Principais Atrações
Havana: Palco da Revolução Cubana, a capital de Cuba é a maior cidade da ilha com cerca de 3 milhões de habitantes. A arquitetura peculiar nos leva de volta à decada de 50, com construções desgatadas pelo tempo. A cidade antiga de Havana e suas fortificações foram, inclusive, incluídas pela UNESCO na Lista de Patrimônio Mundial. Os turistas poderão apreciar museus, memoriais, galerias de arte, igrejas e muitos outros monumentos históricos.
Varadero: Principal destino dos turistas em Cuba. Considerado um dos lugares mais caros para se viver em no país, Varadero fica a 140 quilômetros da capital do país, em uma península longa e estreita, quase totalmente rodeada pelo mar. Região de ótimos resorts, é ótimo local para mergulho.
Cayo Largo: Pequena ilha cubana com 27 quilômetros de praias de areia fina com águas quentes e cristalinas. É conhecida como uma das regiões mais bonitas do Caribe, e oferece excelentes pontos de mergulho em meio a paredões, gorgônias e corais. Há também uma abundância de animais selvagens incluindo iguanas e tartarugas marinhas gigantes. Está a 180km de Havana.
Ilha da Juventude: é o mais tradicional destino de mergulho em Cuba . O principal centro da atividade está localizado no Hotel El Colony, a 35 minutos de vôo de Havana. A região possui 56 pontos de mergulho com profundidades variadas localizados entre a ponta Francês e a ponta Pedernales, no extremo ocidental da ilha. A temperatura da água fica em torno dos 27 graus e ali é possível encontrar gorgônia, crustáceos, peixes coloridos, esponjas de todos os tamanhos e coral.
Playa Giron: dentro da região de Zapata, a 3 horas de Havana, é uma região de ótimos mergulhos de costa (shore dive). Essa baia entra para dentro do "continente", formando uma área de grande estabilidade ecológica com a formação de exuberantes corais e fantásticos paredões. O local foi palco da histórica invasão da Baía dos Porcos, em 1961, que tentou tirar Fidel Castro do poder de Cuba.
Maria La Gorda: localizado a 5 horas de traslado de Havana, é uma maravilhosa e remota região com uma linda praia de areias claras. A região de mergulho é uma das mais protegidas de Cuba, dando chance a um grande desenvolvimento de recifes de coral, sempre a uma pequena distância da costa.
Malecón: Curtir uma boa caminhada pelo Malecón ou pelas ruas de Havana velha é uma boa pedida. Construído durante o domínio americano em 1901, a movimentada avenida que margeia a orla tem 8Km de extensão. Ali, os prédios antigos ainda mostram um estilo rústico e desgastado pelo tempo. A maioria está sem condições de uso e há um esforço para que a maioria deles seja restaurada.
Plaza de Armas: é o mais antigo e majestoso cenário da cidade. Possui dois museus, fundamentais quem quer conhecer de perto a arte e a historia de Cuba: o Museu Municipal e o Museu de Arte Colonial, na Plaza de la Catedral.
Plaza de la Catedral: Considerada patrimônio histórico mundial pela UNESCO, é uma das mais emblemáticas praças de Havana, localizada na chamada parte velha da cidade (Havana vieja), ali pode-se admirar a catedral cubana em estilo barroco.
Capitólio: construção majestosa com 92 metros de altura iniciada em 1910 e somente terminada em 1929. Foi inspirada pelo Capitólio de Washington, nos Estados Unidos. Hoje acolhe o Museu de Ciências Naturais.
Castilho de la Real Fuerza: imponente fortaleza erguida em 1558 para guardar a cidade das invasões e dos saques dos corsários.
Pinar del Rio: É a província mais ocidental do arquipélago cubano e uma das mais ricas da ilha, responsável por 70% da produção de tabaco utilizados como matéria prima dos mundialmente conhecidos charutos cubanos. O local tem belíssimas praias, cerca de 12 reservas naturais, seis parques nacionais e três estações termais. A paisagem é formada por cordilheiras e vales, destacando o Vale Viñales.
Dicas
Bagagem: é permitida 1 mala com 20 Kg por passageiro, além da sacola de mão de 8 Kg. Lembre-se de identificá-la e fechá-la com cadeado.
Documentação: O visto de turista é obrigatório para todos os brasileiros e tem validade de 30 dias.
Vacina: É OBRIGATÓRIA a apresentação do Certificado Internacional de Febre Amarela para ir a Cuba.
Fuso Horário: - 2 horas em relação ao horário de Brasília
Idioma: Espanhol
Moeda: Peso Cubano. Os estrangeiros, no entanto, só podem utilizar o dólar americano. A dica é não trocar Dólares por Pesos Cubanos, pois além de ser ilegal, a moeda cubana não deve ser utilizada por turistas. Para ter uma idéia do valor do câmbio, você pode consultar: www.cotacao.com.br.
Dica: Todos os Cartões de Crédito são aceitos com exceção do AMERICAN EXPRESS, e qualquer outro que tenha sido emitido por bancos norte-americanos.
Gastronomia: A cozinha típica cubana, conhecida como “cozinha criolla”, é uma combinação das tradições culinárias da Espanha, colonizadora da ilha, e da África, continente do qual vinham os escravos. Os pratos cozidos e ensopados predominam em toda Cuba, e a maioria deles é servida com arroz branco.
Taxas: Ao sair do país, os turistas devem pagar uma taxa, em média, de US$25 dólares por pessoa.
Energia Elétrica: Na maioria dos lugares, a voltagem de Cuba é 110V, mas alguns hotéis operam em 220V. É aconselhável levar transformador.
Embaixada: Contato da Embaixada de Cuba no Brasil - 55 (61) 3248-4700 / 3248-4130. Fax: (61) 3248-6778.
Alfandêga Brasileira: ao desembarcar no Brasil, são permitidos objetos de uso pessoal, roupas e brinquedos e U$500 em eletrônicos, mais U$500 de Free Shop.
Cuidados: Recomenda-se o uso boné/chapéu e protetor solar, pois o sol é extremamente forte. Não se deve comprar charutos na rua, nem mesmo em feiras, porque os mesmos só podem ser vendidos legalmente nos locais devidamente identificados. Os que sao vendidos na rua - muito mais baratos - são falsificados, embora não o pareçam. Antes de viajar, confira a previsão do tempo (http://br.weather.com) e o check list que será entregue após a confirmação de sua viagem. Em caso de dúvidas, por gentileza, entre em contato com os consultores da Cia Eco.
Melhor Época
Um clima subtropical com temperaturas amenas faz de Cuba um destino para ser visitado o ano todo.
A temperatura média é de 25ºC, com mínimas de 18ºC e máximas de 30ºC.
Entre os meses de Maio e Outubro (verão), a incidência de chuvas é maior. No inverno, de Novembro a Abril, as temperaturas são mais amenas e o clima é mais agradável para quem visita a ilha.