Dicas
Moeda: Euro (EUR)
Língua oficial: Grego
Fuso horário: 6 horas a mais em relação ao horário de Brasília
Visto: não é necessário fazer a solicitação antecipada de visto para permanência por até 90 dias. É obrigatório o passaporte ter validade de pelo menos 6 meses a partir da data de retorno.
Gorjetas
- Hotéis: para carregadores de malas de EUR 1 a 2 é bem visto, mas este valor pode ser ajustado dependendo da categoria do hotel. É recomendável deixar gorjeta para camareiras.
- Restaurantes: não é obrigatório, mas é comum arredondar o valor, especialmente quando o pagamento é em espécie. A gorjeta pode ser deixada sobre a mesa ou entregue diretamente ao garçom. Geralmente de 10 a 15% do valor da conta é suficiente.
- Taxi : em uma corrida média é normal deixar 10% do total.
Melhor Época
Recomenda-se visitar a Grécia no fim da primavera ou no começo do outono, quando os números de turistas é mais baixo, os preços desabam e as temperaturas são agradáveis. No inverno os destinos turísticos tendem a ficar vazios, sendo difícil até mesmo encontrar restaurantes abertos; enquanto que no verão, principalmente de julho a agosto, o calor é bem alto, assim como a concentração de pessoas.
Clima: A Grécia tem um clima mediterrânico, com muito sol, temperaturas amenas e uma limitada quantidade de precipitação. Devido à posição geográfica do país, seu relevo acidentado e sua distribuição entre o continente e o mar, há uma grande variação no clima da Grécia.
No verão, os dias quentes e secos são refrescados por ventos sazonais chamados “meltemi”, enquanto que as regiões montanhosas têm temperaturas geralmente mais baixas. Os invernos são suaves em áreas baixas, com uma quantidade mínima de neve e gelo, enquanto que as montanhas geralmente ficam cobertas de neve. Um fenômeno comum é a ocorrência de diferentes condições climáticas durante a mesma época.