Roteiro
1º dia - CAMPO GRANDE - REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN (J)
Recepção no aeroporto de Campo Grande e traslado (240km: 200km de asfalto e 40km de terra - 3h30 a 4 horas) para o Refúgio Ecológico Caiman, passando por Aquidauana e Miranda iremos para uma das mais belas e selvagens regiões do Pantanal. Jantar e apresentação da fazenda e das atividades que faremos nos próximos dias.
2º ao 3º dia - REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN (C,A,J)
Durante os próximos dias serão propostos passeios diários de acordo com a programação da pousada:
- Caminhadas nas Trilhas Pantaneiras: realizadas em diversas trilhas nas proximidades das pousadas, as caminhadas permitem a observação de pequenos animais e vegetação da região. É o passeio que proporciona maior contato com o ambiente que está sendo visitado. Duração: 3 a 4 horas. Grau de dificuldade: Fácil.
- Caiman Tour: é uma caminhada pelos arredores do curral, centros de pesquisa, escola e Centro de Interpretação Ambiental. O seu destino final é a ponte do Paizinho, um dos locais mais tradicionais do Refúgio Ecológico Caiman, onde se realiza a observação dos jacarés (Fufu). É um momento mágico onde ficamos bem próximos dos jacarés com toda a segurança proporcionada pelos guias, conhecendo de perto um dos símbolos do Pantanal. Duração: 3 a 4 horas - Grau de dificuldade: Fácil.
- Passeio de Bicicleta: o Pantanal é muito plano, permitindo agradáveis passeios de bicicleta. Ao longo das estradas ou trilhas, o silêncio é a vantagem desta modalidade de transporte. Os circuitos e a distância variam de acordo com o perfil de cada pessoa. Duração 1h30. Grau de dificuldade: Médio.
- Safári Fotográfico: realizado em veículos especialmente adaptados, este passeio possibilita o acesso aos locais mais distantes na fazenda. Durante o safári fotográfico, é possível observar as peculiaridades e contrastes da vegetação, assim como uma grande variedade de animais. Duração: 3h30. Grau de dificuldade: Fácil.
- Passeio de Canoa Canadense: é realizado nas baías da fazenda remando por três lugares e contemplando a vegetação e as aves aquáticas mais próximas. É também uma boa oportunidade para ouvir os sons locais. Duração: 3 a 4 horas. Grau de dificuldade: Fácil.
- Focagem Noturna: oferece a oportunidade de se observar animais de hábitos noturnos. O ponto alto é quando se avistam os jacarés, cujos olhos têm um reflexo vermelho impressionante. Duração 1h30. Grau de dificuldade: Fácil.
4º dia - REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN - BONITO (C)
Traslado para Bonito. Chegada e acomodação na pousada escolhida. Pernoite em Bonito. Durante o traslado é possível fazer alguns passeios, sendo o Cachoeiras Serra da Bodoquena a melhor opção por estar no trajeto;
OPCIONAL (serviço não incluido, consulte nosso atendimento)
CACHOEIRAS SERRA DA BODOQUENA (A) - No trajeto do Pantanal até Bonito, parada no atrativo Cachoeira Serrra da Bodoquena. O passeio inicia com trilha por passarelas, cachoeira e passeio de bote. É possível também fazer tirolesa e caiaque sem custo na área do balneário. O almoço está incluso.
Distância do centro de Bonito: 72 km
Duração: meio período
5º ao 7º dia - BONITO (C)
Nos próximos dias estão inclusos os passeios abaixo relacionados Os horários dos passeios serão confirmados em sua chegada em Bonito. Todos os opcionais tem custo extra e podem ser incluídos com antecedência dependendo de disponibilidade de vaga e de tempo livre conforme sua programação. Pernoite em Bonito.
- GRUTA DE SÃO MIGUEL - PASSEIO DE BOTE NO RIO FORMOSO
*-Gruta de São Miguel (passeio de contemplação - meio período). Uma Gruta seca com formações geológicas variadas, a trilha de acesso à gruta é por uma ponte pênsil de 180 metros de extensão que permite observar o vale e a vegetação do local. Até chegar a um mirante de observação da caverna, por onde se pode ter o primeiro contato visual com seu interior. Dentro da Gruta de São Miguel há iluminação artificial e usa-se lanternas, que são utilizadas para auxiliar a ver as formações de espeleotemas como estalactite, estalagmite, coluna, travertino e coraloide. Ao término do passeio o visitante retorna para a recepção por uma trilha pela mata.
Estrutura: receptivo com bar e banheiros.
Idade mínima permitida: 5 anos.
Não realizam o passeio: Crianças de 0 a 4 anos.
Recomendação: Não é indicado para pessoas portadoras de necessidades físicas com dificuldade de locomoção, pessoas com problemas de hipertensão, labirintite, cardíacas e claustrofobia.
Importante: Obrigatório uso de tênis ou calçado fechado com solado de borracha/antiderrapante. Para crianças de 5 a 7 anos é obrigatória a apresentação de documento para a confirmação da idade no receptivo.
O que leva/usar: câmara fotográfica ou filmadora, repelente, protetor solar, dinheiro para consumos extras, tênis ou calçado fechado com solado de borracha (obrigatório), roupa confortável.
Incluso: seguro contra acidentes, touca higiênica, capacete e lanternas.
Opcional: aluguel de sapatilhas para descida na caverna.
Distância: 18 km do centro de Bonito-MS.
- Passeio de Bote no Rio Formoso: Realizado a bordo de bote inflável com capacidade de até 12 pessoas, o visitante tem a oportunidade de se aventurar e contemplar a fauna e flora nas margens do rio Formoso. Descendo o rio por aproximadamente 5km, passando por parte de águas tranquilas, e deixando os momentos de maior adrenalina ao passar por 3 cachoeiras e 2 corredeiras, com uma parada para banho.
Estrutura: receptivo com restaurante, bar, loja de souvenirs e banheiros.
Idade mínima permitida: 5 anos.
Não realizam o passeio: Crianças de 0 a 4 anos, gestantes, pessoas com problemas cardíacos e pessoas com cirurgias com menos de 3 meses.
Limite máximo de peso: 120 kg.
Opcionais: serviço de fotografia, almoço, passeio de duck, stand-up paddle, boia cross, bike boat e barco elétrico.(para fazer as atividades opcionais é necessário um dia completo no complexo Eco Park Porto da Ilha)
Importante: Proibido uso de equipamentos fotográficos durante o passeio.
O que levar: chinelo, roupa de banho, toalha, repelente, protetor solar, dinheiro ou cartão para consumos extras.
Incluso: monitor, seguro contra acidentes, materiais de primeiros socorros e colete salva-vidas e capacete (quando necessário).
Distância da cidade: 12 km do centro de Bonito-MS.
- BOCA DA ONÇA (A) - (cachoeira - dia todo): A trilha interpretativa em mata preservada tem um percurso de 4.000 metros, passando por 8 cachoeiras com 5 paradas para banho, entre elas a Cachoeira Boca da Onça a mais alta do estado com 156 metros. Entre uma cachoeira e outra está o Buraco do Macaco, onde o turista pode nadar por baixo de uma rocha grande para chegar até uma belíssima queda d´água. O percurso tem uma escadaria de 886 degraus construída ao longo do paredão de calcário, onde se pode ver o cânion do rio Salobra e ter uma visão da Serra da Bodoquena no Mirante do Rapel.
No meio do trajeto existe um quiosque que funciona como ponto de apoio e descanso, que dispõe de lanchonete e banheiros. O passeio pode ser realizado subindo ou descendo a escadaria, dependendo da distribuição dos grupos.
Ao retornar a sede da fazenda é servido com um almoço regional e depois podem usufruir da estrutura do receptivo, que conta com piscinas, salão de jogos e redário.
Estrutura: receptivo com restaurante, bar, loja de souvenirs, piscina e banheiros.
Idade mínima permitida: sem restrições, porém recomendamos para adultos e crianças que tenham um bom desempenho em trilhas e escadarias.
Recomendações: Esse passeio não é indicado para pessoas portadoras de necessidades físicas com dificuldade de locomoção. Recomendamos para crianças maiores de 7 anos.
Importante: Obrigatório uso de tênis ou calçado fechado com solado de borracha.
O que levar: Roupa de banho, toalha, calçado fechado, câmera fotográfica, repelente, protetor solar, dinheiro para consumos extras.
Incluso: almoço, seguro contra acidente, boias salva-vidas em cada deque, materiais de primeiros socorros, guarda volume, guia de turismo credenciado.
Opcionais: rapel, trilha discovery, somente receptivo.
Distância: 61 km do centro de Bonito-MS.
OBS: a saída de Bonito será sempre bem cedo entre 6h e 7h30 dependendo da época de sua viagem.
- RECANTO ECOLÓGICO DO RIO DA PRATA (A) - BURACO DAS ARARAS
- Recanto Ecológico Rio da Prata (flutuação - meio período): O passeio começa com uma trilha interpretativa de aproximadamente 2.000 metros percorridos na mata até chegar ao deque onde se realiza o treinamento e inicia a flutuação, o primeiro trecho percorrendo 2.000 metros pela nascente do rio Olho d´ Água durante o percurso poderão visualizar ressurgências (nascentes que alimentam o rio), contemplando grande diversidade de espécies de peixes e uma rica vegetação aquática. Até o encontro com o rio da Prata, nessa parte, é possível escolher entre continuar flutuando por mais 600 metros ou subir a bordo de um barco com motor elétrico até o final do passeio.
Em períodos de chuva os últimos 600 metros são feitos por trilha.
Estrutura: No receptivo tem restaurante, bar, loja de souvenirs, banheiros, redário e viveiro de mudas.
Idade mínima permitida: 6 anos.
Não realizam o passeio: Crianças de 0 a 5 anos, gestantes após 24 semanas, pessoas com problemas cardíacos, cirurgias recentes, epilepsia, labirintite, histórico de AVC, asma, alergias severas e/ou histórico de choque anafilático.
Importante: Proibido o uso de repelente e protetor solar antes e durante o passeio. Pessoas acima de 120 kg devem trazer sua própria roupa de neoprene, caso contrário somente o passeio diferenciado (trilha + nascente).
Recomendações: Máscaras de mergulho e snorkel precisam de contato direto com a pele para vedar corretamente. Por esta razão, sugerimos que barbas e bigodes estejam bem feitos para melhor aproveitamento da flutuação.
O que levar: roupa de banho, toalha, câmera fotográfica subaquática e dinheiro para consumos extras.
Incluso: almoço, seguro contra acidentes, materiais de primeiros socorros, coletes salva-vidas, máscara, snorkel, roupa e botas de neoprene, guia de turismo credenciado.
Opcionais: cavalgada, mergulho com cilindro, observação de aves e locação de câmera fotográfica subaquática.
Distância: 45 km do centro de Bonito-MS.
- Buraco das Araras (contemplação - meio período): É uma atividade em ambiente natural, portanto não há como afirmar o melhor horário de ver as araras ou outros animais. De maio a dezembro é o período de reprodução das aves, então permanecem mais ativas na área da RPPN.
O passeio inicia com uma trilha contemplativa que é realizada ao redor de uma imensa cratera aberta no cerrado, com aproximadamente 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade, sendo a maior dolina da América do Sul. O passeio é feito em uma trilha de 970 metros de contemplação, com dois mirantes para contemplação, onde os visitantes podem observar a beleza do lugar, que ecoa o som de quase uma centena de araras-vermelhas, dentre outras espécies de pássaros que ali habitam.
Estrutura: o receptivo possui bar, loja de souvenirs, banheiros, redário.
Idade mínima permitida: sem restrições.
Recomendação: Esse passeio é indicado para pessoas portadoras de necessidades físicas com dificuldade de locomoção. Crianças de colo aconselhamos que os pais usem a cadeirinha (canguru) durante a trilha.
Importante: Obrigatório uso de tênis ou calçado fechado com solado de borracha. Proibido o uso de playback ou qualquer outro equipamento que reproduza o som de qualquer animal.
O que leva/usar: roupas leves, água, repelente, protetor solar, boné, câmera fotográfica, binóculo, cartão e/ou dinheiro para consumos extras.
Inclusos: seguro contra acidentes.
Opcionais: passeio de observação de aves birdwatching.
Distância: 54 km do centro de Bonito-MS.
8º dia - BONITO - CAMPO GRANDE (C)
Traslado privativo desde o Hotel em Bonito até o aeroporto de Campo Grande. Fim dos nossos serviços.
O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE.
*Os preços estão listados em reais, dólares americanos ou euros (conforme especificação) e estão sujeitos à alterações sem aviso prévio.
A taxa sobre transações/remessas internacionais (IRRF) não está inclusa no valor dos pacotes.
Consulte tarifas especiais para os feriados e datas comemorativas.