Principais Atrações
Lajedo da Soledade: outra relíquia arqueológica localizada no Rio Grande do Norte. Formado por rocha calcária entrecortada por pequenos canyons, possui dezenas de cavernas e abrigos sob rocha decorados com pinturas pré-históricas. Também abriga um pequeno museu que exibe, por exemplo, fósseis de animais gigantes da Idade do Gelo encontrados ali.
Parque Palenteológico do Vale dos Dinossauros: área em que foram encontradas pegadas de dinossauros fossilizadas, provando que eles estiveram no sertão brasileiro há 120 milhões de anos. As primeiras pegadas encontradas estão na chamada Passagem das Pedras e são de iguanodonte, um semibípede que pesava 3 toneladas. Há vestígios também do temido tiranossauro rex e de um pterodáctilo.
Pico do Cabugi: único vulcão brasileiro. Com seus 28 milhões de anos ainda mantém o formato original.
Serra Branca: nessa região do Rio Grande do Norte, há uma fazenda típica com morros graníticos que contêm diversas piscinas naturais formadas pela água das chuvas. Nessas piscinas encontram-se fósseis de animais do período glacial, como a preguiça e o tatu gigantes e o tigre dentes-de-sabre. É possível tomar banho nas piscinas naturais somente entre março e julho (época das chuvas). Outra atração são as pinturas e gravuras feitas pelos indígenas que habitavam a região milhares de anos atrás.
Dicas
Arqueologia: o Vale dos Dinossauros é uma região imperdível para quem gosta de arqueologia.
Lendas: é interessante ouvir as histórias e lendas dos moradores de Sousa.
Temperatura: por ser tratar de uma região muito quente, não esqueça de levar o protetor solar, roupas leves e sempre leve água para as caminhadas.
Melhor Época
No Agreste, o período de chuvas é de março a junho e o período mais quente é de outubro a março. O melhor período para visitação é de março a outubro. As noites têm sempre temperatura agradável.