Pacotes de viagens para Jalapão com especialistas
A paisagem do Jalapão é realmente incrível. Impressiona pela imensidão e abundância de atrativos: serras, chapadões, rios com águas transparentes e puras, cachoeiras de águas azuis, nascentes borbulhantes, praias desertas e dunas de areia que chegam a 40 metros de altura. Tudo isso em meio ao cerrado, vegetação típica da região. O Jalapão possui fauna e flora ainda preservadas e durante os passeios é possível encontrar espécies típicas, como o tamanduá-bandeira, a capivara e araras coloridas. Para quem gosta de aventura, o Rio Novo oferece um dos raftings mais bonitos do Brasil.
Principais Atrações
Cachoeira da Formiga: famosa pela beleza da queda e formação de piscina natural azul-esverdeada, com águas borbulhantes e cristalinas, fundo de areia branca e a presença de peixinhos.
Cachoeira da Velha: é uma das maiores atrações do Jalapão. Alimentada pelas águas do Rio Novo, a cachoeira tem cerca de 25 metros de altura e é formada por duas quedas em forma de ferradura. É possível acampar nas praias formadas nas margens acima da queda.
Dunas: cenário mais famoso do Jalapão: dunas de cor alaranjada, com até 40 metros de altura e 34 mil Km2 de extensão. A cor é decorrente da erosão natural dos paredões de arenito, de cor avermelhada, que ficam próximos dali. O vento forma uma nuvem de pequenas partículas de rocha que acabam caindo nas dunas, cobrindo-as com uma camada colorida. Do topo das dunas se tem uma excelente vista panorâmica da região.
Lagoa Encantada: lagoa de águas extremamente cristalinas com presença de flora subaquática e peixes de pequeno porte localizada em meio ao cerrado. Acesso feito exclusivamente por via fluvial através da prática de rafting.
Lajeado: sucessão de pequenas quedas d'água, onde é possível banhar-se em águas límpidas que formam piscinas naturais.
Morro do Sacatrapo: é referência devido à proximidade das dunas do Jalapão. Localiza-se na estrada que liga os municípios Ponte Alta e Mateiros e se diferencia pelo desgaste do seu cume, expondo rochas.
Mumbucas: descendentes de escravos que formam um grupo de 22 famílias que vivem da fabricação de artesanato feito com capim dourado. A comunidade está localizada a 30 km de Mateiros.
Praias do Jalapão: praias fluviais de águas cristalinas e areias finas. Possuem margens preservadas pela mata ciliar.
Poço do Fervedouro: poço de águas cristalinas e borbulhantes, formado por uma nascente subterrânea. Possui profundidade desconhecida, já que nada afunda no lago devido à pressão e à alta densidade da água. Um dos atrativos mais interessantes da região.
Rafting no Rio Novo: o Rio Novo nasce nas veredas da Serra Geral e corre para a bacia do Tocantins, com muita água e trechos de corredeiras e pedras. O circuito de rafting sai da ponte na estrada que liga os municípios Ponte Alta e Mateiros, até chegar em trecho acima da Cachoeira da Velha, onde se torna intransponível. A estas corredeiras aliam-se paisagens selvagens e belas da região. As expedições de rafting atingem nível de dificuldade 4, e costumam durar 5 dias, com pernoites em acampamentos nas praias formadas pelo rio.
Serra Geral: divide Goiás e Bahia, ficando a oeste do Jalapão. É divisor de águas entre as importantes bacias do Tocantins. De lá, nascem muitos cursos de água, que despencam em cachoeiras e formam rios importantes, como o Rio Novo.
Serra do Gorgulho: possui várias formações rochosas, misteriosas e únicas, lembrando uma cidade de pedra, revestida por um manto verde de vegetação.
Dicas
Água: tome bastante água para evitar a desidratação, pois o clima é bastante seco. Se preferir, leve isotônicos em pó. Não esqueça cantil e hidrosteril para purificar a água.
Artesanato: o artesanato local é bastante interessante, principalmente as cestas e bolsas feitas de capim dourado.
Cuidados: não esqueça de levar repelente de mosquitos. Leve seus medicamentos ou produtos pessoais, pois a região é inóspita. As compras podem ser feitas em Palmas.
Expedição: a melhor forma de conhecer os principais atrativos da região é realizando a expedição 4x4, que acontece durante o ano todo. Recomenda-se o uso de veículo 4x4, já que as estradas são precárias e com muitos trechos de areia.
Vacina: apesar de não haver incidência de febre amarela na região, recomenda-se a vacina.
Melhor Época
A melhor época para se conhecer o Jalapão é o ano inteiro. Tem a Chamada época de chuvas, que vai de Dezembro à Março (época de chuvas praticamente no Brasil inteiro), porém geralmente ocorrem apenas pancadas de chuvas, nada que atrapalhe a realização do roteiro. O que poderá ocorrer eventualmente, é alguma alteração nos horários dos passeios para melhor aproveitar as atrações. O clima fica mais ameno e a vegetação mais verde. O Jalapão é uma região quente o ano inteiro. Durante o dia, a temperatura varia de 30º a 35ºC, e as noites são frias (Maio a Agosto) variando de 13 a 20ºC, dependendo da época do ano.