Principais Atrações
Bogotá: a terceira maior cidade da América do Sul é ponto de passagem para quem visita a Colômbia. Com uma economia baseada tanto na indústria como na atividade agropecuária e no comércio artesanal, é um centro de referência cultural no país. Suas galerias, museus, bibliotecas, praças e obras arquitetônicas atraem a atenção e precisam ser visitadas, se o intuito é conhecer mais sobre a cultura e a história do povo colombiano. O Museu do Ouro, cuja coleção é a mais importante do mundo em seu gênero, é exemplo de local a ser visitado: possui uma coleção de 30.000 peças de arte pré-colombiana. Ainda existem outros pontos que merecem ser visitados, como o Museu de Botero, o centro da cidade, o Capitólio Nacional, a Quinta de Bolívar, o Teatro Colón, o Museu de Arte Moderna, o Museu Nacional, o Parque Central Bavária, o Teatro Jorge Eliécer Gaitán e o Mirador de la Torre Colpatria, entre tantos outros, memória que serviu de inspiração para talentos como o escritor Gabriel García Márquez e o pintor Fernando Botero.
Barranquilla: situada na beira do Rio Magdalena, a poucos quilômetros de sua desembocadura no mar do Caribe. Abriga um milhão de habitantes em uma região de importante desenvolvimento econômico da Colômbia. Com certeza, o grande atrativo da cidade é o Carnaval, o mais alegre dos mares do Caribe. Entre os pontos de interesse histórico, encontram-se o Teatro Amira de la Rosa e o Museu Romântico, onde encontra-se a máquina de escrever usada por Gabriel Garcia Marquez para o romance La Hojarasca.
San Andrés: o arquipélago de San Andrés está localizado a nordeste da Colômbia, no mar das Antilhas. É uma Reserva Mundial da Biosfera, por abrigar um ecossistema único, mesmo comparado com outras ilhas caribenhas. A principal ilha do arquipélago é San Andrés, com 44 Km² de área, que podem ser percorridos em automóvel. Entre covas, recifes coralíneos, ilhotas protegidas, aquário natural, lendas de piratas, esta ilha é uma das principais paragens colombianas, com sabor caribenho, porto livre, praias com águas calmas, areias branquinhas e diversos pontos turísticos.Os pontos de mergulho são incomparáveis. A visibilidade média é de 20 a 30 metros de alcance, em locais de profundidade variada (10 a 300 metros), em Las Piedras, Blue Wall, Palácio de Las Chernas, Las Esponjas e Blue Diamond. As outras ilhas do arquipélago são Providencia e Santa Catalina.
Santa Marta: a cidade mais antiga do país, fundada em 1525, é um importante centro portuário, localizado no caribe colombiano. Suas ruas e avenidas são numeradas como antigamente: Calle e Avenida 1, 2, 3, 4 etc. Oferece diversas atividades, como mergulho, esportes náuticos e trilhas para caminhadas. Tudo com uma atmosfera antiga e um patrimônio cultural a ser descoberto.
Parque Nacional Natural Tayrona: está localizado a 34 Km de Santa Marta, em uma área de 12.000 hectares, no limite da Serra Nevada daquela cidade. Abrange áreas de praias, recifes, mangues, bosques e montanhas e uma rica fauna e flora, com mais de 100 espécies de mamíferos, 200 de aves e 50 de répteis. Dentro da reserva, encontra-se uma aldeia indígena pré-hispânica, os Kogi, que vivem da pesca e levam uma vida tranquila em meio a uma natureza exuberante e farta. Pode-se dormir dentro do parque, em redes alugadas, e também aproveitar uma experiência única.
Cartagena: é uma cidade do litoral norte pertencente ao caribe colombiano. Rodeada de muralhas que somam juntas 11km de extensão, construídas como defesa contra ataques piratas, foi declarada Patrimônio Nacional e Cultural da Humanidade, desde 1986, pela UNESCO. A capital do departamento de Bolívar é sinônimo do romantismo, de história e riqueza arquitetônica. Lá, pode-se visitar a casa do escritor Gabriel García Márquez (Gabo para os locais) e monumentos históricos, além de passear por praias tranquilas. A noite pode ser aproveitada para se aprender a dançar rumba e salsa.
Islas del Rosario: distantes 46 Km de Cartagena, deve-se tomar um barco até lá, em uma hora de percurso. Essas ilhas são, na verdade, um arquipélago de bancos de corais, águas transparentes e areias finas. O Parque Natural Corales del Rosario é formado por 43 ilhas e abriga uma vida marinha muito rica, com muitos pontos de mergulho. Para quem procura entender a ciência por trás de tanta vida, existe o Oceanário Islas del Rosario, que conta com um museu e espécies de golfinhos criados em cativeiro para o visitante se deleitar.
Melhor Época
A Colômbia está localizada na linha do Equador e possui clima tropical agradável durante todo o ano. As variações de temperatura são determinados pela altitude acima do nível do mar.
O padrão sazonal é bimodal e em quase todo o território há duas estações chuvosas, o primeiro entre abril e junho e a segunda de setembro a novembro . Da mesma forma, duas temporadas de verão ocorrem entre novembro e março, e em julho e agosto.