Principais Atrações
Cachoeira da Pancada Grande: localizada na cidade de Ituberá, entre Torrinhas e Ilhéus. São quase 80 metros de queda livre e água refrescante, com direito a piscinas de água doce e transparente.
Cova da Onça: vilarejo de pescadores, localizado na ponta sudoeste da ilha de Boipeba‚ em frente da Barra do Carvalho (município de Nilo Peçanha, e as praias de Pratigí (município de Ituberá), no continente. Procurada por sua fartura para caça submarina. Quase sem infra-estrutura turística, com águas propícias para banho em todos os períodos de marés. Nas marés baixas, surgem no mar bancos de areia, muito procuradas no verão e dá acesso à praia da Ponta dos Castelhanos (2 km ao norte).
Manguezais: os manguezais constituem-se de um verdadeiro berçário da vida marinha e a ilha possui uma das maiores reservas de mangue do Brasil. São realizados vários passeios de barco entre a vegetação retorcida dos mangues: uma ótima maneira de saber um pouco mais sobre essa riqueza.
Piscinas Naturais: existem várias piscinas naturais espalhadas pela ilha. As mais procuradas são as da Praia de Moreré, por sua transparência e beleza.
Ponta dos Castelhanos: lugar deserto e pouco acessível, na ponta sudeste da ilha de Boipeba, sem infra-estrutura turística. Seu único acesso por terra é a pé (quando a maré está baixa) ou de barco. É uma área repleta de recifes. O nome data do famoso naufrágio do barco espanhol 'Madre de Diós' em 1534, acontecimento que inspirou muitas lendas, como uma ligação como a fundação da primeira igreja de Salvador, N.S. da Graça. Devido aos diversos naufrágios que ali ocorreram desde então, o lugar tornou-se, para mergulhadores mais experientes, uma espécie de santuário submarino.
Praias: além de exuberantes, as praias de Boipeba são perfeitas para fazer caminhadas. Como também as de Tassimirim, Cueiras, Moreré, Bainema e Cova da Onça são as mais procuradas, mas a ilha oferece diversas opções para quem quer relaxar e curtir a natureza.
Velha Boipeba: localizada ao norte da ilha, voltada pelo Rio do Inferno, que separa Boipeba da ilha de Tinharé. Fundada em 1565, é uma das mais velhas vilas do país, com uma rica história colonial. Servia como refúgio para os colonos da região enteira durante as guerras com os índios Aimoré e Gueren. Possui pousadas de todos os tipos, um supermercado e um posto telefônico.
Dicas
Culinária: não deixe de experimentar o camarão gigante, frito na hora e recém chegado do mar‚ na praia de Moreré. Imperdível e único.
Cuidados: não esquecer de levar filtro solar, calçados leves e confortáveis, que possam ser molhados, eles são fundamentais em qualquer caminhada.
Proteja Boipeba: siga à risca o velho lema dos excursionistas: "Não tire nada além de fotos, não deixe nada além de pegadas, não mate nada além de tempo."
Melhor Época
O clima é quente, com muito sol o ano todo. Tente evitar os meses de janeiro e julho, quando a incidência de chuvas na região é maior.