Roteiro
1º Dia - Brasil / Santiago/ Calama - San Pedro de Atacama
Chegada ao Aeroporto de Calama, recepção e traslado regular ao Hotel em San Pedro de Atacama. Acomodação e restante do dia livre.
2º Dia - San Pedro de Atacama
Full Day Tour Rota dos Salares e Monjes de la Pacana:
Café da manhã no hotel.
Pantanal de Quepiaco: Localizado a cerca de 1 hora a leste de San Pedro de Atacama, encontramos o rio Quepiaco, que está a aproximadamente 4.500 metros acima do nível do mar e que dá forma e vida ao pantanal que leva seu nome e tem uma área de 28 hectares. A vegetação deste local é típica da planície e apresenta uma vertente que desagua no Salar de Pujsa.
Salar Aguas Calientes e Salar de Quisquiro: Continuaremos nosso caminho para visitar os Monges do Pecan, também conhecidos como Sentinelas de Tara ou Moais de Tara, são enormes pilares de pedra que se erguem verticalmente e solitários no meio do deserto mais árido do mundo. sua forma foi moldada pelo vento por milhares de anos. Avançaremos ainda mais para cruzar o Salar Aguas Calientes, localizado na Puna de Atacama a uma altura aproximada de 4.280 metros acima do nível do mar. Em sua grande extensão é possível apreciar uma paisagem árida, com a presença de llaretas, tolas d'água e tamarugos. Esta salina está rodeada de vulcões e suas águas vêm do rio Pili e da ravina de Chamaca. No limite da estrada podemos observar um grande número de fauna como vicunhas, raposas, vizcachas, chinchilas e pássaros como o flamenco e, se tivermos sorte, condores. Assim, rodeados por uma bela diversidade de flora e fauna, chegaremos ao Salar de Quisquiro, que está localizado na depressão geológica chamada Caldera de la Pacana. É uma salina do tipo praiana com lagoas superficiais de extensão variável. Suas principais contribuições hídricas são o Rio Salado no sul e o estuário de Loyoques no norte. Esta salina está localizada a uma altura aproximada de 4150 metros acima do nível do mar e possui uma área de 80 km2. Retorno ao Hotel em San Pedro.
3º Dia - San Pedro de Atacama
Tour Geysers del Tatio com povoado Machuca: A saída é de madrugada desde o hotel em San Pedro de Atacama em direção ao Altiplano, chegaremos aos 4.320 metros de altitude sobre o nível do mar para visitar um dos campos geotérmicos mais importantes do mundo: Gêiseres do Tatio. Observaremos diferentes manifestações geotérmicas durante a manhã; é pelas temperaturas mais frias e extremas que podemos apreciar enormes colunas de vapor que percorreremos com o guia por 45 minutos para depois nos trasladar até a poça rústica e desfrutar de um reparador banho em águas termais. Tomaremos o mesmo caminho de regresso com uma parada de minutos no bofedal de Putana para conhecer diferentes espécies de aves frente ao Vulcão Colorado. A última parada da nossa viagem é o povoado de Machuca onde a arquitetura Altiplânica da sua igreja ressalta no deserto. Retorno ao hotel em San Pedro de Atacama.
Half Day Tour a Cordilheira de Sal e Vallecito:
À tarde, Iremos para o oeste de San Pedro, para entrar na planície da paciência que faz fronteira com a Cordillera de Domeyko e a Cordillera de la Sal. Esta última, composta por grandes depósitos de sal, gesso e solo argiloso avermelhado, nos oferece um paisagem rica em esculturas naturais. Vamos ao setor conhecido como Vallecito ou Valle de la Micro. Retorno ao hotel em San Pedro de Atacama.
4º Dia - San Pedro Atacama - Hito Cajon - Laguna Verde - Laguna Colorada - Ojos de Perdiz
Café da manhã no hotel e saída em traslado privativo com chegada em Hito Cajon na fronteira com a Bolívia desde de San Pedro
(trocamos de veículo na fronteira). Em seguida entrando na REA (Reserva Eduardo Avaroa), visita a Laguna Verde, única pelos microorganismos ativos que dão cor à água, seguindo pela estrada chegamos às fontes termais de Polques, olhos de água quente devido à atividade vulcânica da região. Visita aos gêiseres "Sol de Mañana", belas fumarolas que se destacam pela manhã. Depois de apreciar as fontes termais, visita-se a Laguna Colorada, uma impressionante amostra de um ecossistema muito diverso em um clima totalmente desolado. A Árvore de Pedra, uma testemunha silenciosa da erosão da terra e do passar dos anos, parte do Deserto de Siloli, uma planície sem vegetação que continua até chegar ao hotel em Ojo de Perdiz. Almoço a caminho. Incluí Jantar no hotel.
5º Dia - Ojos de Perdiz – Colchani
Café da manhã e Saída cedo do hotel para ir ao Salar de Uyuni, para começar o dia visitaremos o mirante do vulcão Ollagüe, onde se avistará sua atividade e uma paisagem desértica, saindo do mirante seguiremos para as lagoas "Joyas Andinas", pequenas lagoas que mostram a biodiversidade da região. Almoço piquenique. Traslado ao hotel em Colchani.
6º Dia – Colchani – Salar de Uyuni - Colchani
Café da manhã e Saída em direção ao Salar para visitar o Cemitério de Trem e a cidade de Colchani onde é possível observar o processo de extração do sal manualmente e também o artesanato de sal local. Visita a Playa Blanca, museu do sal; olhos de sal, interessantes por serem pontos de saída das águas subterrâneas do salar; as formas geométricas dos hexágonos de sal na superfície da salina, montes de sal e vamos atravessar o lago de sal para apreciar as belas paisagens. Almoço piquenique. Continuamos com a visita à Ilha Incahuasi. Esta ilha está localizada no coração da salina e é a maior de um grupo de ilhas que representam um ecossistema isolado. A ilha é povoada por uma espécie de cacto que pode medir até 12 metros de altura, proporcionando um panorama impressionante do local. Apreciaremos o pôr do sol e posteriormente traslado ao hotel.
** A estação seca no Salar começa em abril e termina em novembro. Esta temporada é ideal para fotografia, jogando com perspectivas na superfície.
** A estação das chuvas começa em dezembro e termina em março. Durante esta temporada, todo o deserto de sal é coberto por água, transformando-se em um espelho gigante onde o céu se reflete. Durante esta temporada, a visita à Ilha Incahuasi pode não estar disponível devido a enchentes. Os veículos irão apenas para os locais alagados mais seguros.
INCLUI: Transporte privativo 4x4, alimentação mencionada no roteiro, auxílio de guia bilíngue inglês / espanhol, garrafa para agua e entrada.
NÃO INCLUI: Passagens aéreas, gorjetas e despesas pessoais.
NOTA: Devido ao alagamento das salinas na época das chuvas, por precaução, os veículos só chegarão aos locais alagados mais seguros.
7º Dia - Colchani – Uyuni - Potosi - Sucre
Café da manhã e saída desde hotel de Sal em traslado privado até Potosi. Chegada a Potosi e parada para o Almoço (sem bebidas).
Em seguida visita aos lugares mais importantes e interessantes desta autêntica cidade que foi declarada PATRIMÔNIO CULTURAL DE HUMANIDADE pela UNESCO. Visita à Igreja de San Lorenzo para apreciar sua bela fachada, a Torre da Companhia, o Arco de Cobija, a Casa de la Moneda e a feira de artesanato localizada no bairro colonial da cidade.
Após visita seguiremos em traslado até a cidade de Sucre. Acomodação no hotel em Sucre.
INCLUI: Guia bilíngüe e ingressos.
NÃO INCLUI: Gorjetas ou pagamento para tirar fotos na Casa de la Moneda.
NOTA: A visita à Casa de la Moneda é feita com guia de museu partilhado, não abre às segundas-feiras, aos domingos apenas até às 13h00. nesse caso, o exterior do edifício é visitado.
8º Dia - Sucre / La Paz
Café da manhã e visita ao Museu Histórico da Casa de La Libertad; Museo del Tesoro, que tem uma exposição de alto nível de pedras preciosas e semipreciosas da Bolívia; e o Convento de San Felipe de Nery ou mirador de la Recoleta; o Museu de Arte Têxtil; as fachadas das Igrejas de San Lázaro e Santo Domingo; os principais monumentos históricos e o Parque Bolívar.
Após visita seguiremos em traslado privativo ao aeroporto para embarque com destino a La Paz.
Chegada, recepção e traslado ao hotel em La Paz.
INCLUI: Transporte privado, guia bilíngue e entrada nos museus + ticket aéreo Sucre / La Paz.
NOTA: No domingo a Casa de la Libertad está aberta das 09h00 às 12h30, à tarde apenas visitas ao ar livre. San Felipe Nery só é possível visitar à tarde, para os cultos da manhã será visitado o Museu da Recoleta.
9º Dia - La Paz - Lago Titicaca - Puno
Catamarã: La Paz - Lago Titicaca - Ilhdo a Sol (Sul) - Complexo Inti Wata - Puno
Saída pela manhã em traslado até o Lago Titicaca. Embarque em cruzeiro Catamarã e navegação em direção a Ilha do Sol, berço do Império Inca. Nessa lendária ilha, visita no Jardim, escadas e a fonte Inca, em seguida, visita Complexo Cultural Inti Wata o principal atrativo turístico privado da Bolívia, que inclui o museu subterrâneo de Ekako, centros de medicina tradicional e construção de barcos de Totoras, os terraços agrícolas Pachamama de agricultura Inca, um centro de artesanato, o abrigo Intica e uma variedade de Camelídeos andinos localizados no mirador "Manco Kapac". A visita ao complexo Inti Wata também inclui a possibilidade de uma experiência de navegação única em um barco de Totora ao palácio inka Pilkokaina. Depois embarcaremos novamente no catamarã para logo continuar a navegação desfrutando de um almoço buffet e do majestoso panorama do lao Titicaca. Breve visita ao Santuário da Virgem de Copacabana. Chegada, recepção e traslado ao hotel em Puno.
Inclui: Transporte terrestre regulares com serviço desde hotel, navegação compartida a bordo do cruzeiro Catamarã, almoço no catamarã (sem bebidas), visitas mencionadas no programa, serviço com guia bilíngue (Espanhol - Inglês), gastos de embarque.
Não inclui: Bebidas, gorjetas e despesas pessoais.
10º Dia - Puno
Tour Ilhas Flutuantes de Uros e Ilha de Taquile:
Café da manhã e traslado ao porto de Puno para iniciarmos nossa visita ao Lago Titikaka. Visitaremos as ilhas flutuantes de Uros, onde poderemos observar os indígenas que a habitam e que preservam há séculos seus costumes e crenças. Chamados também de Opovo do Lagos, estes indígenas são descendentes dos povos mais antigos das Américas. Retorno ao hotel e tarde livre. Continuação até a ilha de Taquile, onde a comunidade recebe amavelmente os turistas, mantendo vivas suas tradições, costumes e colorida vestimenta à moda antiga. Os islenhos são hábeis artesãos e plasmam em cada trabalho surpreendentes técnicas desenvolvidas durante séculos por seus ancestrais. Almoço incluso (sem bebidas). No fim da tarde, retorno ao hotel.
11º Dia - Puno / Cusco
Café da manhã e traslado privativo a estação para embarque em ônibus turístico com destino a cidade de Cusco.
O percurso dura aproximadamente 8 horas, com visitas a pequenos sítios arqueológicos. (ingressos não inclusos) e parada para almoço (incluso sem bebidas). Chegada, recepção e traslado privativo ao hotel em Cusco.
12º Dia - Cuzco
City Tour em Cusco e Ruínas Limítrofes + BTC Total:
À tarde, Saída para tour de meio dia à cidade de Cuzco onde conheceremos a cidade imperial, exemplo vivo da mistura da cultura andina e espanhola. Iniciaremos o passeio visitando o convento de Santo Domingo, construído sobre El Koricancha, antigo palácio incaico e principal centro para adoração ao Deus Sol. Seguimos a Praça de armas, onde se encontra a Catedral e a bela Igreja de la Compañia. A visita segue nas quatro Ruínas limítrofes: A Fortaleza de Sacsayhauman, lugar importante utilizado pelos Incas para realizar oferendas e festas em homenagem ao Deus Sol, e finalmente apreciaremos os sítios arqueológicos de Qenko, Puca-Pucará e Tambomacha, localizados ao Noroeste da cidade. Após o tour retorno ao hotel e restante do dia livre.
13° Dia - Cuzco - Vale Sagrado
Tour Vale Sagrado dos Incas - Mercado de Pisac e Ollantaytambo:
Café da manhã e saída para tour pelo Vale Sagrado dos Incas. Visita ao colorido Mercado de Pisac, onde poderá apreciar uma mistura de cores, tradição e gente. A uma distancia de 31km de Cusco, Pisac se localiza na entrada do vale sagrado. O Almoço sera servido em um restaurante local. (cardápio fixo sem bebidas). Continuaremos com o tour a Ollantaytambo, o povoado continua ocupando o mais antigo do continente americano. As estreitas ruas de Ollantaytambo, junto com seus canaisque não foram alterados desde a época inca. Visitaremos a fortaleza de Ollantaytambo destacando seu templo principal. Após o tour acomodação no hotel no Vale Sagrado.
14º Dia - Vale Sagrado - Aguas Calientes - Machu Picchu
Tour a Machu Picchu trem Expedition:
Em horário apropriado saída em traslado à estação ferroviária de Ollanta, embarque no trem Vistadome para visitarmos a cidade perdida dos Incas. Chegada em Águas Calientes e em ônibus seguiremos ao complexo arqueológico de Machu Picchu. Visita guiada ao Santuário Mágico, passando pelo Templo das três janelas, a Praça Sagrada, Intihatana, Palácio Real, o Condor, a Pedra Sagrada. Almoço em Águas Calientes incluso (exceto bebidas). Ao final do tour acomodação no hotel em Aguas Calientes.
15° Dia - Águas Calientes - Cuzco
Café da manhã no hotel e tempo livre para visitar o povoado de Àguas Calientes.
Passageiros que optarem por fazer uma nova visita ao complexo de Machu Picchu, deverão adquirir no local ou na solicitação da reserva um novo ticket de subida do ônibus e ingresso para nova entrada ao complexo ou optar por fazer o tour a montanha de Huayna Picchu.
À tarde, retorno em trem Expedition com destino a Cusco. Chegada, recepção e traslado ao hotel.
Nota: Eventualmente o embarque a Cusco poderá ser feito até a Estação de Ollanta e depois traslado ao hotel, utilizando-se o serviço Bimodal (trem + ônibus ) da Peru Rail. Esta possível alteração será informada na confirmação da reserva.
16º dia - Cuzco/Lima/Brasil
Café da manhã no hotel e traslado privativo ao aeroporto de Cuzco para embarque ao Brasil via Lima. Fim de nossos serviços.
Observação:
No momento não estão sendo realizados os passeios:
Vale da Morte, Vale da Lua
Salar de atacama
Lagunas altiplanicas
*Os preços estão listados em reais, dólares americanos ou euros (conforme especificação) e estão sujeitos à alterações sem aviso prévio.
A taxa sobre transações/remessas internacionais (IRRF) não está inclusa no valor dos pacotes.
Consulte tarifas especiais para os feriados e datas comemorativas.