EN PT
+55 11 5571-2525

Observação de Pássaros - Mamirauá - 5 dias

Pousada Flutuante Uacari, Rio Solimões

A Amazônia é um dos principais destinos para birdwatchers de todo o mundo. Com um alto número de espécies endêmicas, torna-se um destino fantástico como pouco outros. As características únicas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, uma imensa área de floresta de várzea protegida, transforma esta área em um intrigante local para o avistamento de pássaros típicos deste tipo de ecossistema. Existem diversas espécies que só podem ser avistadas, por exemplo, em ilhas do Rio Solimões. A Pousada Uacari oferece a possibilidade de conciliar o conforto de uma pousada flutuante totalmente integrada a esta paisagem e o contato com pesquisadores e guias especializados, que podem fornecer toda informação que um birdwarcher precisa.

Por que escolher esta experiência?

- Maravilhar-se com a cigana ou jacu-cigano (Opisthocomus hoazin). É um pássaro superoriginal, com movimentos desajeitados, um penacho cheio de estilo e um quê de ruminante: ele consegue digerir folhas graças às bactérias de seu sistema digestivo.
- Ver e rever o mutum-piuri (Crax globulosa), endêmicos da floresta de várzea: avistado no alto das árvores, ele chega a 82 cm de comprimento.
- Enxergar detalhes (e colocar à prova o conjunto ótico do binóculo), mesmo do diminuto rabo-de-espinho (Discosura langsdorffi), um dos menores beija-flores do Brasil - e ameaçado de extinção.
- Sonhar em encontrar com o gavião-real (Harpia harpyja), a mais forte e uma das maiores aves de rapina do mundo - dificílima de avistar.
- Divertir-se com pulinhos pelo chão do raro socoí-zigue-zague (Zebrilus undulatus).
- Além de poder avistar várias das 362 espécies de pássaros da Reserva Mamirauá.

Na estação da seca ou na estação da cheia? - Diferentes oportunidades para birdwatchers de acordo com a estação:

Na estação da cheia (maio - junho) os melhores avistamentos são feitos com canoas. Com as trilhas alagadas, o passeio é feito perto da copa das árvores e as aves ficam muito mais próximas, empoleiradas ou em pleno voo.

Durante a estação da seca (Julho - abril) os pássaros que se alimentam de peixes, como garças (Ardeidae) e os biguás (Phalacrocorax brasilianus) podem ser vistos em grande número. As revoadas do bando são impressionantes.

Roteiro


1° Dia - (Sexta) - Origem / Tefé - Reserva Mamirauá - Birdwatching
Pernoite: Pousada Uacari

Embarque de Manaus com destino à Tefé.
Recepção e traslado compartilhado até o porto da cidade para embarque no barco com duração de 1h00 que levará a Pousada Uacari. Depois de viajar pelo rio Solimões por mais ou menos uma hora, entrarão no canal do Lago Mamirauá. Nesse caminho já é possível avistar tangarás-cabeça-amarela (Agelaius icterocephalus), iratuás-grande (Gymnomystax mexicanus) ou iraúnas-veludo (Lampropsar tanagrinus), além de animais aquáticos como o boto (Inia geoffrensis) e o tucuxi (Sotolia fluviatilis).

Seca (Agosto a Abril) e Cheia (Maio a Julho)
Após o check-in, exploração dos arredores da Pousada Uacari passeando com um pequeno barco a motor. Alguns pássaros já poderão ser observados nessa tarde, como por exemplo os papa-cacaus (Amazona festiva), as curicas (Gaydidascalus brachyurus), as arirambas-de-barba-branca (Galbula tombacea) e as arirambas-do-paraíso (Galbula dea), além de vários outros animais.

Nota: traslado ocorre conforme horário de chegada do único voo da Azul.

2° Dia - (Sábado) - Reserva Mamirauá - Birdwatching
Pernoite: Pousada Uacari

Seca (Agosto a Abril)
Antes do café da manhã, possibilidade de fazer um pequeno passeio: nesta hora do dia os pássaros estão em plena atividade! Depois do café da manhã uma trilha será percorrida a procura dos pássaros mais impressionantes da Várzea, como os urus (Capito aurovirens), os tucanosassoviadores (Ramphastos tucanus), os murués-de-crista (Sakesphorus canadensis) e o raro mutum-piuri (Crax globulosa). Na trilha é possível encontrar as incríveis preguiças (Bradypus variegatus), os sonoros guaribas (Alouatta seniculus) e os endêmicos uacaris (Cacajao calvus calvus). Durante a tarde uma trilha diferente será visitada. Adentrando na várzea outros pássaros poderão ser avistados, como o arapaçu-grande (Nasica longirostris) ou o arapaçu-ferrugem (Xiphorhynchus necopinus). Com alguma sorte até é possível avistar o esquivo socó zigue-zague (Zebrilus undulatus). Depois do jantar está programado um passeio de canoa para avistamento de pássaros de hábitos noturnos.

Cheia (Maio a Julho)
Antes do café da manhã, possibilidade de fazer um pequeno passeio: nesta hora do dia os pássaros estão em plena atividade! Depois do café da manhã visitação, em um barco a motor, ao canal do Apara. Esta área abriga diversos animais e aves, como as impressionantes ciganas (Opistocomus hoazin), típicas da Várzea, ou os urus (Capito aurovirens), os murués-de-crista (Sakesphorus canadensis) e o raro mutumpiuri (Crax globulosa). Este canal também é um excelente lugar para encontrar as incríveis preguiças (Bradypus variegatus), os sonoros guaribas (Alouatta seniculus) e os endêmicos uacaris (Cacajao calvus calvus). Durante a tarde, visita à floresta de Várzea alagada, passeando com pequenas canoas a remo perto do topo das árvores, procurando pelo arapaçú-grande (Nasica longirostris) ou o arapaçu-ferrugem (Xiphorhynchus necopinus). Com alguma sorte até é possível avistar o esquivo socó zigue-zague (Zebrilus undulatus). Depois do jantar, está programado um passeio de canoa para avistamento de pássaros de hábitos noturnos.

3° Dia - (Domingo) - Reserva Mamirauá - Birdwatching
Pernoite: Pousada Uacari

Seca (Agosto a Abril) e Cheia (Maio a Julho)
Nesta manhã mais uma trilha da várzea, das 14 possíveis. Chance de procurar por outras espécies, como o mutum-fava (Mitu tuberosa), joão-bobo-de-boné-vermelho (Bucco macrodactylus), gavião-de-pernavermelha (Leucopternis schistacea), formigueiro-chumbo (Myrmeciza hyperythra) e outros. Durante à tarde, visita ao Lago Mamirauá. No caminho até a cabeceira do lago é possível avistar uacaris (Cacajao calvus calvus), jacarés-açú (Melanosuchus niger) e também os alencornes (Anhima cornuta), as ciganas (Opistocomus hoazin) aos bandos, periquitos-estrelinha (Brotogeris sanctithomae) e os pica-paus-de-peito-pontilhado (Chrysoptilus punctigula). O cenário mais amplo da cabeceira do lago apresenta um pôr do sol impressionante, cheio de tons de amarelo, vermelho e rosa refletidos na água como em um espelho. Já será noite na hora do retorno e mais uma vez chance de avistar pássaros noturnos como os mães-da-lua (Nyctibius grandis), corujas-pretas (Ciccaba huhula) ou as corujinhas-amazônicas (Megascops watsonii).

4° Dia - (Segunda) - Reserva Mamirauá - Birdwatching
Pernoite: Pousada Uacari

Seca (Agosto à Abril)
Neste dia a manhã é dedicada à observação de pássaros nas margens do Rio Solimões, especialmente nas ilhas do rio. Certas espécies habitam unicamente este tipo de ambiente, como por exemplo os arredios-de-peito-branco (Cranioleuca vulpecula), os joão-de-barriga-branca (Synallaxis propinqua) e os joão-de-canarana (Certhiaxis mustelinus), os joãozinhos (Furnarius minor) e os formigueiros-preto-ebrancos (Myrmochanes hemileucus). Já as áreas gramadas das beiras podem abrigar papinhos-amarelos (Piprites chloris), caboclinhos-de-peito-castanho (Sporophila castaneiventris), os curiós (Sporophila angolensis) e os estrelas-do-norte (Sporophila bouvronides).A tarde é dedicada a explorar outra trilha.

Cheia (Maio à Julho)
Caso o nível da água permita, manhã de observação de pássaros nas margens do Rio Solimões, especialmente nas ilhas do rio. Certas espécies habitam unicamente este tipo de ambiente, como por exemplo os arredios-de-peito-branco (Cranioleuca vulpecula), os joão-de-barriga-branca (Synallaxis propinqua) e os joão-de-canarana (Certhiaxis mustelinus), os joãozinhos (Furnarius minor) e os formigueiros-preto-e-brancos (Myrmochanes hemileucus). Já as áreas gramadas das beiras podem abrigar papinhos-amarelos (Piprites chloris), caboclinhos-de-peito-castanho (Sporophila castaneiventris), os curiós (Sporophila angolensis) e os estrelas-do-norte (Sporophila bouvronides). A tarde é dedicada a explorar outra trilha, perto da Pousada Uacari.

5° Dia - (Terça) - Reserva Mamirauá - Tefé / Origem
Após o café da manhã, check-out traslado compartilhado para o Aeroporto de Tefé conforme o horário do voo, para retorno à sua cidade de origem.

Na Cheia (Maio a Julho), pequeno passeio antes do café da manhã.

*A programação pode variar conforme o nível da água a cada ano e conforme o tamanho do grupo.

Nota: traslado ocorre conforme horário de saída do único voo da Azul.


Quer realizar essa viagem?
Enviaremos o seu orçamento o mais rápido possível.
Entre em contato com a nossa equipe pelo formulário abaixo ou pelo e-mail:
comercial@ciaeco.tur.br


Forma de pagamento


Parcelamento em cartões de crédito:
Visa ou Mastercard: 40% entrada (depósito bancário ou cheque) + 3 parcelas iguais no cartão
Amex: 40% entrada (depósito bancário ou cheque) + 2 parcelas iguais no cartão

Importante:
- Os cartões de crédito aceitos devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil. A primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.
- Cartões de crédito emitidos fora do país: o pagamento deverá ser feito à vista, em parcela única.

Parcelamento em cheques:
5 parcelas iguais sem juros (cheques pré-datados)
6 parcelas iguais sem juros* (cheques pré-datados)
* Forma de pagamento especial para fechamento de viagens com antecedência superior a 30 dias do embarque.

Importante:
- Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica.
- Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura.

O pacote inclui


Hospedagem
- 4 noites de hospedagem com pensão completa (sem bebidas), na Pousada Uacari

Traslados compartilhados
- Aeroporto de Tefé / Pousada Uacari / Aeroporto de Tefé

Passeios compartilhados
- Birdwatching na Reserva Mamirauá

Seguro viagem
- Assist Card

O pacote não inclui


- Passagem aérea Origem / Tefé / Origem;
- Serviços de comunicação (telefonia e internet);
- Refeições não informadas e bebidas;
- Demais serviços não descritos acima.

Observações


Notas importantes
- Dia de entrada na pousada: às sextas-feiras.
- Valores não são válidos para Natal e Réveillon, consulte-nos!
- O roteiro poderá ser alterado de acordo com as condições climáticas e/ou por motivos alheios a nossa vontade

Bagagem
O limite de bagagens é de 15kg por visitante. Bagagem extra pode ser guardada no escritório da Pousada, em Tefé.

Criança
Por motivos de segurança, a Pousada não hospeda menores de 10 anos.

Vacina
Apesar de não haver foco de febre amarela, é recomendável a vacinação pelo menos 10 dias antes da viagem.

*Os preços estão listados em reais, dólares americanos ou euros (conforme especificação) e estão sujeitos à alterações sem aviso prévio.
A taxa sobre transações/remessas internacionais (IRRF) não está inclusa no valor dos pacotes.
Consulte tarifas especiais para os feriados e datas comemorativas.

Tem dúvidas ou sugestões e quer enviar uma mensagem para nossa equipe? Preencha o formulário abaixo.

 
Nome
Telefone
Telefone 2
E-mail
Como conheceu a Cia Eco?
Selecione
Mensagem
Desejo receber promoções e novidades da Cia Eco
Digite os caracteres da imagem
 
CAPTCHA
Change the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code