Principais Atrações
Punta del Este: localizada no sudeste uruguaio, a 134 Km de Montevidéu, essa ponta que avança para o mar é um dos pontos turísticos mais conhecidos do país. Suas praias se destacam pelas águas cristalinas e pela diversidade, entre mares tranquilos ou com grandes ondas, de areias douradas ou brancas. Os cassinos são o destaque da vida noturna. Entre as praias, Chihuahua é conhecida pela prática do naturismo; Solanas é a mais próxima do centro urbano e a mais conhecida, com um espetacular entardecer e tranquila por estar abrigada pela Punta Ballena; Montoya é uma das mais belas praias de Punta del Este, frequentada por surfistas e pela juventude – entre esta e Manantiales encontra-se um pedregal, abrigo de corvinas brancas; a Playa Barra é a mais frequentada à noite, competindo com o centro de Punta del Este, a 15 Km de distância; e “Balneario Buenos Aires” abrange uma grande região costeira, ocupada por pescadores e pessoas que querem explorar praias muito tranquilas – extende-se até o Balneário de José Ignacio.
Balneário de José Ignacio: a 30 Km de Punta del Este, esta enorme praia é conhecida pela simplicidade e organização de seus moradores, que teem casas encostadas com a areia da praia. Existem vários pesqueiros na região, como “Palitos”, “El Barco” e “El Pozo de los Tiburones”. Próxima à praia, em direção leste, encontra-se a lagoa José Ignacio, que é cruzada por uma ponte até o Balneário “La Juanita”, excelente ponto para a pesca de corvina negra, divisa com o Balneário de José Ignacio.
Colonia (del Sacramento): é uma antiga cidade portuguesa do século XVII (fundada em 1680), banhada pelo Rio da Prata, que mantém o charme e a beleza característicos da sua arquitetura colonial. A UNESCO a reconhece como Patrimônio da Humanidade. Posteriormente, recebeu migrantes espanhóis, suíços e alemães. Está a apenas 77 Km de Carmelo. Suas ruas e pedras já passaram por invasões, batalhas e saques. Hoje, caminhar por elas é um convite para se conhecer casas charmosas, poços de água, igrejas e ruínas de missões jesuíticas. Suas principais atrações são a orla, o Bairro Histórico, o Porto e o Real de San Carlos (antiga praça de touros).
Carmelo: localizada na região vinícola uruguaia, às margens do Rio da Prata, no extremo sudoeste do país, a 40 Km de Buenos Aires e 77 Km de Colônia, oferece boas opções de passeios, como suas praias douradas fluviais, maior atração da cidade; visitas a vinícolas na região de vinhedos mais extensa do país, como à Los Cerros de San Juan (entre Colonia e Carmelo, a primeira da região); visitas ao centro, às praças arborizadas e à pedreira do Cerro de Carmelo, que forneceu granito para muitas ruas de Buenos Aires. Hoje, inundada, é ponto de parada para um bom banho de água doce.
Melhor Época
O clima do Uruguai é temperado, com temperaturas médias máximas e mínimas, em junho de 15°C e 7°C e em Janeiro de 28°C e 18°C, as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano, o país tem precipitação média anual de 1.000 mm. Na maior parte do Uruguai primavera normalmente é úmida, fria e ventosa, o Verão é quente, o Outono é ameno, enquanto inverno é frio e úmido. Sugerimos a realização do programa de novembro a abril.