EN PT
+55 11 5571-2525

Bolívia - Costumes e Cultura - 15 dias

La Paz, Lago Titicaca, Salar Uyuni, Potosi, Sucre, Santa Cruz
Saídas diárias

Roteiro


1º Dia - Brasil/La Paz
Apresentação no aeroporto com pelo menos 3 horas de antecedência para embarque com destino a La Paz.
Chegada, recepção e traslado privativo para o hotel.

2º Dia - La Paz
Tour a Ruinas de Tiwanaku
Saída do hotel para tour de meio dia a capital de uma antiga civilização, situada a 72km de La Paz. Durante sua época de esplendor, Tiwanaka foi o centro cerimonial e berço da cultura andina. Estas ruínas pré-incaicas deram origem a série de debates arqueológicos.
De acordo com teste de carbono 14, o surgimento desta cultura seria por volta de 1580 AC. Visitaremos o Templo de Kalasasaya (Sol), a Puerta del Sol, o Templete Semi-Subterrâneo (Terra), a Pirâmide de Akapana e o museu, onde se observa uma impressionante coleção de objetos e instrumentos de civilizações antigas. Inclui entrada as ruinas.

City Tour pela cidade e Vale da Lua
A tarde, conheceremos o famoso mercado das bruxas, a igreja colonial de São Francisco e as lojas de artesanato da rua Sagarnaga. O tour continua até a Plaza Murillo, onde estão localizados a Catedral Metropolitana, o Palácio do Governo e o Parlamento. Seguimos visita a famosa rua Jaén, onde estão concentrados os museus da cidade, seguiremos até a réplica do Templete Semi-Subterrâneo da cultura Tiwanaku. Mudando de cenário, o passeio continua através das áreas residenciais de Obrajes, Calacoto e La Florida. Terminaremos com uma visita ao espetacular Valle de la Luna, onde pode-se realizar uma breve caminhada e visitar uma oficina de cerâmica, onde haverá uma demonstração sobre esta arte.

3º Dia - La Paz - Lago Titicaca - Isla del Sol ( Catamarã )
Saída pela manhã em direção ao Lago Titicaca. Café da manhã incluído. Logo, embarque em Catamarã em direção a Isla del Sol, berço do Império Inca. Almoço Buffet a bordo. Chegada a Ilha e visita a Challapampa, pequeno e solitário povoado ao norte da ilha, onde se oferece a oportunidade de experimentar o turismo vivencial. Os moradores de Challapampa, através de um programa inovador organizado pelos mesmos, recebem os visitantes no povoado. Visita-se uma casa típica, a escola, a capela, um pequeno museu implementado pelos moradores, participa-se de um ritual ancestral, demonstrações folclóricas e navega-se a bordo de típicos botes pesqueiros. O programa inclui uma caminhada através trilhas e visitando o templo incaico de La Chinkana. Jantar romântico a luz de velas e pernoite a bordo do catamarã em camarotes com vista externa e banheiro privado.

4º Dia - Isla del Sol (Norte) - Isla de la Luna - Isla del Sol (sul) - Complexo inti Wata-Chua - La Paz ( Catamarã)
Na manhã seguinte, depois do café da manhã, visitaremos a Isla de la Luna, também conhecida Isla Koati, na época do Império Inca contava com um templo denominado Iñac Uyo ou Palácio das Virgens de Sol, onde moravam as denominadas virgens do sol, neste local que era um Acllahuasi ou Casa das Escolhidas, se aprendiam variados ofícios de mulheres, podiam chegar a ser as outras esposas do Inca. Diz-se também que podiam ser oferendas em rituais de sacrifícios. Na ilha só era permitida a entrada do imperador inca, a autoridade máxima do império. Atualmente está povoada por poucas famílias indígenas de origem quéchua e Aimara, ambos dedicados a agricultura, pastoreio e venda de artesanato aos visitantes. Retornaremos ao sul da Isla del Sol para visitar o Complexo Cultural Inti Wata, o principal atrativo turístico privado da Bolívia, com um interessante museu subterrâneo Ekako, centros de medicina tradicional e de construção de barcos de totora. Trajeto passando por terras de Pachamama de agricultura incaica um centro artesanal, o refugio Intican entre outros pontos. Snack no complexo. Ao finalizar a caminhada, a visita ao complexo inclui a navegação a bordo de uma imensa balsa típica de totora. Almoço a bordo, enquanto navega-se até o porto de Chua. Traslado terrestre até a cidade de La Paz ao final do dia.

5º Dia - La Paz
Tour a Cordillera Real:
Saída do hotel para tour de dia inteiro. Visita ao cerro Chacaltava, situado a 5345 metros de altitude, em um dia claro é possível apreciar a vista total do altiplano e ao fundo distante o Lago Titicaca. Depois nos dirigimos até a plataforma Zongo, durante a travessia observaremos várias laguna e glaciares ao pés do espetacular nevado Huayna Potosí, visitaremos também um cemitério Aymará muito antigo, onde descansam os restos mortai dos trabalhadores das minas locais. Nos encantaremos com as vistas maravilhosas da Cordillera Real de Los Andes, suas quedas e seus picos nevados. Inclui Box Lunch. Retorno ao hotel em La Paz.

6º Dia - La Paz / Uyuni - Salar de Uyuni - Ojo de Perdiz
Em horário pré-determinado traslado ao aeroporto de La Paz para embarque com destino a Uyuni.
Chegada, recepção e traslado do aeroporto de Uyuni com destino a Ojo de Perdiz, visita ao cemitério de trens, ao povoado mineiro de

San Cristobal, a igreja e seus arredores, o povoado de Kulpina K, Alota e o vale das rocas famoso por suas gigantescas formações rochosas. Box lunch. Chegada a Ojo de Perdiz, jantar e acomodação no Hotel.

7º Dia - Ojo de Perdiz -Laguna Colorada - Laguna Verde -Ojo de Perdiz
Café da manhã. Saída com destino a Ojo de Perdiz, cruzando o deserto de Siloli onde pode-se apreciar uma interessante formação rochosa conhecida como Árbol de piedra, do mesmo modo observaremos as famosa lhamas, vicuñas e uma espécie particular de roedor denominada vizcacha. Ingresso a Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa e visita a Laguna Colorada, área de singular interesse pela colocação de suas águas, a qual se deve ao acúmulo de finos sedimentos da mesma cor na superfície, assim como a pigmentação de certos tipos de algas. A laguna é o local mais importante da região para observação de flamencos, povoada por 3 espécies (dentre elas o famoso James). Continuação do trajeto visitando Sol de Mañana, lugar onde se pode apreciar fumarolas, gêiseres e crateras vulcânicas. Esta paisagem transporta através do tempo as origens de formação da Terra. O ponto final da descida é a Laguna Verde, um impressionante espelho aquático que se assemelha a uma esmeralda gigante com um brilho particular nas manhãs e tardes, sua cor se deve ao alto teor de magnésio na água. Nas proximidades da laguna se encontra o vulcão Licancabur (5.868). Retorno a Ojo de Perdiz, Jantar e acomodação no Hotel.

8º Dia - Ojo De Perdiz - Salar De Uyuni - Colchani
Café da manhã. Saída em direção a Colchani, situado às margens do Salar de Uyuni, no percurso visitaremos as lagunas de Cañapa, Hedionda, Honda, Chiarkhota e Ramaditas, o mirante de Ollague, a Gruta das Galáxias, famosa por suas formações geológicas. Continuando ao Salar e a ilha de Incahuasi, que está situada no coração do salar e é a maior de um grupo de de ilhas que representa um ecossistema isolado. A ilha está povoada por uma espécie de cacto que chega a medir 12 metros de altura. Almoço e traslado a Colchani.
Chegada, Jantar e acomodação em hotel de sal.

9º Dia - Colchani - Potosí
Depois do café da manhã, seguiremos viagem a Potosí. Inclui Box lunch. Chegada a Potosí e acomodação no hotel.

10º Dia - Potosi - Minas Coloniais - Potosi - Sucre
* Tour Minas Coloniais:
É possível visitar uma mina privada no Cerro Rico, atualmente são manejadas pelos mineiros que a compraram. Poderemos apreciar o trabalho em forma rudimentar e em condições similares ao tempo da colônia espanhola. Inclui ingresso a Mina.

Após visita, saída em traslado privativo de Potosí a cidade de Sucre com guia. Chegada e acomodação no hotel.

11º Dia - Sucre
City tour Jatun Yampara:
Café da manhã e saída para visita ao Museu Histórico de la Casa de la Libertad ou o Museu Textil Asur, o Cenvento Colonial da Recoleta e seu mirante, o Convento de San Felipe Nery, o Parque Bolivar e os principais monumentos históricos. Almoço em um restaurante (incluído). Continuando o tour, nos dirigimos a comunidade de Jatun Yampara, uma das culturas mais antigas do continente. Durante esta visita, teremos a a oportunidade de observar o processo de manufatura em cerâmica e têxteis. Haverá visita ao museu comunitário de vestimenta nativa, apreciaremos sua arqueologia, agricultura e exposição de ervas medicinais. Observaremos suas construções típicas e costumes. Participação em uma cerimônia típica de oferenda a Mãe Terra. Retorno ao hotel.

12º Dia - Sucre/Santa Cruz
Café da manhã e traslado privativo ao aeroporto para embarque com destino a Santa Cruz.
Chegada, recepção e traslado ao hotel.

13º Dia - Santa Cruz
City tour e Biocentro Guembé:
Café da manhã e saída para passeio de dia inteiro começando com um city tour pela cidade, percorrendo as principais ruas e avenidas com seus monumentos, bairros residenciais, a Basílica Menor de San Lorenzo e museus para logo nos dirigirmos AL Mariposario no Biocentro Guembe, onde teremos almoço e desfrutaremos da natureza deste charmoso lugar. Este pedaço de paraíso situado no oriente boliviano se encontra rodeado de inumeráveis plantas exóticas, bosques exuberantes e animais próprios da região, brindando seus visitantes com a possibilidade de estar em contato direto com a natureza em um local isolado de ruídos da cidade e da rotina diária, através de agradáveis caminhadas por trilhas e bosques espetaculares. Um gigantesco Mariposario e um espetacular Orquidário, únicos no mundo, são os principais atrativos do Biocentro. Almoço no Restaurante Las Palmeras del Biocentro. Retorno ao hotel.

Tour Inclui: Entradas nos museus e Biocento, traslados privativos, tour guiado pelo Mariposario e Museu de história natural, refresco, almoço, piscinas naturais, lagunas, caminhadas ecológicas, Passeio de carroça (1 volta), guia do bicentro. Retorno a Santa Cruz.

14º Dia - Santa Cruz
Tour Ruinas de Samaipata
Café da manhã e saída para tour de dia inteiro visitando a mais importante mostra de arquitetura rupestre no continente americano. O Forte de Samaipata está a aproximadamente 120 km da cidade de Santa Cruz na rota asfaltada até Cochabamba. No caminho visitaremos as quedas de Cuevas, em seguida ascensão e exploração da região arqueológica do milenário reduto pré-colombiano do Oriente Boliviano, um dos mais importantes da América: o Complexo Arqueológico e Templo Cerimonial "El Fuerte", que foi habitado por diversas civilizações pré-colombianas, amazônicas e incas. Depois do almoço em um restaurante da praça, visitamos o povoado, sua igreja e museu arqueológico. Retorno ao hotel.

15º Dia - Santa Cruz/Brasil
Café da manhã e traslado privativo ao aeroporto para embarque com destino ao Brasil. Fim de nossos serviços.


Quer realizar essa viagem?
Enviaremos o seu orçamento o mais rápido possível.
Entre em contato com a nossa equipe pelo formulário abaixo ou pelo e-mail:
comercial@ciaeco.tur.br


O pacote inclui


Hospedagem:
- 4 noites de hospedagem não consecutivas em La Paz. Regime café da manhã
- 1 noite de hospedagem em Catamarã Titicaca. Regime Pensão completa. (Café da manhã, almoço e jantar )
- 2 noites de hospedagem em Ojo de Perdiz. Regime café da manhã e jantar
- 1 noite de hospedagem em Conchani. Regime de café da manhã e jantar
- 1 noite de hospedagem em Potosi. Regime café da manhã
- 2 noites de hospedagem em Sucre. Regime café da manhã
- 3 noites de hospedagem em Santa Cruz. Regime café da manhã

Serviços:
- Traslados de chegada e saída em La Paz. Privativos (Aeroporto /Hotel /Aeroporto)
- Half Day tour privativo Ruinas de Tiwanaku. Inclui entrada nas Ruinas.
- Half Day Tour privativo pela cidade de La Paz e Vale da Lua. Inclui ingresso aos museos.
- Catamarã em Titicaca 2D/1N - La Paz - Ilha do Sol (Norte )- Ilha da Lua - Ilha do Sol ( Sul) - Complexo Inti Wata-Chua - La Paz.
*** Inclui no Cruzeiro regular: Café da manhã, almoço e jantar sem bebidas - conforme informado no roteiro.
- Full Day Tour privativo Cordilheira Real. Inclui Box Lunch e ingresso a Chacaltaya.
- Traslado privativo em Uyuni.
- 4D/3N Pacote privativo - Uyuni - Salar de Uyuni e Lagunas - Potosi.
*** Inclui café da manhã, Box Lunch ou almoço e Jantar sem bebidas - conforme informado no roteiro.
- Traslado privativo em Potosi.
- Half Day tour privativo Minas Coloniais.
- Traslado privativo Potosi - Sucre
- Full Day City Tour privativo em Sucre e Jatun Yampara. Inclui almoço sem bebidas e ingresso ao Museo.
- Traslado privativo em Sucre.
- Traslados privativos em Santa Cruz.
- Full Day City tour privativo em Santa Cruz e Biocentro Guembe. Inclui almoço sem bebidas em restaurante Las Palmas de Biocentro.
- Full Day Tour a Ruinas de Samaipata. Inclui almoço sem bebidas.
- Assistência de guia em idioma Inglês / Espanhol.
- Seguro viagem Travel Ace para período completo da viagem para passageiro até 70 anos.

O pacote não inclui


- Passagem aérea;
- Despesas de ordem pessoal;
- Itens e passeios não descritos no roteiro.

Observações


Obrigatório vacina contra Febre Amarela

*Os preços estão listados em reais, dólares americanos ou euros (conforme especificação) e estão sujeitos à alterações sem aviso prévio.
A taxa sobre transações/remessas internacionais (IRRF) não está inclusa no valor dos pacotes.
Consulte tarifas especiais para os feriados e datas comemorativas.

Tem dúvidas ou sugestões e quer enviar uma mensagem para nossa equipe? Preencha o formulário abaixo.

 
Nome
Telefone
Telefone 2
E-mail
Como conheceu a Cia Eco?
Selecione
Mensagem
Desejo receber promoções e novidades da Cia Eco
Digite os caracteres da imagem
 
CAPTCHA
Change the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code