Principais Atrações
Dubrovnik, conhecida como a pérola do Adriático, é uma belíssima cidadela ao sul do país protegida por muralhas do século 13. Foi reconhecida como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO e guarda em seu interior um verdadeiro tesouro.
A beleza de Split conquista os visitantes. A segunda maior cidade da Croácia também é tombada pela UNESCO. Bares e restaurantes cheios de estilo em casas antigas são um convite atraente para os turistas sentarem e apreciarem o clima, além das visitas a locais como o imenso palácio do imperador romano Diocleciano. A capital do país não conquista de imediato os seus visitantes. Entretanto, após passar por um grande processo de renovação, com a inauguração de restaurantes, cafés e bares, vem lotando os bairros principais de turistas: Kaptol e Gornji Gradec. Os desenhos coloridos que cobrem o telhado da igreja de São Marcos talvez sejam os mais retratados em cartões-postais da capital croata. Em um dia é possível conhecer e curtir a capital, visitando seus museus, o mercado popular de Dolac e seu teatro, aberto em 1890.
Entre as ilhas, Hvar é a mais famosa e é aclamada como a nova Ibiza. Cafés charmosos, lindo litoral e gente de todo o mundo. O porto chegou a ser o principal da Iugoslávia na época do bloco comunista e, atualmente, ainda conserva sua importância.
Rijeka abriga o maior porto do país e está localizada na baía de Kvarner, uma reentrância do mar Adriático. Além da paisagem costeira, a cidade respira charme e cultura. Seu centro histórico com antigos palácios e igrejas, boa vida noturna, cafés charmosos, museus e a imponente fortaleza de Trsat estão entre as principais atrações.
Outra charmosa cidade portuária é Zadar. A cidade velha é rodeada por muralha e abriga monumentos medievais e renascentistas. Um dos maiores símbolos é a ponte que liga a cidade velha da nova.
Com tantas atrações, ainda sugerimos reservar um ou dois dias para desfrutar de Zagreb, capital da Croácia. Sua arquitetura remete ao antigo império austro-húngaro e ainda vemos influências renascentista, barroca e medieval. Galerias de arte, bares descolados e patrimônios históricos recebem gente do mundo inteiro.
Parque Nacional de Plitvice: criado em 1949, estende-se por 20.000 hectares, a 195 km de Zagreb. Possui dezesseis lagos interconectados por cascatas e é rodeado de bosques profundos onde vivem cervos, ursos, aves, lobos, javalis e outros animais selvagens. Oferece trilhas e pontes de madeira aos visitantes que queiram percorrê-lo. Desde 1979, é considerado Património da Humanidade pela UNESCO.
Outra sugestão é combinar a Croácia com os vizinhos Bósnia, Montenegro e Eslovênia.
Na Bósnia-Herzegovina, visitar a capital Sarajevo, uma das cidades mais orientais e de maior diversidade da Europa, é percorrer a história de todo o continente.
Mostar, de grande beleza natural, está localizada em um lindo vale onde o tranqüilo Rio Neretva cruza a cidade. Pocitelj, cidade declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, tem uma imponente fortaleza. Já Medjugorje é um dos mais conhecidos lugares de peregrinação no mundo por causa da aparição da Virgem Maria em 1981.
A República de Montenegro, também no Mar Adriático, é um espetáculo de beleza natural à parte, graças as suas baías - uma delas Patrimônio da Humanidade - e por ser o local que abriga o único fiorde do Mediterrâneo do mundo.
Na Eslovênia nos deparamos com cavernas, castelos, paisagens montanhosas e o famoso Lago Bled, de águas verde-esmeralda.
Uma viagem perfeita quem busca lindas paisagens e forte cultura debruçadas no mar.