EN PT
+55 11 5571-2525

Chapada Diamantina e Costa do Dendê - 12 dias

Vales do Capão e do Pati, Lençóis, Salvador, Costa do Dendê, Boipeba, Maraú

O Vale do Pati é considerado uma das travessias mais encantadoras do Brasil. Uma experiência completa reunindo inúmeras belezas naturais, contato com a história, os hábitos e culturas locais.
A Costa do Dendê é um verdadeiro mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários. O roteiro contempla uma trilha em Boipeba e outra em Maraú, ambas imperdíveis e, dois dias inteiros para relaxar nestes paraísos baianos.

Roteiro


1º Dia – SALVADOR / LENÇÓIS – VALE DO CAPÃO: Lençóis – Morro do Pai Inácio e Vale do Capão
Apresentação no aeroporto com 2 horas de antecedência para embarque com destino a Lençóis. Chegada ao aeroporto de Lençóis, recepção e traslado até o Rio Mucugezinho, onde teremos um delicioso almoço de comidas típicas a beira do rio. Após almoço e banho no rio, seguimos rumo ao Morro do Pai Inácio, onde contemplaremos um dos cartões postais mais famosos da Chapada Diamantina. Terminamos o dia na Vila do Capão para início da trilha no dia seguinte. Pernoite no Vale do Capão.

2º Dia – VALE DO CAPÃO - VALE DO PATI: Gerais do Vieira e Rio Preto
Café da manhã. Dia de entrada no Vale do Pati. Saída às 08h00min e traslado até “Bomba”, início da trilha. A primeira parte da caminhada é a subida do Bomba até o Gerais do Vieira, com o visual incrível do Vale do Capão. A segunda parte é a travessia dos Gerais do Vieira e do Rio Preto, duas áreas planas extensas, de cerca de 14 km. Parada para lanche no Mirante, curtindo o visual da Serra da Lapinha e do Morro do Pati. Terminamos o dia na casa de Seu Wilson. Pernoite em casa de nativos – Seu Wilson.

3º Dia – VALE DO PATI: Cachoeira dos Funis e Gruta do Castelo
Café da manhã. Trilha pelo leito do Rio Funis, passando por incríveis cachoeiras, até a cachoeira dos Funis. Parada para banho e lanche de trilha. Continuação subindo a Serra da Lapinha, para visitar a Gruta do Castelo, uma enorme gruta de quartzito localizada no topo. É possível atravessá-la e apreciar a vista do outro lado do vale. Fim da caminhada após a descida da trilha. Pernoite em casa de nativos – Dona Léia ou Raquel.

4º Dia – VALE DO PATI - LENÇÓIS: Cachoeirão e Guiné
Café da manhã. Caminhada em direção a vista de cima do Cachoeirão, uma das maiores atrações do Pati, é uma impressionante cachoeira de 300 metros com várias quedas de água, chegando a quase 20, na época de chuvas. Parada para mergulho e lanche de trilha. No último trecho da trilha, descemos pelo Morro do Beco, chegando ao Guiné, com o visual do fim de tarde na Serra do Esbarrancado. Ao final, traslado de carro até Lençóis. Pernoite em Lençóis.

5º Dia – LENÇÓIS / SALVADOR
Café da manhã e check out, em horário pré-determinado saída para traslado ao aeroporto de Lençóis para embarque com destino a cidade de Salvador. Recepção e traslado ao hotel de Salvador. Pernoite em Salvador.

6º Dia – SALVADOR / BOIPEBA
Café da manhã e check out, em horário pré-determinado saída do hotel de Salvador em carro privativo e lancha rápida privativa rumo a Boipeba. Duração de 4 horas de carro e mais 40 minutos de lancha rápida. Pernoite em Boipeba.

7º Dia – BOIPEBA: Trilha para a Cova da Onça
Café da manhã. Sairemos do povoado de Velha Boipeba conhecendo as ruas do vilarejo onde ficam as casas dos nativos e moradores de Boipeba, pegaremos um trilha com destino á Cova da Onça em meio a uma vegetação de campo onde veremos variedades de árvores frutíferas como cajueiro, jaqueiras e a mangabeiras que é a árvore que produz o fruto mais popular da região a saborosa mangaba. Logo em seguida passaremos pela ponte dos cavalos onde atravessaremos o rio do Oritibe conhecendo também o povoado de Monte Alegre que foi antigo quilombo de negros que se refugiavam dos massacres dos senhores de engenho. Entraremos na mata do serrão onde caminharemos por trilhas chamadas "caminhos dos piaçaveiros", eram trilhas usadas por trabalhadores rurais das fazendas de piaçava, logo mais a frente entraremos na trilha de mata grande onde caminharemos por oito quilômetros até chegar ao povoado de Cova da Onça, nesta trilha veremos remanescentes da Mata Atlântica variedades de árvores como taipeba, olandi, murisi, amargosa, poti, maçaranduba, angeli entre outras que veremos no decorrer da caminhada. Chegaremos ao povoado de São Sebastião conhecido como Cova da Onça onde a origem do nome é curiosa, ali fica uma espécie subterrânea que lembra uma cova, onde acredita que existe uma imagem de São Sebastião deixada pelos Jesuítas, essa cova serviu de esconderijo para os Jesuítas fugirem dos ataques dos Índios. Visitaremos a vila de pescadores, nesse local a pesca é intensa, destacando-se a pesca de linha, rede de cerco e nos recifes encontra-se polvos e lagostas. Voltaremos no fim de tarde onde teremos a opção de voltar de barco ou retornar pelo mesmo caminho, por isso é bom preparar o espírito aventureiro. Pernoite em Boipeba.

8º Dia – BOIPEBA:
Café da manhã. Dia livre para atividades independentes em Boipeba. Pernoite em Boipeba.

9º Dia – BOIPEBA / PENÍNSULA DE MARAÚ
Café da manhã. Em horário determinado traslado para a Península de Maraú. Pernoite em Maraú.

10º Dia – PENÍNSULA DE MARAÚ: Trilha pelas Cachoeiras do Tremembé
Café da manhã. Você não tem vontade de tomar um delicioso banho em uma pequena cachoeira no meio da mata? Neste passeio, iremos vivenciar a Mata Atlântica com suas belezas naturais, árvores, flores, cheiros, sons e sua energia revigorante. Partindo do Porto de Jobel, em confortável embarcação, subiremos o Rio Maraú onde apreciaremos a diversidade do manguezal, berçário de todo o ecossistema marinho. Após 1 hora de navegação, chegaremos a cachoeira do Tremembé que floresce de dentro da Mata Atlântica e despenca diretamente na água salgada do mar. Após curtir o visual fascinante e dar um mergulho nas águas espumantes de baixo da cachoeira vamos até a pitoresca Vila do Tremembé. Caminhando pela vila, iniciaremos nossa trilha (+- 10 km, 3 horas de caminhada) passando por plantações de mandioca e cacau dos moradores. Aos poucos a mata cerca o céu e fascinando nosso olhar. Subiremos por uma antiga trilha dos escravos, cruzando rios e riachos, passando por formigueiros gigantes, escadas de macaco, buracos de Tatu e outras peculiaridades da mata. Em seguida vamos descer até o vale do Rio Beirão chegando nas Corredeiras do Rio Beirão, uma pausa para apreciar e sentir a energia e lanchar. A brincadeira agora será andar pelas águas do rio, pular de pedra em pedra e receber uma relaxante hidromassagem natural nas “banheiras” formadas pelas pedras do Poço Fundo. Cercado pelo verde da mata e pelo frescor da água, você corre grande risco de querer ficar ali para sempre... De volta a Baía de Camamu faremos uma visita a nossa sede histórica, a cidade de Maraú, fundada em 1794 pelos frades Capuchinhos e retornamos para a pousada. Duração aproximadamente 6 horas, grau de dificuldade médio e dependendo das condições físicas alto. (A ordem poderá ser invertida de acordo com a maré do dia do passeio) Pernoite em Maraú.

11º Dia – PENÍNSULA DE MARAÚ
Café da manhã. Dia livre para atividades independentes na Península de Maraú. Pernoite em Maraú.

12º Dia – PENÍNSULA DE MARAÚ / ILHÉUS
Em horário determinado traslado para o Aeroporto de Ilhéus.


Quer realizar essa viagem?
Enviaremos o seu orçamento o mais rápido possível.
Entre em contato com a nossa equipe pelo formulário abaixo ou pelo e-mail:
comercial@ciaeco.tur.br


O pacote inclui


- Traslado Lençóis até o Rio Mucugezinho com almoço e banho;
- Visita ao Morro do Pai Inácio;
- 01 pernoite no Vale do Capão com café da manhã;
- Trilha Vale do Pati: Gerais do Vieira e Rio Preto com lanche de trilha;
- 01 pernoite no Vale do Pati com café da manhã e jantar em casa de nativo - Seu Wilson;
- Trilha Vale do Pati: Cachoeira dos Funis e Gruta do Castelo com lanche de trilha;
- 01 pernoite no Vale do Pati com café da manhã e jantar em casa de nativo - Dona Léia ou Raquel;
- Trilha Vale do Pati: Cachoeirão e Guiné com lanche de trilha;
- 01 pernoite em Lençóis com café da manhã;
- Traslado Lençóis / Aeroporto de Lençóis;
- Traslado Aeroporto de Salvador / Hotel em Salvador;
- 01 pernoite em Salvador com café da manhã;
- Traslado privativo Salvador / Boipeba em carro e lancha privativa;
- 03 pernoites com café da manhã em Boipeba;
- Trilha para a Cova da Onça em Boipeba;
- Traslado Boipeba / Península de Maraú;
- 03 pernoites com café da manhã na Península de Maraú;
- Trilha pelas Cachoeiras do Tremembé com lanche de trilha;
- Traslado Península de Maraú / Aeroporto de Ilhéus;
- Seguro viagem plano Vip - Brazilian Assist

O pacote não inclui


- Parte Aérea,
- Serviços de comunicação (telefonia e internet);
- Refeições não informadas e bebidas;
- Demais serviços não descritos acima.

*Os preços estão listados em reais, dólares americanos ou euros (conforme especificação) e estão sujeitos à alterações sem aviso prévio.
A taxa sobre transações/remessas internacionais (IRRF) não está inclusa no valor dos pacotes.
Consulte tarifas especiais para os feriados e datas comemorativas.

Tem dúvidas ou sugestões e quer enviar uma mensagem para nossa equipe? Preencha o formulário abaixo.

 
Nome
Telefone
Telefone 2
E-mail
Como conheceu a Cia Eco?
Selecione
Mensagem
Desejo receber promoções e novidades da Cia Eco
Digite os caracteres da imagem
 
CAPTCHA
Change the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code