Principais Atrações
.: Bergen :. A porta de entrada para os fiordes
Terra-natal de Kygo, o DJ mundialmente famoso, Bergen tem aromas, sabores e experiências diferentes de tudo. Os frutos do mar frescos e as outras iguarias locais são comparáveis às obras de arte dos animados museus e galerias da cidade. Além disso, as ruas da capital dos fiordes são repletas de casas de madeira, saídas direto de conto de fadas, e ainda têm as características sete montanhas como pano de fundo.
Para completar, o porto hanseático medieval de Bryggen, com suas sessenta construções históricas, muitas com fundações que datam do século 12, foi considerado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco e merece uma visita.
.: Tromso :. Onde começa sua aventura no Ártico
As poucas ruas principais da cidade conseguem criar uma atmosfera internacional muito urbana, no estilo polar. Esta localidade da península de Tromshalvøya merece o apelido de “capital do Ártico” e tem uma enorme variedade de atrações, que vão do Polaria Centre, o museu sobre o Polo Ártico, e da Mack, a cervejaria local criada em em 1877, à observação de baleias, do sol da meia-noite e da aurora boreal.
Tromsø é a maior cidade do norte da Noruega. No entanto, as íngremes montanhas e os profundos fiordes que a cercam são tão próximos do centro que é possível admirá-los da rua principal.
.: As Ilhas Lofoten :. Descubra as ilhas virgens da Noruega
Assim como os fiordes rasgam o continente, as Ilhas Lofoten têm a forma de um enorme braço que invade o mar. Seus muitos picos se estendem até o céu ártico como torres de catedrais e, entre eles, vilarejos tradicionais repletos de pescadores e artistas dominam a paisagem.
Prove de tudo: desde pratos locais com frutos do mar e carneiro a praias de areia branca e o Museu Viking Lofotr. Além disso, é muito fácil viajar das ilhas para o continente, para Helgeland e para as Ilhas Vega, declaradas patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.
.: A região de Stavanger :. A cidade onde a Natureza destaca-se nas alturas
O título de capital do petróleo da Noruega, obtido há cinquenta anos, não estragou o charme desta cidade costeira nem o fato de a região ter algumas das mais divertidas trilhas do país.
Aqui é possível visitar o fiorde de Lyse e famosos platôs, como o Preikestolen, a Rocha do Púlpito. Pratos locais são servidos tanto em restaurantes com estrelas Michelin quanto em bistrôs mais modestos.
.: Oslo :. Uma capital metropolitana
Uma capital situada em meio à natureza, Olso foi escolhida Capital Verde da Europa de 2019 e considerada Melhor Destino de 2018 pela Lonely Planet. Muitas coisas agitam a cidade, como uma série de restaurantes excelentes – entre eles o restaurante com três estrelas Michelin mais setentrional do mundo. Oslo também é lar de alguns dos baristas e produtores de café mais premiados do planeta.
Esta capital singular, boa para viagens com crianças e com uma diversidade incrível de atrações musicais para adultos, valoriza sobretudo a natureza, a arquitetura moderna, a arte, os ciclistas e pedestres. Aqui é possível caminhar até no telhado da Ópera.
.: Flåm :. Um pequeno vilarejo num cenário grandioso
Uma viagem de trem de vinte quilômetros leva você pelas lindas paisagens montanhosas do interior do fiorde de Aurland, um braço do fiorde de Sogn.
Lembre-se de que o local, um dos mais visitados da Noruega, fica muito menos agitado na primavera, no outono e até no início do verão.
.: Fiorde de Geiranger :. Um conto de fadas no cenário mágico do fiorde
As Sete Irmãs e muitas outras cachoeiras correm por paredões íngremes que terminam nas águas azuis límpidas dos quinze quilômetros de extensão do fiorde de Geiranger. Aqui, você vai poder viver toda a tranquilidade de uma das principais atrações naturais do mundo.
Ela é ainda maior na baixa temporada, já que este patrimônio cultural da humanidade pela Unesco recebe menos visitantes nessa época. A região que o cerca também oferece muitas atividades durante todo o ano.
.: As Ilhas Svalbard :. O reino dos ursos polares
Esta enorme ilha no extremo norte da Europa eleva a experiência na natureza a outro nível. Aqui, os turistas podem participar de atividades ao ar livre disponíveis o ano todo, mas pouco conhecidas em outros locais.
Ao mesmo tempo, a vida na região é muito fácil e organizada. Você inclusive pode ter as mesmas experiências que os moradores, já que os guias costumam ser da região. A principal cidade, Longyearbyen, é uma pequena metrópole e oferece bons serviços e restaurantes, como os que esperamos encontrar apenas nas grandes cidades.
.: Trondheim :. Charme intimista na terceira maior cidade do país
Animadas ruas de pedestres, com coloridas construções de madeira, levam você à catedral de Nidaros e aos antigos depósitos às margens do rio Nidelva. Trondheim também tem muitos cafés descolados e novos restaurantes dispostos a explorar e renovar a riqueza dos pratos típicos da região de Trøndelag.
Feiras de comida e festivais ajudam a compor o ambiente animado da cidade. A música também é uma grande atração, especialmente por causa dos museus Rockheim e Ringve.
.: A região de Ålesund e Sunnmøre :. Onde montanhas e fiordes encontram o oceano
Este é o único lugar do mundo em que você pode caminhar por construções art nouveau sentindo o aroma do Oceano Atlântico. Confira os restaurantes de frutos do mar depois de passar o dia andando de caiaque, fazendo trilhas, esquiando ou pescando. Caso não goste de atividades ao ar livre, a cidade é o centro cultural da região e realiza vários festivais o ano todo.
Mas não é só a cidade que guarda surpresas. Toda a região de Sunnmøre fiordes, ilhas e montanhas íngremes. Inclusive, de Ålesund, é muito fácil sair para visitar os fiordes de Geiranger e de Hjørund, a ilha de Runde, a cordilheira de Sunnmørsalpene e muitos outros lugares.
Dicas
Moeda: a moeda norueguesa chama-se "kroner", com abreviação NOK.
Dinheiro: apesar de cartões de crédito e débito serem aceitos na maioria dos estabelecimentos, ainda assim é uma boa ideia levar um pouco de dinheiro vivo. Moedas estrangeiras quase nunca são aceitas, por isso você vai precisar de coroas norueguesas para viajar.
Todas as cidades e vilarejos têm caixas eletrônicos em vários pontos e, na maior parte das áreas rurais, há pelo menos um lugar em que é possível sacar dinheiro, como um caixa 24 horas ou um posto de gasolina.
Cartões de crédito e débito: agências de correios e alguns mercados e lojas não aceitam cartões de crédito estrangeiros, porém cartões de débito são sempre bem-vindos.
Visa e MasterCard são as bandeiras mais aceitas. Um número menor de estabelecimentos aceita também cartões das bandeiras American Express e Diners. Na dúvida, consulte antes de comprar.
Gorjetas: onde e quando devemos oferecer gorjetas e qual deve ser o valor delas?
Normalmente, oferecer gorjetas não é uma prática comum na Noruega, a não ser em bares e restaurantes, onde os moradores locais dão gorjetas quando estão satisfeitos com o serviço ou a comida.
Não há uma regra de ouro para estabelecer o valor de uma gorjeta, mas elas costumam girar entre 5 e 15% do valor total da conta. No entanto, lembre-se de que dar ou não gorjeta é uma opção sua – ninguém vai se ofender caso você não queira deixar nada para o garçom.
Fuso horário: em toda a Noruega o Horário da Europa Central (CET), que corresponde a uma hora a mais que o Tempo Universal Coordenado (UTC+1).
Acesso à internet: o acesso à internet é bom na maioria das cidades e vilarejos, seja pelo uso do plano de dados do telefone ou conexão wifi nos cafés e outras áreas públicas. A cobertura de dados no telefone pode ser instável em áreas mais remotas.
Muitos hotéis oferecem acesso gratuito à internet nos quartos. No entanto, se a conexão é imprescindível para você, recomendamos que você consulte o hotel antes de confirmar a reserva.
Muitos ônibus expressos e trens oferecem conexão wifi a bordo, mas normalmente exigem registro e tem capacidade limitada.
Água potável: a água de torneira é apropriada para o consumo humano em toda a Noruega. Não há necessidade de comprar água engarrafada. A maior parte das águas que correm nas florestas e montanhas da Noruega é limpa e potável. No entanto, recomenda-se não consumir água em áreas de pastagens ou degelo de geleiras, que podem conter microrganismos nocivos.
Álcool: a idade mínima para a compra de vinho ou cerveja na Noruega é 18 anos. Para destilados, a idade mínima é 20 anos.
Cerveja pode ser encontrada na maioria das lojas, porém apenas antes das 20:00 nos dias de semana ou 18:00 aos sábados. Para vinho, destilados e cerveja mais forte, você deverá visitar um dos postos de venda Vinmonopolet, encontrados nas maiores cidades e vilarejos.
Electricidade: o padrão norueguês é de 220 volts AC (50 Hz).
A Noruega adota o padrão de tomada europeu continental.
Quase toda a energia utilizada na Noruega e gerada por hidroelétricas, portanto faça uso com a consciência tranquila.
Fumo: é proibido na maioria dos ambientes fechados. Isso inclui hotéis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos onde comida e bebida são servidos. É preciso ter mais de 18 anos para comprar tabaco na Noruega.
Guarda-volumes: há guarda-volumes para a sua bagagem na Estação Central de Trem de Oslo. Seus pertences podem ficar nos guarda-volumes da estação durante todo o dia, mas você não vai conseguir ter acesso a eles quando a estação estiver fechada, entre 01h10 e 04h30 da manhã. O pagamento pelo uso do guarda-volumes pode ser feito em dinheiro, Visa ou Mastercard.
Horário de Verão: o horário de verão começa no último domingo do mês de março e termina no último domingo de outubro. Os relógios são adiantados em uma hora no verão, movendo uma hora de luz solar da manhã para a noite.
Ligando para a casa: disque "00" seguido pelos dois ou três dígitos do código de país, código de área e número do telefone.
Na maioria dos telefones celulares, o uso de "+" ao invés de "00" também funciona.
Se você liga para a casa utilizando um telefone celular, comprar um cartão SIM local (chamado "kontantkort") pode ser a opção mais barata.
Línguas estrangeiras: a maioria dos noruegueses falam bem o inglês, sobretudo os mais jovens. Muitos também aprenderam alemão, francês ou espanhol na escola, mas o nível de fluência varia.
Exigências de visto e passaportes: visitantes oriundos de países integrantes da área Schengen não necessitam apresentar passaporte ou visto ao entrar na Noruega, mas devem apresentar um documento de identificação válido. O cartão de identidadade da união européia ou passaporte são recomendados.
O arquipélago de Svalbard não integra a área Schengen, portanto todos os visitantes estrangeiros devem trazer seus passaportes. O cartão de seguro-saúde europeu não tem validade nas Ilhas Svalbard. Por esta razão, recomenda-se a compra de um seguro de saúde antes de viajar a Svalbard.
Cidadãos de alguns países fora da União Européia necessitam solicitar um visto de visitante. Você poderá conferir se a regra se aplica ao seu caso no site udi.no.
Regulamentações em alfândegas: dentro de um limite de NOK 6,000 você poderá trazer os seguintes ítens livre de declaração e custos alfandegários no país (saiba que as quotas diferem quando se viaja dentro da União Européia):
- Uma quantidade limitada de álcool e tabaco
- Carne e derivados, queijos e alimentos, com a exceção de rações para cães e gatos, totalizando até 10 quilos e oriundos de países da EU/EEA. A partir de países de fora da EU/EEA,não é permitido trazer carne e derivados, bem como laticínios, em sua bagagem
- Dinheiro norueguês ou moedas estrangeiras num valor até NOK 25,000
Melhor Época
A Noruega encontra-se na mesma latitude do Alasca, Groenlândia e Sibéria, entretanto apresenta um clima agradável comparado ao destas regiões. Em razão da Corrente do Golfo e da presença de ar quente, a Noruega apresenta um clima mais ameno do que sugere sua latitude e as áreas mais frias no inverso situam-se no interior e no Extremo Norte.
Primavera
Surpreendentemente, a primavera pode acontecer com antecedência ou atraso na Noruega. As primeiras flores podem aparecer já em fevereiro, nos anos de clima mais ameno. Também não é raro encontrar dias de neve até o mês de maio.
Com os primeiros sinais de sol e temperaturas mais agradáveis, os noruegueses saem da toca e ocupam os cafés e bares por toda a parte. O primeiro café ao ar-livre ou gole de cerveja na primavera são oportunidades que não se perdem.
Verão
Durante o alto verão, as temperaturas podem alcançar temperatures sufocantes, mesmo em áreas da Região Norte. Na maior parte do país, entretanto, os dias e noites de verão são marcados pelo agradável brilho do sol que é desfrutado na companhia dos amigos mais próximos, com boa comida e bebida. Como os noruegueses fazem. Sinta-se livre para juntar-se à população local em fogueiras na praia na noite de 23 de junho, por exemplo.
Outono
O outono traz doces deliciosos para a mesa - literalmente. Todos os tipos de amoras e frutas maduram - uma oportunidade que os noruegueses sabem aproveitar bem. Carneiro e caranguejos também são destaques da estação e enriquecem os pratos que são apreciados ao calor da lareira enquanto caem as tempestades de outono. Não demora muito até a chegada das noites esuras e frias de inverno.
Inverno
Durante o inverno, a maior parte da Noruega encontra-se coberta de neve, embora no Sul e ao longo da Costa Oeste a neve é bem mais rara do que nas montanhas e no Norte da Noruega. Da mesma maneira, o termômetro apresenta grandes variações, desde bem acima de zero no auge do inverno, até temperaturas os gélidas, quando não é possivel sair do conforto de sua cabana por um bom tempo.