Principais Atrações
Hanói (Hai Phong): a capital da República Socialista do Vietnã é o principal porto de entrada para se conhecer o país. Seus lagos e boulevards, os parques públicos e as casas coloniais francesas, os mercados a céu aberto, a agitada vida noturna e os modernos arranha-céus com o pano de fundo tornam a capital vietnamita uma fusão do antigo com o moderno. O centro da cidade foi construído ao redor do Lago Hoan Kiem. Visite em Hanói:
Pagoda de Uma Coluna: o nome original dessa pagoda é Dien Huu, que significa literalmente boa sorte e felicidade. Localizada na zona oeste da cidade, foi construída primeiramente em 1049, no reino do Rei Ly Thang Tong. A lenda conta que esse rei era muito velho e não tinha descendentes. Uma noite, sonhou que Buda, sentado em uma flor de lótus, entregou um bebê em suas mãos e era um menino. Um mês depois, a rainha ficou grávida e o rei construiu a pagoda em homenagem à Buda e a única coluna que dá suporte à construção simboliza a flor de lótus.
Templo da Literatura (Quoc Tu Giam): foi a primeira universidade do Vietnã, onde muitos estudantes se graduaram e se tornaram doutores. Em 1482, o rei Lê Thanh Tong ordenou que fossem erguidos monumentos em homenagem a todos os doutores que tivessem passado pela universidade desde 1442. Hoje, podem ser vistos 82 desses monumentos preservados.
Lago da "Espada Devolvida" (Hoan Kiem): o lago, que não é tão grande quanto o Ho Tay, a nordeste, situa-se no centro da cidade e também deriva seu nome de uma lenda: diz-se que o rei Le Thai To tinha uma espada preciosa, que permaneceu ao seu lado por dez anos, no processo de resistência contra a dinastia Ming. Um dia, em uma travessia de barco por este lago, ele viu uma tartaruga gigante vindo na direção do barco . Ele desembainhou sua espada e deixou-a estendida na direção da tartaruga para que seus soldados vissem. A tartaruga, num ímpeto, segurou a espada entre os dentes e submergiu. O rei estava devolvendo a espada à criatura, que acredita-se, teria aparecido para determinar a sorte contra a Dinastia Ming. Finalizada a guerra, ele batizou aquele com esse nome.
Templo Ngoc Son: o lago Hoan Kiem, que era considerado o lago mais bonito da cidade, foi presenteado no século XIX com um objeto que o tornou ainda mais famoso: a construção do Templo Ngoc Son, em uma ilha. Inicialmente chamado de Pagoda de Ngoc Son, foi rebatizado de templo, pois foi dedicado aos santos. O templo, como se conhece hoje, foi um esforço de restauração de Nguyen Van Sieu, em 1864. Na seção superior da torre de entrada do templo estão escritas em caracteres chineses: Ta, Thanh e Thien ou “escrever no céu azul implica na grandeza de determinação e vontade de uma pessoa direita e genuína”.
Ho Chi Minh (Saigon): a maior cidade do país é também o centro cultural e econômico vietnamita, com uma dinâmica de pólo industrial. Pelas ruas, encontram-se vendedores ambulantes, mercados, lojas e cafés. Ainda que a cidade seja moderna, possui muita beleza em suas tradições. Os passeios pela cidade são variados e incluem a Pagoda Giac Lam, o Palácio da Reunificação, a Catedral de Notre-Dame Neo-Romanesca, o Museu de Ho Chi Minh, o Mercado Bem Thanh e o Museu dos Remanescentes da Guerra. Visite na cidade:
Mausoléu de Ho Chi Minh: depois de dois anos em construção, o mausoléu do presidente Ho Chi Minh foi oficialmente inaugurado em 1975 e possui 21 metros de altura, dividido em três andares. O primeiro preside reuniões organizadas na Praça Ba Dinh. O segundo piso contém os restos do presidente, que são mantidos em uma câmara, acessível por uma série de passagens e escadarias de mármore. A parte superior do mausoléu é formada por um terraço dividido em três partes.
Museu de Ho Chi Minh: exibe relíquias da vida e trabalho do presidente Ho Chi Minh, figura importante da história recente vietnamita, herói do movimento de libertação nacional. Foi inaugurado em 1990, no centenário do seu nascimento.
Cu Chi: este é um dos complexos de túneis subterrâneos vietnamitas mais famosos da Guerra do Vietnã, localizado próximo à Ho Chi Minh. O passeio pelos túneis tenta mostrar aos visitantes a realidade da guerra. Eles abrigavam os vietcongues e serviam como ponto estratégico para suas campanhas militares. Uma televisão mostra imagens de caças B52´s bombardeando a região.
Tay Ninh: esta cidade é o centro do Cao Dai, um grupo religioso politicamente ativo que foi suprimido pelas forças armadas do sul vietnamita depois de um insurreição em 1955. Essa religião é um apanhado de todas as religiões do mundo. O pontos de maior interesse é a catedral Cao Dai, que foi construída como um misto de arquitetura cristã, islâmica e budista. A população é predominantemente khmer.
Danang: esta é uma cidade repleta de atrativos culturais e naturais. Situa-se próxima à antiga capital real Hue e à Hoi An, uma bela colônia japonesa no Vietnã, que vale ser visitada. Na região de Da Nang, encontram-se a passagem de Hai Van, um túnel de 6, 28 Km; a Península de Son Tra, com suas águas transparentes; as planícies aluviais de Bai But, Bai Rang e Bai Nom, com crepúsculos e amanheceres lindos; e o Rio Han e sua ponte. Visite em Danang:
Museu Cham: este museu de escultura champa foi construído em 1915 e possui um acervo variado que inclui obras dos séculos VII ao XV. O museu foi arquitetado por dois franceses e as peças foram coletadas no fim do século XIX na parte central do Vietnã, de Quang Binh a Binh Dihn. Entre as peças, encontram-se altares, estátuas e trabalhos decorativos de templos hindus e budistas. São oito séculos de uma arte original que pode ser apreciada pelo visitante.
Hoi An: este é um modelo de cidade antiga bem preservada no sudeste asiático, construída nas proximidades de um porto, que data dos século XV ao XIX. Suas construções e ruas refletem influências indígenas e estrangeiras, que combinadas produzem uma estética única.
Hue: tradicionalmente, Hue tem sido um dos principais centros de cultura, religião e educação do país. Localiza-se a 700 Km de Hanói e 1100 Km de Ho Chi Minh. A sua Pagoda Thien Mu é uma das mais belas estruturas do Vietnã. Os remanescentes da grande cidadela (Kinh Thanh), construída pelo imperador Gia Long, em 1804, possui muitos atrativos interessantes, como o Portão Ngo Mon, os Canhões Sagrados, o Thai Hoa (palácio da suprema harmonia), as nove urnas dinásticas e os corredores dos mandarins. Infelizmente, a Cidade Proibida Roxa foi quase totalmente destruída durante a Guerra do Vietnã. A 15 Km de Hue, estão as tumbas reais dos imperadores nguyen. A cidade é conhecida ainda pela comida vegetariana preparada pelos monges nos templos, que também pode ser apreciada nos restaurantes. Há diversos outros locais de importância religiosa e dinástica e alguns bons museus. Próxima à cidade, encontra-se a praia de Thuan An, 13 Km na direção nordeste.
Lao Cai: é uma cidade ao norte do Vietnã, onde fica uma das duas fronteiras do país com a China. As regiões mais conhecidas, entretanto, são o centro da tribo que vive nas colinas e uma pequena estação de montanha de Sa Pa, que fica a 32 Km da capital da província Lao Cai.
Sa Pa: está entre os destinos turísticos mais procurados do país, junto com Ha Long Bay e Hoi An. O entorno de Sa Pa é bem montanhoso, sendo que o ponto mais alto do Vietnã encontra-se nesta região. Trata-se do Monte Fansipan (3.143 m), muito procurado por montanhistas. No verão, pode-se experienciar as quatro estações do ano em um único dia. A noite é fria como no inverno, as manhãs e tardes, frescas como no outono e primavera e o meio-dia é chuvoso e quente, com arco-íris despontando no cenário após os temporais e enchendo a paisagem de poesia. A melhor época para se visitar a cidade é em abril e maio. Existem muitos lugares para se visitar: a Montanha Ham Rong, a Cachoeira Prateada, a Ponte Rattan, a Floresta de Bambu e a Caverna Ta Phin.
Ha Long Bay: situada na região nordeste do Vietnã a 200 Km de Hanói, no Golfo de Tonkin, abrange as regiões da cidade de Ha Long, Cam Pha e parte do distrito de Van Don. Essa baía contorna com suas águas cor de esmeralda a ilha de Cat Ba, a sudoeste, o Mar do Leste e a porção central, se estendendo por 120 Km na costa litorânea. São 1.969 ilhas de vários tamanhos, que se formaram de rochas carbônicas e silicáticas e se concentram em duas zonas principais: à sudeste (pertencem a Bai Tu Long Bay) e à sudoeste (pertencem a Ha Long Bay). Estas ilhas finas são ricas em cavernas e grutas e foram tombadas como patrimônio da humanidade pela UNESCO. A mais impressionante das grutas é a Hang Dau Go, formada por três câmaras.
Dicas
Vacina: é obrigatório apresentar o comprovante internacional de vacina contra febre amarela. Além disso, recomenda-se tomar também as vacinas contra Hepatite A (em duas doses, sendo que ao tomar a primeira, a pessoa já estará imune), disponível em clínicas particulares; e contra tétano e febre tifóide, disponíveis nos Hospitais Emílio Ribas, Hospital das Clínicas e Ambulatório de Medicina do Viajante da Vila Clementino. É importante informar que as vacinas devem ser tomadas com antecedência - no caso de febre amarela, até 10 dias antes da viagem - para não ser surpreendido com a falta de alguma delas na ocasião da procura nos hospitais.
- Hospital Emílio Ribas: Av. Dr. Arnaldo, 165. Atendimento de Seg. a Sex., das 12h30 às 15h. Agendar: 55 (11) 3896 1366.
- Hospital das Clínicas: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255. Atendimento de Seg. a Sex., das 07h30 às 15h.
Importante: Desde o dia 1º de junho de 2008, as vacinas contra febre amarela NÃO são mais aplicadas nos postos da Anvisa em Aeroportos e Portos do Estado de São Paulo. Nestes locais serão realizadas somente trancrições de certificados nacionais para internacionais. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas,dirija-se ao posto de saúde mais próximo ou consulte o Ambulatório de Medicina do Viajante: 55 (11) 5084-5005, na Avenida Borges Lagoa, 770. É importante ligar para agendar uma visita.
Em São Paulo, o passageiro pode dirigir-se aos postos localizados nas Rodoviárias do Tietê (aberto diariamente, das 8h às 22h) e Barra Funda (aberto diariamente, das 8h às 20h).
Melhor Época
O clima vietnamita é muito variado, levando em consideração o tamanho do seu território esticado, compreendido entre uma zona tropical e outra subtropical. De modo geral, o clima é afetado pelo regime de monções, que traz muita humidade, chuvas e dias de sol.
O norte do país, de Hanói a Sa Pa, tem uma divisão climática rígida: o inverno dura de novembro a abril (as temperaturas variam de 10 a 17°C) e o verão, de maio a outubro, quando chove mais (temperaturas médias de 30º C), com temepraturas mais baixas nas montanhas. Da mesma forma que no norte, as chuvas se distribuem no sul do país, de Ho Chi Minh a Phan Thiet, com a diferença que na parte setentrional as temperaturas são constantes, não havendo uma divisão entre inverno e verão. Além disso, tem uma umidade relativa do ar razoável e temperaturas amenas durante o ano.
Na região central, de Nha Trang a Hue, o verão é seco e quente e o inverno, chuvoso e, nas áreas montanhosas do país, que abrange Dalat, a Baía de Halong e Sa Pa, a situação se inverte: o inverno é bem frio e seco, ultrapassando os 0°C, e o verão, chuvoso.