Taxa de Preservação Ambiental: todo visitante deve pagar a Taxa de Preservação Ambiental (TPA). Ela é calculada por dia e aumenta progressivamente de acordo com o tempo de permanência na ilha. A taxa deve ser paga no aeroporto no momento do desembarque, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito, ou pela internet através do site:
http://www.noronha.pe.gov.br
Os valores arrecadados são destinados a manutenção das condições ambientais e ecológicas do Arquipélago.
Importante: os pacotes não incluem a taxa de preservação.
Mergulho: prepare-se com antecedência e faça um curso de mergulho. Se você não tiver disponibilidade de tempo, existe a opção de batismo na Ilha . Se possível, leve seus equipamentos básicos de mergulho (máscara e snorkel; é possível alugar os outros equipamentos como: colete, regulador e roupa de neoprene). É cobrado pelo IBAMA, uma taxa de R$ 10,00 para cada dia de mergulho dentro do Parque.
Imperdível: não perca as palestras gratuitas, educativas e informativas do IBAMA e Projeto TAMAR, realizadas todas as noites, a partir de 21h00, no auditório do TAMAR. Confira a programação: Fone: (81) 3619-1174 e através do site:
www.tamar.org.br
Gastronomia: não deixe de experimentar o petisco mais conhecido na ilha: o Tubalhau, feito de massa de macaxeira e carne de tubarão. A ilha possui diversas opções de restaurantes, inclusive em algumas pousadas: Zé Maria, Maravilha, Teju Açu e Pousada do Vale.
Energia elétrica: 220V
Fuso horário: 1 hora a mais em relação ao horário de Brasília, exceto durante o horário de verão.
Comunicação: apesar da distância do continente, a ilha possui bons serviços de comunicação. Os telefones celular funcionam através da Banda A, o telefone convencional faz ligações DDI ou DDD, os principais emissores de TV têm seus sinais retransmitidos através de uma emissora local, e a rádio FM retransmite programação de uma rádio em rede nacional.
Abastecimento: é feito através de barcos cargueiros provenientes de Recife e Natal. O valor da carga é substancialmente alto e isso reflete nos preços praticados em vários itens. O tempo de travessia do continente até o arquipélago é de, aproximadamente, 40 horas em viagens feitas a cada 15 dias. Por este motivo, não espere encontrar grande variedade de produtos nos supermercados.
Serviços bancários: existe apenas uma agência do Banco Real e um caixa eletrônico da Rede 24 horas. A agência não faz serviços de câmbio no continente, por isso recomenda-se fazer o câmbio antes do embarque para a ilha. Cheques e cartões de crédito são aceitos.
Recursos médicos: a ilha possui uma pequena farmácia e um hospital público que atende casos de primeiros socorros e pequenos cirurgias. Recomenda-se levar remédios que estejam em uso.
Aluguel de buggy: para os mais independentes, uma boa alternativa é o aluguel de buggy e motos, desde que se tenha documentação regular para dirigir. Na maioria das vezes, os veículos alugados não são entregues com combustível, sendo o locatário responsável pelo abastecimento. Alugue sempre de empresas recomendadas. Consulte-nos!
Cuidados: em Noronha, o sol é sempre muito forte, portanto não se esqueça de usar protetor solar adequado e beber bastante água. Aproximadamente, 90% de toda água que abastece a ilha é proveniente da chuva e armazenada em açude, para tratamento e distribuição. Por isso, fique atento e evite desperdícios. T
odo lixo produzido na ilha é reciclado numa usina de tratamento. O que é reciclável é transportado ao continente e o lixo orgânico é utilizado como adubo.
A ilha apresenta temperatura média de 26º C e pode ser visitada o ano todo. No entanto, há algumas variantes que podem determinar a escolha do período para sua viagem, de acordo com o seu iteresse:
- de dezembro a fevereiro, as ondas estão mais altas, o que favorece a prática do surfe;
- de março a julho, as chuvas marcam presença, intercaladas pelo sol. Neste período, é possível encontrar pacotes de viagem promocionais;
- para ver a desova das tartarugas e acompanhar a abertura de seus ninhos, viaje entre janeiro e junho;
- setembro e outubro são os meses mais indicados para o mergulho livre, pois a água do mar está mais limpa e calma. Já o mergulho autônomo pode ser praticado em qualquer época do ano, em diferentes pontos da ilha.