvagens, gengibre e muitas árvores cobertas de orquídeas circundando o local. É um lugar tranqüilo para descansar e apreciar a natureza.
Pesca de Piranha: atividade de pesca somente da quantidade necessária para preparar um caldo de piranha, que será servido à noite. Nenhum outro tipo de pescaria é praticado no Rio Cristalino.
Sobrevoo sobre o Parque Cristalino: uma hora de sobrevoo sobre a Reserva do Patrimônio Natural do Cristalino ( RPPN) e sob o Parque Cristalino feito por uma empresa particular (4 até 9 pessoas por vez). O voo parte de Alta Floresta e aterrissa na pista da Fazenda Cristalino. Os voos podem ser organizados como um meio de transporte de ida ou volta do hotel. Existe a possibilidade de sobrevoar a bacia do rio Cristalino até às cachoeiras, passando pela RPPN e a torre de observação. A pista de pouso da Fazenda Cristalino é devidamente licenciada pelo D.A.C, está localizada a 5km da margem do rio Teles Pires, à caminho do hotel de selva.
Trilha de Bicicleta:passeio por 5km através da reserva florestal particular pela estrada que leva à margem do Rio Teles Pires. Com floresta nativa de ambos os lados da estrada, há a oportunidade de se deparar com animais no seu “habitat” natural. Nosso motorista estará de prontidão caso alguém fique cansado!
Trilha da Borboleta: trilha localizada na margem esquerda do rio Teles Pires, onde muitas espécies de borboletas podem ser observadas. Acesso por barco a motor (870m de extensão)
Trilha do Cacau: localizada na reserva florestal do hotel ao lado oposto do Rio Cristalino. Esta trilha tem árvores enormes, aves e primatas exclusivos. Retorno rio abaixo em canoa, caiaque, barco inflável ou em barco a motor com o motor desligado. (1,610 metros).
Trilha do Cajá: também localizada perto do Hotel, esta trilha começa junto ao Rio Cristalino e logo em seguida cruza outras trilhas. É uma trilha excelente para a observação de primatas, que se alimentam de cajá( fruta nativa), como o macaco aranha de cara branca, em risco de extinção, assim como o raro cuxiu(nariz vermelho)(2,198metros de extensão).
Trilha das Castanheiras: localizada na reserva florestal particular no lado oposto do Rio Cristalino. Uma viagem de voadeira de 40 minutos rio acima, o levará ao começo da trilha, onde gigantescas castanheiras podem ser observadas em mata primária. Oportunidade de degustar as castanhas na floresta. Habitat de aves especiais e macacos. Retorno rio abaixo, de canoa, caiaque, barcos infláveis ou em barco a motor com o motor desligado. (1,135 metros).
Trilha Dr. Haffer e "Amazona Kawalli": descoberto por Dr. Jürgen Haffer, esta trilha passa por diferentes “habitats”, incluindo um enorme bambuzal. Várias aves específicas deste ambiente e admiradas por ornitólogos vivem no bambuzal e na floresta adjacente, tornando-se uma trilha obrigatória para qualquer observador de aves. A trilha do Dr. Haffer é ligada à trilha “Amazonia Kawalli”, onde este papagaio endêmico foi visto pela primeira vez .
Trilha das Rochas: acesso fácil do hotel. A trilha passa por formações rochosas, coberta por plantas ornamentais tais como bromélias e orquídeas. É uma trilha excelente para a observação de primatas e de algumas aves adaptadas ao bambú. A trilha é plana na sua maioria e permita o acesso à Casa do Saleiro.
Trilha da Serra: localizada na reserva florestal particular no lado oposto do Rio Cristalino. A floresta muda de aspecto enquanto você caminha por uma curta mas íngreme vertente, para alcançar uma floresta tipo savana que cresce num afloramento de granito. Nesta trilha há bromélias, orquídeas e aves endêmicas que são difíceis de serem encontradas em outro lugar. No topo da serra há uma maravilhosa vista do vale do Rio Cristalino, onde podemos observar um magnífico pôr do sol. Retorno rio abaixo com canoas, caiaques, barcos infláveis ou barcos a motor, com o motor desligado. (1, 260 metros de extensão).
Trilha da Taboca & Figueira: acesso fácil do Hotel. Estas trilhas passam por diferentes “habitats”, inclusive áreas inundadas periodicamente pelo Rio Cristalino e por áreas onde domina o bambu. A Trilha da Figueira passa por uma gigantesca figueira. Uma ótima oportunidade para a observação de primatas, como os macacos-prego. (2,870 metros de extensão).
Trilha do Tapiri: Esta trilha faz a ligação entre duas trilhas: a Trilha da Serra e a das Castanheiras, uma caminhada longa no interior da floresta. Na volta você poderá retornar rio abaixo com canoas, caiaques, barcos infláveis ou barcos a motor, com o motor desligado. (3,810m).
Dicas
Aluguel de avião bimotor: para sobrevoar o Parque Cristalino e a reserva do Hotel de Selva Cristalino, há disponível para locação aviões particulares de 4/5/6 até 9 lugares. Você irá aterrissar na margem esquerda do rio Teles Pires, sendo transportado em seguida para o hotel de selva por barco a motor.
Gastronomia: deliciosa cozinha brasileira (saladas, arroz com feijão, carne branca - frango ou peixe - e/ou carne vermelha, legumes cozidos, massas) com alguns pratos preparados em fogão de lenha. Oportunidade de se experimentar algumas das especialidades locais (sopa de piranha e matrinchã assado à moda indígena - Salmão da Amazônia, embrulhados em folhas de bananeira e assados em uma fogueira ao ar livre). São servidas diariamente três fartas refeições em esquema de bufê. Refeições especiais para hóspedes vegetarianos serão providenciadas, mediante solicitação prévia.
Energia elétrica: voltagem de 110 Volts com funcionamento por gerador das 17:00 às 23:00hs.
Fuso horário: 01 hora a menos em relação ao horário de Brasília.
Melhor Época
Em Alta Floresta, as estações do ano apresentam diferentes oportunidades para diferentes tipos de visitantes:
Estação seca - junho até o fim de outubro: é a estação ideal para os programas de turismo de aventura, uma vez que a ausência de chuva permite acampar na floresta. Durante este período, temos noites frescas e o céu estrelado. É um excelente período para a observação de aves porque a floresta fica muito seca, particularmente entre agosto e setembro, e as espécies terrestres tornam-se mais fáceis de serem encontradas. Também a observação de borboletas é muito popular nesta época, em parte porque, de julho até o fim de outubro, o rio Cristalino se torna muito seco e rochas e praias selvagens ficam expostas. Isso permite a observação de borboletas e mamíferos ao longo do rio. Nadar nas corredeiras neste período é obrigatório.
Estação refrescante – novembro a janeiro: este é o período do início da estação chuvosa, quando chuvas curtas, mas pesadas, são seguidas por belos dias ensolarados, que proporcionam uma visibilidade cristalina. A floresta recupera sua beleza e as plantas ornamentais, como a samambaias e os filodendros ganham de novo sua beleza original depois de ter perdido o viço durante a estação seca. São meses muito bons para observar mamíferos na floresta. Há menos atividades de aves, mas a observação destas ainda é muito boa. Há uma menor quantidade de hóspedes no hotel e é a época mais tranqüila para visita.
Estação fotográfica – fevereiro a março: aos longos períodos de chuva que geralmente ocorrem nesta estação, muitas vezes seguem-se dias ensolarados. A floresta continua se recuperando do período seco e este é um excelente momento para observar e fotografar a flora amazônica. O sub-bosque florestal se adorna com as maravilhosas flores vermelhas das heliconias, samambaias e filodendros de incrível beleza arquitetônica e cogumelos de cor brilhante. Muitas orquídeas florescem e as várias espécies de rãs presentes na floresta tornam-se mais visíveis. O rio atinge seu mais alto nível, invadindo a floresta, e é possível se observar peixes nadando entre os troncos das árvores da floresta. Mamíferos que habitualmente se escondem próximo ao rio podem ser mais facilmente vistos afastados do rio, incluindo as capivaras, que muitas vezes se alimentam do capim das clareiras do hotel Cristalino Lodge nas primeiras horas do dia. Uma das menos conhecidas aves aquáticas do mundo, o Socó Ziguezague, é mais fácil de ser observado durante este período devido ser esta a época de sua procriação e formação de ninhos.
Estação da Primavera - abril e maio: esses meses se encontram no final da estação das chuvas e seus dias apresentam as mais belas manhãs do ano inteiro. Uma fina névoa fica suspensa bem acima da floresta, e gradualmente sobe à medida que o sol esquenta a floresta. Observa–se um espetacular pôr-do-sol a partir do rio Teles Pires, da torre e da Trilha da Serra. As aves e outros animais ficam muito ativos e estão por toda à parte, em uma explosão de vida à medida que várias espécies começam a procriar. É uma época muito boa também para observar borboletas, e antas podem ser vistas com regularidade da casa do Saleiro. O nível do rio começa a baixar lentamente, proporcionando excelente condições para canoagem.