Pacotes de viagens para Ushuaia com especialistas
A cidade mais austral do mundo é um dos principais destinos para quem visita a Patagônia Argentina. É a última cidade antes de você chegar na Antártida, por isso ficou conhecida como “a cidade do fim do mundo”. Capital da província Terra do Fogo, a charmosa Ushuaia é a porta de entrada para quem deseja conhecer mais a fundo a natureza patagônica.
Até meados do século XX, Ushuaia abrigava um presídio e minas de carvão em uma época de disputa territorial com o Chile. Atualmente esse presídio e a linha férrea que levava os presos para trabalhar nas minas fazem parte do patrimônio histórico da cidade. Essas atrações são visitadas pelos viajantes que desejam conhecer sobre a cultura e história local.
A capital da Terra do Fogo é uma cidade portuária e tem uma boa infraestrutura. Possui hotéis para todos os gostos e perfis, restaurantes e lojinhas, mas o grande atrativo da cidade é, sem dúvida, sua beleza natural. O Parque Nacional Terra do Fogo oferece o passeio do famoso “Trem do Fim do Mundo” e belos visuais dos seus bosques com montanhas, glaciares e lagos. O passeio em um veículo 4x4 pelo Lago Escondido e Fagnano é imperdível, oferece vistas incríveis e um churrasco no refúgio em meio à natureza habitada por animais como castores, raposas e aves. Ao navegar pelo Canal de Beagle, os viajantes têm a oportunidade de conhecer ilhas que abrigam a fauna local: aves, lobos marinhos e os pinguins-de-magalhães, que podem ser vistos no verão lá na Estância Hearberton.
Uma experiência única para conhecer as belezas da região lá do alto e em 360° é o sobrevoo de helicóptero. A opção mais completa sobrevoa a cidade de Ushuaia, o Glaciar Martial e inclui vistas do topo do Monte Olivia, Vale Carbajal, Laguna Esmeralda e da Cordilheira dos Andes. Um passeio para tornar a viagem ainda mais inesquecível.
No inverno as atividades também são variadas: snomobile, trenós, raquetes de neve e esqui no Cerro Castor. São 28 pistas de esqui e snowboard para os amantes das atividades no inverno.
Principais Atrações
Confira as principais atrações:
Canal de Beagle: separa as ilhas do extremo sul do continente da Terra do Fogo, no extremo da América do Sul. Marca também a fronteira entre o Chile e a Argentina. Pode-se navegar pela região, partindo do porto de Ushuaia, visitando várias ilhas pelo caminho, como a dos Pássaros, Alicia, Bridges e Redonda. Na regão, pode-se avistar lobos marinhos, pingüins magalhânicos, cormoranes e outras aves marinas. Preferencialmente no verão se chega à estância Harberton, onde viveu o primeiro homem branco na Terra do Fogo.
Cerro Castor: o centro de esqui que tem a temporada de neve mais extensa da América do Sul encontra-se a 26 Km de Ushuaia . Possui 20 kilometros distribuídos em 19 pistas e está localizado a 195 metros sobre o nível do mar, alcançando em seu cume 1.057 metros. Dados gerais: Ski-Lifts: 5 ski-lifts; Desnível: 772 metros; Expert: 25%; Avançado: 30%; Intermediário: 45% e Principiante: 30%. Veja o mapa de pistas do Cerro Castor ao final desta página.
Cuevas del Alvear: localizado a 26 Km de Ushuaia, é um dos cerros mais emblemáticos dos Andes fueguinos, por ser uma das elevações de maior altura da parte argentina, e por ter o cume quase plano, coroado de gel e neve durante o ano todo. Apesar de estar próximo à cidade, é um lugar agreste e solitário, que guarda muitas surpresas, como guanacos em bandos, condores e o zorro colorado.
Estância Harberton: fundada em 1886 pelo missionário anglicano Thomas Bridges, encontra-se a 90 km de Ushuaia, às margens do Canal de Beagle. É o porto mais próximo da Isla Martillo, sendo ponto de partida para alcançá-la, geralmente em botes semi-rígidos (15 minutos). No local, encontram-se as instalações típicas de uma fazenda fueguina, um cemitério indígena, um museu de ossos de mamíferos marinhos e a casa de chá administrada pela família Goodall, descendente direta de Bridges e ainda proprietária da estância.
Glaciar Martial: a 7 Km da cidade, constitui a fonte de água potável mais importante de Ushuaia. Durante os meses de inverno, no monte Glaciar Martial funciona um Centro de Esqui. Do teleférico, tem-se vista para o Glaciar, Ushuaia, Canal de Beagle e da Ilha Navarino, no Chile.
Ilha Gable: é a maior e mais bela ilha desabitada do canal de Beagle, onde se vêem lengas bandeiras, árvores inclinadas pela ação do vento. No local há também um antigo refúgio de meados do século passado, que serve de ponto de parada aos visitantes que se dirigem para lá para caminhar.
Ilha Martillo: durante a temporada de verão, pingüins magalhânicos da zona se estabelecem na ilha com fins reprodutivos. A ilha representa uma das três colônias presentes na Terra do Fogo. Compartilham o hábitat com os pingüins, albatrozes, petréis, cormorões, gaivotas e outras aves. É possível desembarcar na ilha com o acompanhamento de um guia local especializado, o qual fornece explicações detalhadas sobre o ciclo de vida desses animais.
Lago Escondido: localizado a 60 Km de Ushuaia, encravado na cordilheira, ao pé do Paso Garibaldi, oferece uma paisagem impressionante. Para chegar na região do lago, são percorridos 36 Km de um caminho composto de pedras roladas. No local, as atividades são caminhadas pelas montanhas e pesca.
Lago Fagnano: localizado a 100 Km ao norte de Ushuaia, é dividido entre a Argentina e o Chile. Era chamado de "descanso do horizonte" pelos nativos, porque a linha imaginária do horizonte onde está a cordilheira dos Andes é interrompida pela linha formada pela superfície do lago. É um espelho d´água impressionante, rreconhecido internacionalmente pela pesca de trutas e salmão.
Lago Yehuin: está a 160 Km ao norte de Ushuaia, em um local privilegiado para se praticar pesca esportiva, navegação, cavalgadas, trekking e mountain bike.
Mergulho em Ushuaia: as águas da região são cristalinas e ótimas para o mergulho, mas a melhor época para realizá-lo se encontra entre os meses de março a dezembro, já que a atividade solar permite uma visibilidade que supera os 15 metros. A temperatura da água varia de 0 a 4°C.
Museu do Fim do Mundo: O museu abriu as portas em 1979 e é dedicado à valorização da história local. Suas coleções são exibidas em cinco salas dedicadas aos nativos, aos exploradores, aos vestígios de antigos naufrágios e à história natural. Tem biblioteca e boutique.
Parque Nacional da Terra do Fogo: é o mais austral do continente, com 63 mil hectares. Ocupa 6 Km do Canal de Beagle e faz divisa com o Chile. A fauna é composta de guanacos, raposas vermelhas (típicos), castores canadenses e coelhos. O parque encontra-se localizado a 11 km de Ushuaia, é o único da Argentina que possui costas para o mar, proporcionando uma lnda vista de lagos, florestas e turfeiras para os amantes da natureza. A partir de Ushuaia, é possível realizar atividades como o trekking e passeios de caiaque pelo Rio Lapataia, de águas claras e tranqüilas.
Parque Nacional Lapataia: está a 18 Km de Ushuaia. Foi criado em 1.960 para proteger a porção mais austral de bosques subantárticos. No parque, é possível caminhar até o Canal de Beagle, pela Bahia Ensenada. A outra via de acesso é pela Bahia Lapataia, a mais utilizada pelos turistas.
Paso Garibaldi: Parada obrigatória para quem visita Ushuaia, de onde se tem uma vista magnífica dos Lagos Fagnano e Escondido e de toda a região. O visual é de montanhas cobertas de neve no inverno e muito verde no verão.
Trem do Fim do Mundo: antigamente, os presidiários eram transportados de trem para fornecer lenha à população. Hoje, é utilizado para resgatar a história da Patagônia. O ponto de partida do passeio histórico é a Estação do Fim do Mundo, localizada a 8 Km de Ushuaia. Durante o trajeto, são vistas florestas antigas, turfeiras, rios e a reconstrução de um assentamento nativo. Faz-se uma parada na cascata Macarena e a última parte do passeio é feito dentro do Parque Nacional da Terra do Fogo.
Valle Tierra Mayor: localizado a 22 km de Ushuaia, é o centro de esqui mais completo da região, sendo pioneiro na prática e aluguel de wind-ski e motos-trenó. Também é possível realizar caminhadas.
Dicas
Bagagem: é permitida 1 mala com 20 Kg por passageiro, além da sacola de mão de 8 Kg. Lembre-se de identificá-la e fechá-la com cadeado.
Documentação: para brasileiros, não há necessidade de visto para a entrada na Argentina. O único documento exigido é a Carteira de identidade em bom estado de conservação, foto recente e no máximo 10 anos de emissão (a contar com a data de embarque), ou passaporte válido. NÃO SÃO ACEITAS para embarque: Carteira Nacional de Habilitação, Carteiras emitidas por entidades de classe CREA, OAB, CRM e entidades militares. Recomenda-se levar o passaporte dentro da validade.
Vacina: na região não há necessidade de vacinas específicas. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, você pode consultar o Ambulatório de Medicina do Viajante: (11) 5084-5005. Avenida Borges Lagoa, 770. É importante ligar para agendar uma visita.
Fuso Horário: o mesmo de Brasília
Idioma: Espanhol
Moeda: Peso Argentino. É recomendado levar dólar e realizar a troca por pesos localmente. Para ter uma idéia do valor do câmbio, você pode consultar: www.cotacao.com.br.
Imperdível: tour de caiaque com Isla Martillo (pinguinera)
Energia Elétrica: a corrente elétrica da região é de 220 volts. No comércio local é facilmente encontrado adaptadores para diversos aparelhos utilizados em todo mundo.
Embaixada: contato da embaixada da Argentina no Brasil: (61) 3364-7600 . Fax (61) 3364-7666
Alfandêga Brasileira: ao desembarcar no Brasil, são permitidos objetos de uso pessoal, roupas e brinquedos e U$500 em eletrônicos, mais U$500 de Free Shop.
Gastronomia: o vilarejo oferece diversas opções de restaurantes. Aproveite os assados e os vinhos da região. Há também pizzarias e lanchonetes muito boas.
Ligações para o Brasil: para realizar chamadas a cobrar, utilize os códigos da Argentina: 08009995500 (Telefônica). Depois escolha o idioma no qual deseja ser atendido e por último escolha uma das opções de ligação:
1- Ligações automáticas;
2- Ligações com cartão telefônico;
3- Ligações com auxílio de operador
Cuidados: é sempre bom contar com um agasalho em qualquer ocasião, já que o clima é bastante instável. Prefira os agasalhos sobrepostos e leve uma mochila consigo para guardá-los. Para saídas às áreas de campo e montanha, é indispensável o uso de capa de chuva, calçados impermeáveis e óculos de sol. Antes de viajar, confira a previsão do tempo (http://br.weather.com) e o check list que será entregue após a confirmação de sua viagem. Em caso de dúvidas, por gentileza, entre em contato com os consultores da Cia Eco.
Melhor Época
Durante todo o ano, o clima da região é frio e úmido com ventos. No inverno, de junho a outubro, a cidade fica coberta de neve e as temperaturas variam entre –6º C e 4º C. É o melhor período para realizar as atividades invernais. No alto do Cerro Castor, as temperaturas podem atingir - 15º.
Já entre os meses de outubro e março, o clima é um pouco mais quente e agradável, com temperatura média de 10° C. Nessa época, os dias ficam mais longos, com duração de até 18 horas. Esse período é ideal para realizar trekkings e passeios de barco.
Para visitar a pinguineira a melhor época é o verão, entre dezembro e fevereiro. É também o período mais indicado para realizar as navegações pelos Glaciares Fueguinos, em veleiros até Puerto Willians ou navios até a Antártida.