Pacotes de viagens para Ilha Mauritius com especialistas
No Oceano Índico, 900 Km a leste de Madagascar, encontra-se o arquipélago de Mascarenhas com suas quatro ilhas cercadas por praias de areias brancas e águas cristalinas. A Ilha Mauritius é a maior delas e Port Louis é a capital desse país remoto, que possui 65 Km de comprimento e 48 Km de largura em uma região de relevos montanhosos, na costa, e planos, no interior. O país se divide em 9 distritos, administrados pela República Democrática de Maurício, que existe desde 1968.
Vale a pena conhecer a ilha em sua totalidade: explorar os rios e florestas da planície interior por trilhas, margear a costa em busca de praias extensas como Flic em Flac, na costa noroeste, onde ficam várias vilas de pescadores, e aproveitar a incrível fauna marinha para mergulhar por vários pontos. Ainda assim, a ilha é perfeita para não fazer nada, apenas descansar ao sol e ao vento tendo à vista um mar de tons esmeralda e turquesa.
A riqueza cultural é um atrativo à parte. Com pouco mais de 1,2 milhões de habitantes e metade da população indiana, coexistem nas ilhas o hinduísmo, o islamismo e o catolicismo. Já com relação ao patrimônio natural, a imagem dos arrecifes de coral que contornam quase toda a costa tornou a ilha um paraíso. A água cristalina de suas piscinas naturais tem origem nesse rico ecossistema.
Principais Atrações
Port Louis: espremida entre as montanhas e o mar, a principal cidade do arquipélago tem raízes multiculturais, apesar de ter sido possessão francesa a partir do século XVIII e recebido seu nome em homenagem ao rei Luís XV. São 150.000 habitantes vivendo em ruas que ora recebem o nome de street, em inglês, ora de rue, em francês. O mercado central, o Bazaar, foi construído em 1828 e guarda um pouco da cultura muçulmana na ilha. Próxima, a La Corderie Street atrai pelas lojas de roupas. Fort Adellaide oferece vistas panorâmicas de Port Louis e da área portuária. Champ-de-Mars, antiga possessão militar, promove corridas de cavalos. O Museu de História Natural possui interessantes mostras e guarda uma réplica de um pássaro extinto no século XVII chamado Dodô, um grande pássaro, porém de asas curtas.
Praias: todas as praias das ilhas do arquipélago são maravilhosas, com areias branquíssimas e águas cristalinas em vários tons de azul. A Baía do Tamarin é perfeita para a prática do surf quase todo o ano; a do Tombeau está situada em uma fazenda de coqueiros. Belle Mare possui uma lagoa profunda, na costa leste; a Baía Azul é ótimo ponto de snorkeling e mergulho; Flic-em-Flac é enorme e possui boa infra-estrutura turística, na costa oeste; Cap Malheureux é uma pequena vila de pescadores no norte da ilha com vista para pequenas ilhas; a Grande Baía é o centro turístico da ilha, entre outras praias de rara beleza.
Ile aux Cerfs: é uma pequena ilha paradisíaca que fica na costa leste que pode ser alcançada de barco partindo de Pointe Maurice. A ilha leva esse nome em referência aos veados que vivem ali. Imperdível.
Parque Nacional das Gargantas do Rio Negro: esse parque de 6.574 hectares (corresponde a 3,5% da área da ilha) abriga 9 espécies endêmicas de pássaros e 150 espécies de plantas, entre elas a bois de natte e várias espécies de orquídeas. A área foi formada por intensa atividade vulcânica, hoje extinta, que deixou suas marcas nas profundas gargantas e penhascos por onde corre a água das cachoeiras como a de Alexandra. Dentro do parque, existem várias trilhas interpretativas.
Reservas Bel Ombre e Macchabée: fazem parte do Parque Nacional das Gargantas do Rio Negro e ajudam na preservação de espécies endêmicas da ilha (estima-se que seja 25% do total das espécies encontradas). Dentro da reserva, é possível assistir a palestras, mostras e seminários sobre as atividades locais de conservação da vida. Além disso, são nessas áreas que se encontram as maiores árvores.
Reserva Le Mondrain: essa pequena reserva privada de 5 hectares, situada acima do Vale Magenta, foi instituída em 1979 pela Sociedade Real de Artes e Ciências das Ilhas Maurício. Sua área fica em uma região de colinas, 500 metros acima do nível do mar e preserva um pouco da mata nativa que ainda resta na ilha.
Dicas
Capital: Port Louis.
Idioma: inglês, porém a maioria da população é bilíngüe (francês e inglês). Existem outros dialétos no país
devido o alto número de imigrantes.
Moeda: Rúbia Mauríciana (MUR).
Fuso horário em relação à Brasília: 7 horas a mais.
Documentação: se o objetivo da viagem for turismo, para portadores de passaporte brasileiro é obrigatório: o passaporte ter validade de pelo menos mais 6 meses a partir da data de retorno da viagem e uma página em branco para ser carimbada.
O país é soberano - podendo ou não permitir a entrada de cada indivíduo, tendo ou não o visto.
Vacina: É obrigatório tomar a vacina de febre amarela (comprovante internacional).
Alfândega: é proibida a entrada de drogas, armas brancas ou de fogo, animais silvestres ou produtos derivados desses animais; produtos perecíveis; alguns tipos de remédios; sementes; entre outros produtos. Consulte o departamento de imigração do destino.
Energia Elétrica: 220V-240V.
Estações:
Verão – Novembro a Maio
Inverno – Junho a Outubro
A temperatura nas regiões da costa varia entre 22ºC no inverno e 34ºC no verão. A temperatura do mar varia entre 22ºC e 27º durante todo o ano. Na parte central da ilha a temperatura média durante o inverno é de 19ºC e no verão 26ºC. As regiões Norte e Oeste são normalmente mais quentes e secas do que as regiões leste e sul. Não há um período de chuvas definido.
Média de temperatura
Verão - min. 18º max. 35º/
Inverno- min. 16º max. 27º
Direção: mão inglesa. Não é permitido beber e dirigir. Idade mínima para locação de um veículo varia entre 21 e 25 anos.
Curiosidades:
- Devido a sua formação vulcânica, a ilha é rodeado por uma barreira de corais formando um anel de águas calmas e cristalinas.
- A religião hindu tem centenas de deuses diferentes, simbolizados de diferentes formas.
- O Dodô é uma ave que viveu apenas em Mauritius e acabou sendo extinta pelos portugueses. Ela perdeu o poder de voar pela abundância de alimentos encontrados na ilha e pela ausência de predadores. A extinção da ave, 80 anos após sua descoberta, fez com que o homem reconhecesse que era capaz de extinguir espécies de animais e plantas.
Melhor Época
Próximas do Trópico de Capricórnio, a Ilha Maurício possui a vantagem do clima mais ameno. O verão vai de novembro a abril, com temperatura média de 30º C. O inverno, de maio a outubro, apresenta temperaturas de 17º a 24º C. A época dos ciclones ocorre geralmente entre janeiro e março. A melhor época para o mergulho vai de outubro à novembro, normalmente os meses mais secos e fora da época de ciclones.