Principais Atrações
Arvorismo: consiste na travessia de pontes, interligando várias árvores formando um percurso próximo as copas. O circuito está numa área de 5000 m2 de Mata Atlântica onde o praticante tem à sua disposição um percurso composto por 17 atividades, totalizando 227 metros de trilhas suspensas com plataforma de até 9 metros de altura. Dentre as atividades, as 4 primeiras aplicam-se ao treinamento e manejo dos equipamentos de segurança.
Cachoeira do Cleandro: acesso por barco ou canoa, a partir da Praia da Concha. Formada pelo Rio de Contas, possui de duas seções de quedas d’água e belas piscinas naturais.
Cachoeira da Usina: localizada no caminho para a praia de Jeribucaçú. A cachoeira foi antiga usina geradora de energia para Itacaré, em 1942, época do apogeu do cacau. Possui queda de 25 metros de altura, formando uma belíssima piscina natural em meio a Mata Atlântica.
Cachoeira do Tijuípe: linda cachoeira com 4 metros de queda e uma enorme piscina natural de água cristalina.
Engenhoca e Hawaizinho: têm acesso pela estrada BA-001. A partir daí, o percurso pode ser feito a pé ou bicicleta, passando em meio a coqueirais e a Mata Atlântica. São praias desertas, protegidas por recifes. As preferidas dos surfistas e dos que buscam tranquilidade.
Itacarezinho: praia deserta com 3,5 km de extensão, rica em piscinas naturais, formações rochosas e água doce. É ponto de desova de tartarugas. Acesso por trilha, em caminhada de 25 minutos, pela Mata Atlântica.
Jeribucaçu: situada em fazenda particular, a 8 km de Itacaré, Jeribucaçu é uma praia paradisíaca, com muitos coqueiros e rio de água transparente. Acesso pela estrada-parque até a entrada da fazenda, e 30 minutos de caminhada até a praia. A partir de Jeribucaçu, existe uma pequena trilha que leva até a Praia de Arruda, com 30 metros de extensão.
Prainha: é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil e cartão postal da região. Cercada pela Mata Atlântica, possui águas transparentes e um belo coqueiral. Praticamente deserta, conta apenas com uma barraquinha de água de coco.
Praia de São José: localizada em área de proteção ambiental, dentro do complexo Villas de São José. Possui areias brancas, muitos coqueiros, e um pequeno riacho.
Praias urbanas: a praia com maior infra-estrutura é a Praia da Concha, pertinho da cidade. Possui inúmeros coqueiros e ondas calmas, e oferece cabanas de bebidas e petiscos. A praias de Resende, Tiririca, Costa, Ribeira possuem fácil acesso, estão localizadas próximas ao centro da cidade, e são bastante freqüentadas pelos visitantes. Para quem gosta de surfar, a praia de Tiririca tem ondas mais fortes.
Rio de Contas: é o principal rio da região. Além do tradicional passeio de barco ou de canoa, oferece uma boa dose de aventura, como a prática de rafting e rapel. É pelo rio também que se chega a belas cachoeiras, como a do Cleandro, que fica a 30 minutos de barco partindo da foz. No passado, o leito do Rio de Contas serviu de guia para os bandeirantes em busca de ouro.
Dicas
Gastronomia: vale a pena jantar no Beco das Flores, Pizzaria Boca de Forno e também no "O Resataurante". Há barracas nas praias de Tiririca e Itacarezinho que oferecem almoço à beira-mar. Não deixe de provar o bobó de camarão e a moqueca de peixe no restaurante da Tia Deth.
Capoeira: para quem gosta de capoeira, a cidade está cheia de grupos que jogam diariamente.
Dinheiro: leve sempre dinheiro trocado! É bem complicado trocar notas com valor alto na região. A maioria dos estabelecimentos na região aceitam cartões de crédito.
Luau: em algumas noites há luau na Praia da Concha.
Passeios imperdíveis: se você gosta de aventura, não perca o rafting no Rio de Contas. Outra opção é realizar o Off Road até a Península de Maraú e mergulhar nas piscinais naturais de Taipus de Fora. Se você tiver mais tempo, o ideal é conjugar os dois destinos Itacaré e Maraú e conhecer melhor toda a região.
Trilhas: para realizar as caminhadas é importante levar papete ou tênis.
Agito noturno: para quem gosta de dançar, existem animados forrós em Itacaré.
Melhor Época
O clima da região de Itacaré é quente e úmido, com temperaturas que variam entre 25ºC e 30ºC. O sol é companhia o ano todo, com chuvas mais freqüentes entre os meses de maio e julho, estação das melhores ondas e época preferida pelos surfistas.