EN PT
+55 11 5571-2525

Grandes Cenários Amazônicos - 13 dias

Belém, Ilha do Marajó, Alter do Chão e hotel de selva a sua escolha
Saídas em datas específicas

Roteiro


JUMA AMAZON LODGE

1° Dia - Origem / Belém
Chegada no aeroporto de Belém, recepção e traslado até o hotel para acomodação. Restante do dia livre para atividades independentes.
Hospedagem em Belém.

Dica: Chegando em voo até às 15h00, é possível passar o fim de tarde na Estação das Docas, complexo cultural e de lazer instalado em galpões de ferro inglês do século 19, completamente restaurados, na margem da Baía do Guajará – a sugestão é você degustar cervejas artesanais com sabores regionais, na Amazon Beer e, em seguida, jantar no restaurante regional Lá em Casa, famoso pela organização do Festival de Gastronomia “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense”, para experimentar o “corridinho de peixe”, uma degustação dos melhores peixes da Amazônia, servido em duas partes e acompanhado de sorvete de cupuaçu de sobremesa. (Sugestão - não incluso no pacote).

2° Dia - Belém - Descobrindo Belém – City Tour
Café da manhã. Saída por volta das 08:30, para um passeio por Belém com visita ao Mercado do Ver-o-Peso, aonde chega, de todas as partes do interior do Estado, produtos extraídos da floresta e dos rios da Amazônia, um grande mosaico de cores, aromas e sabores amazônicos, tão característicos do Pará. Continuação da caminhada pela Cidade Velha, para conhecer um dos acervos históricos e arquitetônicos mais ricos do país, passando pelas estreitas ruas onde a cidade começou até o Complexo Feliz Lusitânia, que abriga a Catedral da Sé, Museu de Arte Sacra, Casa das Onze Janelas, Forte do Castelo e Museu do Encontro, espaço que abriga peças e objetos que remetem à ocupação de Belém, além de peças de cerâmica marajoara e tapajônica, encontradas em sítios arqueológicos no interior da Ilha de Marajó e Região do Tapajós. Continuação do passeio com deslocamento de carro até a Praça da República, para visita ao Theatro da Paz, um remanescente da época áurea do ciclo da borracha que durante boa parte do ano recebe companhias de ópera e peças de teatro do Brasil e do mundo. Em seguida, Estação das Docas um complexo cultural e de lazer instalado em galpões de ferro inglês do século 19, completamente restaurados, na margem da Baía do Guajará. Por volta das 13:00, término do passeio com parada para almoço. Caso você tenha visitado a Estação das Docas no dia anterior (conforme sugestão proposta), você pode almoçar no Restaurante “Point do Açaí” e experimentar, o açaí à moda paraense, com peixes fritos. Contudo, se você não quiser ser tão radical, uma ótima opção é experimentar uma das melhores combinações preparadas: o “filhote”, um dos peixes nobres dessa parte da Amazônia, a dica é pedir “filé de filhote ao tucupi reduzido”, acompanhado de arroz de jambú, camarão e farofa de chicória”. Caso contrário, a parada é na Estação das Docas e a sugestão de almoço é no restaurante regional Lá em Casa, famoso pela organização do Festival de Gastronomia “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense”. Lá, o serviço de buffet inclui pratos tradicionais da gastronomia paraense, como o pato no tucupí e a maniçoba, dentre outros, mas não esqueça, coma um pouco de cada vez, não misture os sabores e faça tudo sem pressa!
Às 14:30 o carro estará aguardando para levá-lo de volta ao hotel. Se desejar permanecer mais tempo no local, é recomendável retornar ao hotel utilizando o serviço de taxis credenciados da própria Estação das Docas.
Hospedagem em Belém.

3° Dia - Belém / Ilha de Marajó - Comunidade e Praia do Céu e Experiência Gastronômica em Queijaria Marajoara
Café da manhã. Após, traslado para o Terminal Hidroviário de Belém, para partida em direção à Ilha do Marajó. O traslado fluvial dura cerca de 2 horas navegando pelo estuário do rio Amazonas, atravessando a região insular de Belém, depois a Baía de Marajó, até a chegada em Soure onde ficaremos hospedados. Após desembarque, o passeio continua até à Vila Pesqueiro e travessia até a Praia do Céu. Almoço na Vila Céu, uma pequena comunidade pesqueira, descanso e banho de praia. Após, o passeio segue de carro até uma queijaria marajoara para conhecer o processo semi-industrializado de produção do queijo de Marajó. Aqui não se produz mozzarella de búfalo, apenas o tradicional queijo de Marajó com leite de búfala. Visita à fazenda, passeando em cavalos, búfalos e/ou charretes e menu degustação de queijos, doces e ervas. Retorno ao hotel após o pôr-do-sol. Hospedagem na Ilha de Marajó.

4° Dia - Ilha de Marajó - Descobrindo a Cerâmica Marajoara
Café da manhã. Após, saída para conhecer o entorno da cidade e descobrir a Cerâmica Marajoara. Visita ao Ateliê de Cerâmica Marajoara do Artesão Carlos Amaral, que reproduz peças baseadas na cultura Aruan, última etnia indígena a habitar Marajó; Visita ao Ateliê do Artesão Ronaldo Guedes, artista contemporâneo, que reproduz peças cerâmicas baseadas nas diversas etnias indígenas que habitaram Marajó, além de peças em madeira coletada nas praias e manguezais. Antes do passeio de barco à motor, saída para visitar a vila de pescadores na praia Pesqueiro, para conhecer o modo de vida da comunidade. Após, Passeio de barco a motor no furo Miguelão – Com a maré alta, saída em direção ao trapiche de nossa base, localizada na margem do rio Paracauary, de onde parte o barco regional motorizado com destino ao Furo Miguelão, caminho pelo rio sob a floresta de mangue e floresta de igapó, construído com força humana, na primeira metade do século 20, para encurtar a navegação entre as fazendas da região. Parada para banho de rio. Retorno ao hotel. Hospedagem na Ilha de Marajó.

5° Dia - Ilha de Marajó – Praia de Joanes / Belém
Café da manhã. Travessia do rio Paracauary, em direção ao município de Salvaterra, seguindo pela PA-154 para chegar à vila de Joanes, conhecida por ser o local escolhido pelos portugueses para iniciar a colonização dessa região no século 17. Seguida até a Praia Grande para passar o resto da manhã em um dos restaurantes da praia. A escolher é possível fazer uma pequena caminhada pela praia, de aproximadamente 600m, e visita às ruínas da igreja erguida pelos Jesuítas e o mirante natural sobre a falésia, de onde se tem uma visão panorâmica da Baía de Marajó. Traslado para o porto Camará para embarque de retorno com destino à Belém. Chegada à Belém seguida de traslado para o hotel. Pernoite. Hospedagem em Belém.

6° Dia - Belém / Santarém – Alter do Chão
Café da manhã. Em horário combinado, traslado ao aeroporto de Belém para embarque com destino à Santarém. Chegada no aeroporto de Santarém, recepção e traslado até o hotel para acomodação. Restante do dia livre para atividades independentes. Hospedagem em Alter do Chão.

7° Dia - Alter do Chão - Serra da Piraoca e Ponta do Cururu
Café da manhã. A parte da manhã será livre para atividades independentes. Às 15h00, saída para visita ao pequeno centro de Alter do Chão e sua praia de águas transparentes. Travessia de barco para a praia localizada entre Lago Verde e o rio Tapajós. Início da caminhada em direção a Serra da Piraoca, que é a elevação principal da região, neste percurso a presença da vegetação de cerrado é constante até começar a subida íngreme, mas relativamente curta. Depois de 1h de caminhada, chegada ao topo da serra, com uma visão de 360º do rio Tapajós, que em alguns trechos, atinge uma largura de mais de 20 km, o Lago Verde com inúmeras baias, o Amazonas ao norte e Alter do Chão ao sul. Este é o ponto de grande beleza cênica da Floresta Nacional do Tapajós, o retorno requer cuidado na descida. O pôr do sol será contemplado na Ponta do Cururu, depois uma parada para um banho nas águas do Tapajós. Retorno ao hotel por volta das 19h00. Hospedagem em Alter do Chão.

8° Dia - Alter do Chão - Lago Verde, Ponta de Pedras e Ponta do Jarí
Café da manhã. Saída para início da travessia do Lago Verde em canoa canadense ou lancha com destino a uma baía com vegetação submersa. As árvores são pequenas com troncos grossos, a paisagem é belíssima, com possibilidade de visualização de peixes e observação de aves. O desembarque será numa pequena praia prosseguindo por uma trilha com destino a comunidade de Ponta de Pedras, a vegetação é composta de savana, um tipo de cerrado e floresta. Um destaque na trilha é a seringueira (Hevea Brasiliensis) de grande importância econômica para a Amazônia no século passado. Parada para um breve descanso, seguindo de lancha até a ponta do Jarí, um canal natural de ligação entre o rio Tapajós (águas claras) e o Amazonas (águas barrentas). A Ponta do Jarí é uma área inundada e dormitório de papagaios e garças, a revoada pode ser observada ao entardecer ou amanhecer, dependendo do período do ano é possível à observação dos jacarés. Hospedagem em Alter do Chão.

9° Dia - Alter do Chão - Comunidade Jamaraguá
Café da manhã. Saída para visita à comunidade de Jamaraquá, localizada dentro da Floresta Nacional de Tapajós, o acesso pode ser feito em veículo 4x4 ou barco, conhecendo as praias de Pindobal ou Aramanai. A comunidade faz parte do projeto de apoio ao manejo florestal sustentável da Amazônia, o passeio propicia ao visitante conhecimento sobre a utilização dos recursos naturais pelas populações ribeirinhas. A comunidade vive da produção de farinha de mandioca, feijão e arroz para subsistência. O couro ecológico (artesanal) é a nova fonte de renda, durante a visita é possível conhecer todo processo de transformação do látex em produtos ecologicamente corretos. Visita às Praias de Cajutuba para banhos, e no final da tarde retorno para Alter do Chão, com chegada prevista para as 19h00 ao hotel.
Hospedagem em Alter do Chão.

10° Dia - Alter do Chão / Santarém / Manaus / Autazes - Juma Amazon Lodge
Café da manhã no hotel e check out, em horário pré-determinado. Em horário pré-determinado, traslado para o aeroporto de Santarém para embarque com destino ao Aeroporto de Manaus.

Chegada à Manaus, recepção e traslado às 13h00 para o Juma Lodge.
O traslado de Manaus para o Juma dura aproximadamente 03 horas e é dividido da seguinte forma:

- Trecho 1 (45 minutos): Porto do Ceasa em Manaus até a Vila do Careiro em barco rápido. Durante este trecho o barco passa pelo Encontro das Águas na ida e pelo Flutuante do Pirarucu na volta.

- Trecho 2 (1 hora): Vila do Careiro até o Rio Maçarico pela Rodovia BR 319 Manaus - Porto Velho em micro-ônibus. Dependendo da época, parada no caminho para ver as vitórias-régias.

- Trecho 3 (1 hora): Rio Maçarico até o Juma Amazon Lodge em barco rápido. Primeiro contato mais íntimo com a floresta, passando por furos e igarapés.

Chegada ao hotel, check in e jantar.
Hospedagem no Juma Amazon Lodge

Observação: os traslados possuem todas as condições de segurança necessárias e o máximo de conforto. Os barcos são equipados com coletes salva-vidas e possuem áreas cobertas. Por questão de espaço, não é recomendável bagagens acima de 10 kg. Há também a opção de traslado saindo entre 06h30 e 07h30 para clientes hospedados em Manaus, então a programação do dia, varia conforme o horário e local de pick- up. Esta opção inclui almoço e tour de reconhecimento, feito de canoa.

11° Dia - Juma Amazon Lodge – Dia livre
Dia livre para desfrutar as atividades que o hotel oferece.
Hospedagem no Juma Amazon Lodge e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

Durante os próximos dias estão inclusos os passeios descritos abaixo. Na sua chegada, o hotel informará sobre a programação dia a dia.

Focagem de Jacarés: Durante a noite, saímos para observar jacarés, sapos e pássaros. Nosso guia dirige a lanterna para as margens do rio a procura de um jacaré, que fica imediatamente paralisado e com os olhos vermelhos por conta da luz, denunciando sua exata posição. O jacaré é trazido a bordo do barco. Depois, é devolvido ao rio, ileso. Duração: 1h00.

Nascer do Sol: Durante o amanhecer, observaremos as maravilhosas mudanças de cor do céu amazônico sob o canto dos pássaros (nossos guias dispõem de binóculos para a observação deles). Duração: 01h00.

Caminhada na Floresta: Neste passeio, feito sempre em trilhas pouco exploradas,
Nosso guia passará noções de sobrevivência na floresta, fornecendo explicações sobre a vida selvagem amazônica e mostrando plantas que são comestíveis, medicinais e úteis para várias outras coisas. Duração: 3h00.

Pesca de Piranhas: Embarcamos em um barco para pescar a famosa Piranha e também outros peixes da região amazônica (a pesca é mais fácil na época da seca, pois na cheia os peixes se escondem nos igapós e o acesso é mais difícil). Após pescar, paramos para ver vitórias-régias e retornamos para o hotel durante o pôr do sol, na maioria das vezes exuberante. Palestra: Um dos guias fará uma palestra informal contando sobre sua própria vida (nossos guias são nativos) e sobre os costumes e lendas dos ribeirinhos.

Caminhada com Picnic na Floresta: O almoço (culinária regional feita na brasa) é servido no meio da floresta, após uma caminhada. Depois do almoço há tempo há tempo para descanso em redes.
Visita à Casa de um Caboclo: Um caboclo passará conhecimentos sobre plantas medicinais e demonstrará, dentre outras coisas, como é feita a farinha de mandioca, principal atividade econômica da região. Duração: 03h00.
Passeio de Canoa a Remo: Este passeio é um tour de reconhecimento que será feito de canoa a remo pelos igarapés (riachos) e igapós (floresta inundada, mais visível durante o período da cheia dos rios). Durante o percurso, é possível nadar, observar os botos e ouvir os barulhos misteriosos da floresta. Duração: 03h00.

12° Dia - Juma Amazon Lodge – Dia livre
Dia livre para desfrutar as atividades que o hotel oferece.
Hospedagem no Juma Amazon Lodge e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

13° Dia - Juma Amazon Lodge - Autazes / Manaus / Origem
Café da manhã. Por volta das 07h30, retorno para Manaus, com parada no Flutuante do Pirarucu. Chegada prevista à Manaus às 12h00 (aeroporto ou hotel).
Fim dos Serviços.


MIRANTE DO GAVIIÃO

1° Dia - Origem / Belém
Chegada no aeroporto de Belém, recepção e traslado até o hotel para acomodação. Restante do dia livre para atividades independentes.  Hospedagem em Belém.

Dica: Chegando em voo até às 15h00, é possível passar o fim de tarde na Estação das Docas, complexo cultural e de lazer instalado em galpões de ferro inglês do século 19, completamente restaurados, na margem da Baía do Guajará – a sugestão é você degustar cervejas artesanais com sabores regionais, na Amazon Beer e, em seguida, jantar no restaurante regional Lá em Casa, famoso pela organização do Festival de Gastronomia “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense”, para experimentar o “corridinho de peixe”, uma degustação dos melhores peixes da Amazônia, servido em duas partes e acompanhado de sorvete de cupuaçu de sobremesa. (Sugestão - não incluso no pacote).

2° Dia - Belém - Descobrindo Belém – City Tour
Café da manhã. Saída por volta das 08:30, para um passeio por Belém com visita ao Mercado do Ver-o-Peso, aonde chega, de todas as partes do interior do Estado, produtos extraídos da floresta e dos rios da Amazônia, um grande mosaico de cores, aromas e sabores amazônicos, tão característicos do Pará. Continuação da caminhada pela Cidade Velha, para conhecer um dos acervos históricos e arquitetônicos mais ricos do país, passando pelas estreitas ruas onde a cidade começou até o Complexo Feliz Lusitânia, que abriga a Catedral da Sé, Museu de Arte Sacra, Casa das Onze Janelas, Forte do Castelo e Museu do Encontro, espaço que abriga peças e objetos que remetem à ocupação de Belém, além de peças de cerâmica marajoara e tapajônica, encontradas em sítios arqueológicos no interior da Ilha de Marajó e Região do Tapajós. Continuação do passeio com deslocamento de carro até a Praça da República, para visita ao Theatro da Paz, um remanescente da época áurea do ciclo da borracha que durante boa parte do ano recebe companhias de ópera e peças de teatro do Brasil e do mundo. Em seguida, Estação das Docas um complexo cultural e de lazer instalado em galpões de ferro inglês do século 19, completamente restaurados, na margem da Baía do Guajará. Por volta das 13:00, término do passeio com parada para almoço. Caso você tenha visitado a Estação das Docas no dia anterior (conforme sugestão proposta), você pode almoçar no Restaurante “Point do Açaí” e experimentar, o açaí à moda paraense, com peixes fritos. Contudo, se você não quiser ser tão radical, uma ótima opção é experimentar uma das melhores combinações preparadas: o “filhote”, um dos peixes nobres dessa parte da Amazônia, a dica é pedir “filé de filhote ao tucupi reduzido”, acompanhado de arroz de jambú, camarão e farofa de chicória”. Caso contrário, a parada é na Estação das Docas e a sugestão de almoço é no restaurante regional Lá em Casa, famoso pela organização do Festival de Gastronomia “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense”. Lá, o serviço de buffet inclui pratos tradicionais da gastronomia paraense, como o pato no tucupí e a maniçoba, dentre outros, mas não esqueça, coma um pouco de cada vez, não misture os sabores e faça tudo sem pressa!
Às 14:30 o carro estará aguardando para levá-lo de volta ao hotel. Se desejar permanecer mais tempo no local, é recomendável retornar ao hotel utilizando o serviço de taxis credenciados da própria Estação das Docas.
Hospedagem em Belém.

3° Dia - Belém / Ilha de Marajó - Comunidade e Praia do Céu e Experiência Gastronômica em Queijaria Marajoara
Café da manhã. Após, traslado para o Terminal Hidroviário de Belém, para partida em direção à Ilha do Marajó. O traslado fluvial dura cerca de 2 horas navegando pelo estuário do rio Amazonas, atravessando a região insular de Belém, depois a Baía de Marajó, até a chegada em Soure onde ficaremos hospedados. Após desembarque, o passeio continua até à Vila Pesqueiro e travessia até a Praia do Céu. Almoço na Vila Céu, uma pequena comunidade pesqueira, descanso e banho de praia. Após, o passeio segue de carro até uma queijaria marajoara para conhecer o processo semi-industrializado de produção do queijo de Marajó. Aqui não se produz mozzarella de búfalo, apenas o tradicional queijo de Marajó com leite de búfala. Visita à fazenda, passeando em cavalos, búfalos e/ou charretes e menu degustação de queijos, doces e ervas. Retorno ao hotel após o pôr-do-sol. Hospedagem na Ilha de Marajó.

4° Dia - Ilha de Marajó - Descobrindo a Cerâmica Marajoara
Café da manhã. Após, saída para conhecer o entorno da cidade e descobrir a Cerâmica Marajoara. Visita ao Ateliê de Cerâmica Marajoara do Artesão Carlos Amaral, que reproduz peças baseadas na cultura Aruan, última etnia indígena a habitar Marajó; Visita ao Ateliê do Artesão Ronaldo Guedes, artista contemporâneo, que reproduz peças cerâmicas baseadas nas diversas etnias indígenas que habitaram Marajó, além de peças em madeira coletada nas praias e manguezais. Antes do passeio de barco à motor, saída para visitar a vila de pescadores na praia Pesqueiro, para conhecer o modo de vida da comunidade. Após, Passeio de barco a motor no furo Miguelão – Com a maré alta, saída em direção ao trapiche de nossa base, localizada na margem do rio Paracauary, de onde parte o barco regional motorizado com destino ao Furo Miguelão, caminho pelo rio sob a floresta de mangue e floresta de igapó, construído com força humana, na primeira metade do século 20, para encurtar a navegação entre as fazendas da região. Parada para banho de rio. Retorno ao hotel. Hospedagem na Ilha de Marajó.

5° Dia - Ilha de Marajó – Praia de Joanes / Belém
Café da manhã. Travessia do rio Paracauary, em direção ao município de Salvaterra, seguindo pela PA-154 para chegar à vila de Joanes, conhecida por ser o local escolhido pelos portugueses para iniciar a colonização dessa região no século 17. Seguida até a Praia Grande para passar o resto da manhã em um dos restaurantes da praia. A escolher é possível fazer uma pequena caminhada pela praia, de aproximadamente 600m, e visita às ruínas da igreja erguida pelos Jesuítas e o mirante natural sobre a falésia, de onde se tem uma visão panorâmica da Baía de Marajó. Traslado para o porto Camará para embarque de retorno com destino à Belém. Chegada à Belém seguida de traslado para o hotel. Pernoite.
Hospedagem em Belém.

6° Dia - Belém / Santarém – Alter do Chão
Café da manhã. Em horário combinado, traslado ao aeroporto de Belém para embarque com destino à Santarém.
Chegada no aeroporto de Santarém, recepção e traslado até o hotel para acomodação. Restante do dia livre para atividades independentes.
Hospedagem em Alter do Chão.

7° Dia - Alter do Chão - Serra da Piraoca e Ponta do Cururu
Café da manhã. A parte da manhã será livre para atividades independentes.  Às 15h00, saída para visita ao pequeno centro de Alter do Chão e sua praia de águas transparentes. Travessia de barco para a praia localizada entre Lago Verde e o rio Tapajós. Início da caminhada em direção a Serra da Piraoca, que é a elevação principal da região, neste percurso a presença da vegetação de cerrado é constante até começar a subida íngreme, mas relativamente curta. Depois de 1h de caminhada, chegada ao topo da serra, com uma visão de 360º do rio Tapajós, que em alguns trechos, atinge uma largura de mais de 20 km, o Lago Verde com inúmeras baias, o Amazonas ao norte e Alter do Chão ao sul. Este é o ponto de grande beleza cênica da Floresta Nacional do Tapajós, o retorno requer cuidado na descida. O pôr do sol será contemplado na Ponta do Cururu, depois uma parada para um banho nas águas do Tapajós. Retorno ao hotel por volta das 19h00. Hospedagem em Alter do Chão.

8° Dia - Alter do Chão - Lago Verde, Ponta de Pedras e Ponta do Jarí
Café da manhã. Saída para início da travessia do Lago Verde em canoa canadense ou lancha com destino a uma baía com vegetação submersa. As árvores são pequenas com troncos grossos, a paisagem é belíssima, com possibilidade de visualização de peixes e observação de aves. O desembarque será numa pequena praia prosseguindo por uma trilha com destino a comunidade de Ponta de Pedras, a vegetação é composta de savana, um tipo de cerrado e floresta. Um destaque na trilha é a seringueira (Hevea Brasiliensis) de grande importância econômica para a Amazônia no século passado. Parada para um breve descanso, seguindo de lancha até a ponta do Jarí, um canal natural de ligação entre o rio Tapajós (águas claras) e o Amazonas (águas barrentas). A Ponta do Jarí é uma área inundada e dormitório de papagaios e garças, a revoada pode ser observada ao entardecer ou amanhecer, dependendo do período do ano é possível à observação dos jacarés. Hospedagem em Alter do Chão.

9° Dia - Alter do Chão - Comunidade Jamaraguá
Café da manhã. Saída para visita à comunidade de Jamaraquá, localizada dentro da Floresta Nacional de Tapajós, o acesso pode ser feito em veículo 4x4 ou barco, conhecendo as praias de Pindobal ou Aramanai. A comunidade faz parte do projeto de apoio ao manejo florestal sustentável da Amazônia, o passeio propicia ao visitante conhecimento sobre a utilização dos recursos naturais pelas populações ribeirinhas. A comunidade vive da produção de farinha de mandioca, feijão e arroz para subsistência. O couro ecológico (artesanal) é a nova fonte de renda, durante a visita é possível conhecer todo processo de transformação do látex em produtos ecologicamente corretos. Visita às Praias de Cajutuba para banhos, e no final da tarde retorno para Alter do Chão, com chegada prevista para as 19h00 ao hotel.
Hospedagem em Alter do Chão.

10° Dia - Alter do Chão / Santarém / Manaus / Novo Airão - Mirante do Gavião Amazon Lodge – Focagem Noturna
Pela manhã, traslado de Manaus para Novo Airão (2h30 – 200km) em veículo climatizado. Chegada ao hotel. Almoço no restaurante do hotel. Saída para city tour em Novo Airão, com guia de turismo. Pode ser feito com as bicicletas do hotel ou em veículo motorizado. Tarde livre. À noite, jantar no restaurante do hotel. Após, saída em lancha rápida para passeio de focagem de jacaré e outros animais noturnos no Parque Nacional de Anavilhanas.
Hospedagem no Mirante do Gavião Amazon Lodge.

11° Dia - Mirante do Gavião Amazon Lodge – Dia livre
Dia livre para desfrutar as atividades que o hotel oferece.
Hospedagem no Mirante do Gavião Amazon Lodge e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

Atividades oferecidas pelo hotel:

Praias de Anavilhanas, Árvore Gigante e Comunidade Tradicional:
- Estação da Seca: logo após o café, saída em lancha rápida para visita a comunidade Aracarí e comunidade do Bacaba. Trilha interpretativa em floresta de terra firme. Almoço de peixe amazônico assado na brasa em casa tradicional dos caboclos ribeirinhos. Em seguida, deslocamento para lazer na Praia do Bacaba, no coração do Parque Nacional de Anavilhanas.
Após o refrescante banho, apreciação da flora e fauna das ilhas, deslocamento rápido até a maior árvore do igapó de Anavilhanas, um Macucu gigante, em incursão à floresta de várzea e explanação deste peculiar ecossistema.

- Estação da Cheia: saída em lancha rápida para visita a comunidade do Mirituba. Trilha interpretativa em floresta de terra firme, com visita a maior espécie arbórea da Amazônia, a Samaúma. Almoço de peixe amazônico assado na brasa em casa tradicional dos caboclos ribeirinhos. Em seguida, deslocamento até a maior árvore do igapó de Anavilhanas, um Macucu gigante no paraná das Araras. No retorno a pousada, incursão por entre a floresta de igapó para apreciação da flora e fauna daquele ecossistema.

No retorno visita ao Flutuante dos Botos Cor-de-Rosa.

Obs: Não é permitido nadar com os botos.

Trilha na Mata, Grutas do Madadá e Pescaria de Piranhas:
Todas as estações: logo após o café, saída em voadeira (1h30) para atividade de trilha interpretativa até as Grutas do Madadá e seus salões de pedra (dia inteiro – trekking de 3 horas em floresta primária).

Estação da Cheia: almoço no Mirante do Madadá com vista para o Arquipélago de Anavilhanas. Repouso e contemplação nas redes do Mirante, que conta com serviços de banheiro e lavabo, e pescaria de piranhas.

Estação da Seca: almoço no Chapéu de Palha do Sitio Caboclo, mergulho nos pedrais do Madadá. Retorno de voadeira para o lodge (1h30), por entre ilhas do Parque Nacional de Anavilhanas.
Jantar no restaurante do hotel.


12° Dia - Mirante do Gavião Amazon Lodge – Dia livre

Dia livre para desfrutar as atividades que o hotel oferece.
Hospedagem no Mirante do Gavião Amazon Lodge e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

13° Dia - Mirante do Gavião Amazon Lodge – Novo Airão / Manaus / Origem
Café da manhã. City Tour em Novo Airão, com guia de turismo. Pode ser feito com as bicicletas do hotel ou em veículo motorizado. Retorno às 11:00hs para check-out no Lodge (almoço não incluído). Às 13h00hs traslado de Novo Airão para Manaus em veículo climatizado (duração 2:30 horas). Fim de nossos serviços.


ANAVILHANAS LODGE

1° Dia - Origem / Belém
Chegada no aeroporto de Belém, recepção e traslado até o hotel para acomodação. Restante do dia livre para atividades independentes. Hospedagem em Belém.

Dica: Chegando em voo até às 15h00, é possível passar o fim de tarde na Estação das Docas, complexo cultural e de lazer instalado em galpões de ferro inglês do século 19, completamente restaurados, na margem da Baía do Guajará – a sugestão é você degustar cervejas artesanais com sabores regionais, na Amazon Beer e, em seguida, jantar no restaurante regional Lá em Casa, famoso pela organização do Festival de Gastronomia “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense”, para experimentar o “corridinho de peixe”, uma degustação dos melhores peixes da Amazônia, servido em duas partes e acompanhado de sorvete de cupuaçu de sobremesa. (Sugestão - não incluso no pacote).

2° Dia - Belém - Descobrindo Belém – City Tour
Café da manhã. Saída por volta das 08:30, para um passeio por Belém com visita ao Mercado do Ver-o-Peso, aonde chega, de todas as partes do interior do Estado, produtos extraídos da floresta e dos rios da Amazônia, um grande mosaico de cores, aromas e sabores amazônicos, tão característicos do Pará. Continuação da caminhada pela Cidade Velha, para conhecer um dos acervos históricos e arquitetônicos mais ricos do país, passando pelas estreitas ruas onde a cidade começou até o Complexo Feliz Lusitânia, que abriga a Catedral da Sé, Museu de Arte Sacra, Casa das Onze Janelas, Forte do Castelo e Museu do Encontro, espaço que abriga peças e objetos que remetem à ocupação de Belém, além de peças de cerâmica marajoara e tapajônica, encontradas em sítios arqueológicos no interior da Ilha de Marajó e Região do Tapajós. Continuação do passeio com deslocamento de carro até a Praça da República, para visita ao Theatro da Paz, um remanescente da época áurea do ciclo da borracha que durante boa parte do ano recebe companhias de ópera e peças de teatro do Brasil e do mundo. Em seguida, Estação das Docas um complexo cultural e de lazer instalado em galpões de ferro inglês do século 19, completamente restaurados, na margem da Baía do Guajará. Por volta das 13:00, término do passeio com parada para almoço. Caso você tenha visitado a Estação das Docas no dia anterior (conforme sugestão proposta), você pode almoçar no Restaurante “Point do Açaí” e experimentar, o açaí à moda paraense, com peixes fritos. Contudo, se você não quiser ser tão radical, uma ótima opção é experimentar uma das melhores combinações preparadas: o “filhote”, um dos peixes nobres dessa parte da Amazônia, a dica é pedir “filé de filhote ao tucupi reduzido”, acompanhado de arroz de jambú, camarão e farofa de chicória”. Caso contrário, a parada é na Estação das Docas e a sugestão de almoço é no restaurante regional Lá em Casa, famoso pela organização do Festival de Gastronomia “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense”. Lá, o serviço de buffet inclui pratos tradicionais da gastronomia paraense, como o pato no tucupí e a maniçoba, dentre outros, mas não esqueça, coma um pouco de cada vez, não misture os sabores e faça tudo sem pressa!
Às 14:30 o carro estará aguardando para levá-lo de volta ao hotel. Se desejar permanecer mais tempo no local, é recomendável retornar ao hotel utilizando o serviço de taxis credenciados da própria Estação das Docas.
Hospedagem em Belém.

3° Dia - Belém / Ilha de Marajó - Comunidade e Praia do Céu e Experiência Gastronômica em Queijaria Marajoara
Café da manhã. Após, traslado para o Terminal Hidroviário de Belém, para partida em direção à Ilha do Marajó. O traslado fluvial dura cerca de 2 horas navegando pelo estuário do rio Amazonas, atravessando a região insular de Belém, depois a Baía de Marajó, até a chegada em Soure onde ficaremos hospedados. Após desembarque, o passeio continua até à Vila Pesqueiro e travessia até a Praia do Céu. Almoço na Vila Céu, uma pequena comunidade pesqueira, descanso e banho de praia. Após, o passeio segue de carro até uma queijaria marajoara para conhecer o processo semi-industrializado de produção do queijo de Marajó. Aqui não se produz mozzarella de búfalo, apenas o tradicional queijo de Marajó com leite de búfala. Visita à fazenda, passeando em cavalos, búfalos e/ou charretes e menu degustação de queijos, doces e ervas. Retorno ao hotel após o pôr-do-sol. Hospedagem na Ilha de Marajó.

4° Dia - Ilha de Marajó - Descobrindo a Cerâmica Marajoara
Café da manhã. Após, saída para conhecer o entorno da cidade e descobrir a Cerâmica Marajoara. Visita ao Ateliê de Cerâmica Marajoara do Artesão Carlos Amaral, que reproduz peças baseadas na cultura Aruan, última etnia indígena a habitar Marajó; Visita ao Ateliê do Artesão Ronaldo Guedes, artista contemporâneo, que reproduz peças cerâmicas baseadas nas diversas etnias indígenas que habitaram Marajó, além de peças em madeira coletada nas praias e manguezais. Antes do passeio de barco à motor, saída para visitar a vila de pescadores na praia Pesqueiro, para conhecer o modo de vida da comunidade. Após, Passeio de barco a motor no furo Miguelão – Com a maré alta, saída em direção ao trapiche de nossa base, localizada na margem do rio Paracauary, de onde parte o barco regional motorizado com destino ao Furo Miguelão, caminho pelo rio sob a floresta de mangue e floresta de igapó, construído com força humana, na primeira metade do século 20, para encurtar a navegação entre as fazendas da região. Parada para banho de rio. Retorno ao hotel. Hospedagem na Ilha de Marajó.

5° Dia - Ilha de Marajó – Praia de Joanes / Belém
Café da manhã. Travessia do rio Paracauary, em direção ao município de Salvaterra, seguindo pela PA-154 para chegar à vila de Joanes, conhecida por ser o local escolhido pelos portugueses para iniciar a colonização dessa região no século 17. Seguida até a Praia Grande para passar o resto da manhã em um dos restaurantes da praia. A escolher é possível fazer uma pequena caminhada pela praia, de aproximadamente 600m, e visita às ruínas da igreja erguida pelos Jesuítas e o mirante natural sobre a falésia, de onde se tem uma visão panorâmica da Baía de Marajó. Traslado para o porto Camará para embarque de retorno com destino à Belém. Chegada à Belém seguida de traslado para o hotel. Pernoite.
Hospedagem em Belém.

6° Dia - Belém / Santarém – Alter do Chão
Café da manhã. Em horário combinado, traslado ao aeroporto de Belém para embarque com destino à Santarém.
Chegada no aeroporto de Santarém, recepção e traslado até o hotel para acomodação. Restante do dia livre para atividades independentes. Hospedagem em Alter do Chão.

7° Dia - Alter do Chão - Serra da Piraoca e Ponta do Cururu
Café da manhã. A parte da manhã será livre para atividades independentes. Às 15h00, saída para visita ao pequeno centro de Alter do Chão e sua praia de águas transparentes. Travessia de barco para a praia localizada entre Lago Verde e o rio Tapajós. Início da caminhada em direção a Serra da Piraoca, que é a elevação principal da região, neste percurso a presença da vegetação de cerrado é constante até começar a subida íngreme, mas relativamente curta. Depois de 1h de caminhada, chegada ao topo da serra, com uma visão de 360º do rio Tapajós, que em alguns trechos, atinge uma largura de mais de 20 km, o Lago Verde com inúmeras baias, o Amazonas ao norte e Alter do Chão ao sul. Este é o ponto de grande beleza cênica da Floresta Nacional do Tapajós, o retorno requer cuidado na descida. O pôr do sol será contemplado na Ponta do Cururu, depois uma parada para um banho nas águas do Tapajós. Retorno ao hotel por volta das 19h00. Hospedagem em Alter do Chão.

8° Dia - Alter do Chão - Lago Verde, Ponta de Pedras e Ponta do Jarí
Café da manhã. Saída para início da travessia do Lago Verde em canoa canadense ou lancha com destino a uma baía com vegetação submersa. As árvores são pequenas com troncos grossos, a paisagem é belíssima, com possibilidade de visualização de peixes e observação de aves. O desembarque será numa pequena praia prosseguindo por uma trilha com destino a comunidade de Ponta de Pedras, a vegetação é composta de savana, um tipo de cerrado e floresta. Um destaque na trilha é a seringueira (Hevea Brasiliensis) de grande importância econômica para a Amazônia no século passado. Parada para um breve descanso, seguindo de lancha até a ponta do Jarí, um canal natural de ligação entre o rio Tapajós (águas claras) e o Amazonas (águas barrentas). A Ponta do Jarí é uma área inundada e dormitório de papagaios e garças, a revoada pode ser observada ao entardecer ou amanhecer, dependendo do período do ano é possível à observação dos jacarés. Hospedagem em Alter do Chão.

9° Dia - Alter do Chão - Comunidade Jamaraguá
Café da manhã. Saída para visita à comunidade de Jamaraquá, localizada dentro da Floresta Nacional de Tapajós, o acesso pode ser feito em veículo 4x4 ou barco, conhecendo as praias de Pindobal ou Aramanai. A comunidade faz parte do projeto de apoio ao manejo florestal sustentável da Amazônia, o passeio propicia ao visitante conhecimento sobre a utilização dos recursos naturais pelas populações ribeirinhas. A comunidade vive da produção de farinha de mandioca, feijão e arroz para subsistência. O couro ecológico (artesanal) é a nova fonte de renda, durante a visita é possível conhecer todo processo de transformação do látex em produtos ecologicamente corretos. Visita às Praias de Cajutuba para banhos, e no final da tarde retorno para Alter do Chão, com chegada prevista para as 19h00 ao hotel.
Hospedagem em Alter do Chão.

10° Dia - Alter do Chão / Santarém / Manaus / Novo Airão - Anavilhanas Jungle Lodge – Focagem Noturna
Chegada à Manaus e traslado para o Anavilhanas Jungle Lodge, nos horários estabelecidos pelo hotel. Serão no total 186 km com duração de 3h00 de carro ou van. Chegada e acomodação. Após o jantar, saída para passeio Focagem Noturna. A sensação única de viver a floresta durante a noite. Iluminados pelas estrelas, o passeio é realizado pelo Rio Negro em canoas motorizadas, explorando de igapós e igarapés, apreciando os sons da noite na selva, com possibilidade de localizar pequenos jacarés (ou outros animais de hábitos noturnos como preguiças, cobras, sapos e pássaros noturnos) através da luz forte da lanterna dos guias. Retorno ao lodge. Hospedagem no Anavilhanas Jungle Lodge.

Horário - Traslado de ida (Manaus - Lodge):
Saída entre 08:00 e 09:00 com pick-up em hotéis;
Saída entre 13:30 e 14:30 para vôos chegando até às 14:15 no Aeroporto.
Optando pelo traslado no aeroporto, não haverá almoço e a primeira atividade do pacote.

11° Dia - Anavilhanas Jungle Lodge – Dia Livre
Dia livre para desfrutar as atividades que o hotel oferece.
Hospedagem no Anavilhanas Jungle Lodge e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

Atividades oferecidas pelo lodge:

Canoagem pelos Igapós e Igarapés:
Em canoas regionais de madeira para até 2 pessoas, o hóspede remará por entre árvores e rios, desfrutando dos sons e da paisagem que se abre a cada curva da floresta inundada.

Visita à comunidade local:
Passeio em canoa motorizada pelo Rio Negro e visita à uma comunidade cabocla local, a fim de conhecer seu modo de vida, o cultivo de espécies agrícolas tradicionais e sua organização social.

Técnicas e Prática com Arco e Flecha:
Uma divertida brincadeira com artefatos originais da etnia Waimiri-Atroari em busca de prática e técnica para acertar a pontaria e o alvo. Breve apresentação de costumes e modo de vida indígena.

Trilha na Mata de Terra Firme:
Liderados por guias locais experientes, o hóspede explora a floresta de terra firme. Conhecimento sobre árvores, frutas e frutos silvestres, orientações de sobrevivência e ervas medicinais são transferidos ao viajante.

Tour de Reconhecimento pelo Arquipélago à procura de botos cor-de-rosa:
Os inúmeros canais, lagos e ilhas de um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo são explorados em embarcações regionais, a procura de botos cor-de-rosa. Em épocas mais secas, desembarca-se em uma das ilhas para contemplar a floresta.

Pescaria Recreativa de Piranhas:
Uma divertida pescaria pelos igarapés da região, com oportunidade de fisgar algumas piranhas e outros peixes, enquanto desfruta da paisagem ao redor. Na época da seca, de Setembro a Dezembro, água fica mais quente e os peixes ficam mais concentrados no Parque Nacional, onde não é permitida a pesca. Entretanto, neste mesmo período, é possível caminhar pelas ilhas do Arquipélago de Anavilhanas e conhecer de perto as diferenças de fauna e flora da mata firme e da mata de igapó, características da Floresta Amazônica.

Contemplação do Nascer do Sol:
Saindo de madrugada, o viajante será levado para as ilhas onde acompanhará o despertar da Amazônia, num espetáculo de cores, sons e sentidos.

12° Dia - Anavilhanas Jungle Lodge – Dia Livre
Dia livre para desfrutar as atividades que o hotel oferece.
Hospedagem no Anavilhanas Jungle Lodge e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

13° Dia - Anavilhanas Jungle Lodge – Novo Airão / Manaus / Origem
Café da manhã. Traslado conforme horários pré-estabelecidos pelo hotel com destino ao aeroporto de Manaus. Chegada ao aeroporto para embarque em voo com destino à Belém.

Horário - Traslado de volta (Lodge - Manaus):
Saída às 08:00 para vôos entre 13:00 e 19:00;
Saída às 13:30 vôos após 18:30 e para Hotéis em Manaus.
Optando pela saída de manhã o hóspede perderá a última atividade do pacote.
Fim dos Serviços.


Quer realizar essa viagem?
Enviaremos o seu orçamento o mais rápido possível.
Entre em contato com a nossa equipe pelo formulário abaixo ou pelo e-mail:
comercial@ciaeco.tur.br


O pacote inclui


JUMA AMAZON LODGE
- 3 noites de hospedagem em Belém com café da manhã;
- 2 noites de hospedagem na Ilha de Marajó com café da manhã;
- 4 Noites de hospedagem em Alter do Chão com café da manhã;
- 3 noites de hospedagem no Juma Amazon Lodge com pensão completa (sem bebidas);
- Traslado Aeroporto de Belém / Hotel em Belém (Regular);
- Traslados Hotel em Belém / Terminal Hidroviário / Hotel em Belém (Regular);
- Traslados fluviais no trecho Belém / Marajó/ Belém, de acordo com o quadro de horários (Regular);
- Traslado Hotel em Belém / Aeroporto de Belém (Privativo);
- Passeios Regulares conforme descritos no roteiro, com ingressos inclusos em Belém no Forte do Castelo, Museu do Encontro, Museu Goeldi e Theatro da Paz;
- Taxas de visitas às fazendas no Marajó;
- Traslado Aeroporto de Santarém / Alter do Chão (Privado);
- Passeio Serra da Piraoca e Ponta do Cururu (Privado) (Dia Inteiro);
- Passeio Lago Verde, Ponta de Pedras e Ponta do Jarí (Privado) (Dia Inteiro);
- Passeio Comunidade Jamaraguá (Privado) (Dia inteiro);
- Água mineral durante os passeios e dois almoços (01 em Ponta de Pedras outro na Flona).
- Traslado Alter do Chão / Aeroporto de Santarém (Privado);
- Traslado Aeroporto / Hotel Manaus/Juma Amazon Lodge (Semi privado para hóspedes do hotel);
- Atividades diárias acompanhadas por guia no idioma Português ou Inglês no Juma Amazon Lodge (Semi privado para hóspedes do hotel);
- Traslado Juma Amazon Lodge/Aeroporto de Manaus (Semi privado para hóspedes do hotel)

MIRANTE DO GAVIIÃO
- 3 noites de hospedagem em Belém com café da manhã;
- 2 noites de hospedagem em Ilha de Marajó com café da manhã;
- 4 Noites de hospedagem em Alter do Chão com café da manhã;
- 3 noites de hospedagem no Mirante do Gavião Amazon Lodge com pensão completa (sem bebidas);
- Traslado Aeroporto / Hotel Manaus/ Mirante do Gavião Amazon Lodge (Semi privado para hóspedes do hotel);
- Atividades diárias acompanhadas por guia nos idiomas Português ou Inglês (Regular para hóspedes do hotel);
- Traslado Mirante do Gavião Amazon Lodge /Aeroporto ou Hotel Manaus (Semi privado para hóspedes do hotel);
- Traslado Aeroporto de Belém / Hotel em Belém (Regular);
- Traslados Hotel em Belém / Terminal Hidroviário / Hotel em Belém (Regular);
- Traslados fluviais no trecho Belém / Marajó/ Belém, de acordo com o quadro de horários (Regular);
- Traslado Hotel em Belém / Aeroporto de Belém (Privativo);
- Passeios Regulares conforme descritos no roteiro, com ingressos inclusos em Belém no Forte do Castelo, Museu do Encontro, Museu Goeldi e Theatro da Paz;
- Taxas de visitas às fazendas no Marajó

ANAVILHANAS LODGE
- 3 noites de hospedagem em Belém com café da manhã;
- 2 noites de hospedagem na Ilha de Marajó com café da manhã;
- 4 Noites de hospedagem em Alter do Chão com café da manhã;
- 3 noites de hospedagem no Anavilhanas Jungle Lodge com pensão completa (sem bebidas);
- Traslado Aeroporto de Belém / Hotel em Belém (Regular);
- Traslados Hotel em Belém / Terminal Hidroviário / Hotel em Belém (Regular);
- Traslados fluviais no trecho Belém / Marajó/ Belém, de acordo com o quadro de horários (Regular);
- Traslado Hotel em Belém / Aeroporto de Belém (Privativo);
- Passeios Regulares conforme descritos no roteiro, com ingressos inclusos em Belém no Forte do Castelo, Museu do Encontro, Museu Goeldi e Theatro da Paz;
- Taxas de visitas às fazendas no Marajó;
- Traslado Aeroporto de Santarém / Alter do Chão (Privado);
- Passeio Serra da Piraoca e Ponta do Cururu (Privado) (Dia Inteiro);
- Passeio Lago Verde, Ponta de Pedras e Ponta do Jarí (Privado) (Dia Inteiro);
- Passeio Comunidade Jamaraguá (Privado) (Dia inteiro);
- Água mineral durante os passeios e dois almoços (01 em Ponta de Pedras outro na Flona).
- Traslado Alter do Chão / Aeroporto de Santarém (Privado);
- Traslado Aeroporto ou Hotel Manaus/ Anavilhanas Jungle Lodge (Semi Privado para hóspedes do hotel);
- Atividades diárias acompanhadas por guia nos idiomas Português ou Inglês (Semi Privado para hóspedes do hotel);
- Traslado Anavilhanas Jungle Lodge / Aeroporto ou Hotel Manaus (Semi Privado para hóspedes do hotel);

O pacote não inclui


- Passagens aéreas e taxas aeroportuárias;
- Passeios opcionais;
- Refeições não mencionadas;
- Bebidas;
- Gorjetas;
- Despesas de caráter pessoal;
- Excesso de bagagem;
- Serviços não mencionados no pacote;
- Taxas e impostos;
- Seguro de Viagem.

*Os preços estão listados em reais, dólares americanos ou euros (conforme especificação) e estão sujeitos à alterações sem aviso prévio.
A taxa sobre transações/remessas internacionais (IRRF) não está inclusa no valor dos pacotes.
Consulte tarifas especiais para os feriados e datas comemorativas.

Tem dúvidas ou sugestões e quer enviar uma mensagem para nossa equipe? Preencha o formulário abaixo.

 
Nome
Telefone
Telefone 2
E-mail
Como conheceu a Cia Eco?
Selecione
Mensagem
  Quero receber as novidades e oportunidades da Cia Eco por e-mail.

Na Cia Eco seus dados são levados a sério. Estamos comprometidos em proteger e respeitar a sua privacidade, não compartilhamos seus dados com terceiros nem enviamos spam. Utilizamos seus dados apenas para enviar informações de seu interesse.
Digite os caracteres da imagem
 
Change the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code