Pacotes de viagens para Nazca, Ica e Paracas com especialistas
Aquedutos Paredones e Cantayoc: Fica na área de Cantayoc, distante a 7 minutos do centro de Nazca (4 kilometros). Os canais de irrigação e aquedutos que serviam para levar água a enormes zonas da cultivo, na antiga cultura Nazca. Os aquedutos são aberturas na terra com um surpreendente trabalho de hidráulica com galerias subterrâneas que serviam para controlar o manejo da água. Na encosta de uma montanha na rota dos aquedutos encontram-se vestígios de um antigo povoamento Inca. Este lugar está localizado apenas a 2 km de Nazca. As construções são feitas de barro e pedra, conservam as características trapezóide da arquitetura incaica.
Cahuachi: Zona arqueológica formada por uma série de pirâmides edificadas com muros de adobe, separadas por praças. Foi um centro cerimonial da cultura Nazca.
Cemitério de Chauchilla: Nas tumbas abertas é possível observar esqueletos, crânios e outros restos.
Linhas de Nazca: A maior atração da região são as misteriosas linhas sobre a areia, cobrindo uma extensão de 350 quilômetros quadrados. As linhas representam animais e plantas e só podem ser vistas do alto. Acredita-se que representavam um calendário astronômico.
Paracas: Localizada próxima a Nazca, Paracas reúne balneários, reservas naturais e ilhas repletas de aves e animais marinhos, como pinguins e lobos marinhos. Ali també se encontra o Candelabro ou Tridente, um geoglifo com 128m de largura e 78m de altura.
Paredones: Sítio Arqueológico localizado a 2km a leste de Nazca, apresentando uma grande praça, depósitos, área cerimonial, e outros edifícios como um Centro Administrativo Inca.
Dicas
Bagagem: para vôos através da Lan Peru em classe turística, é permitido levar 1 mala com 20 kg por passageiro, além de 1 bagagem de mão com até 8 kg. Já a cia Taca permite levar 1 mala com até 22 kg e 1 bagagem de mão de até 10 kg. Lembre-se de identificá-las e fechá-las com cadeados. Nos aeroportos não existem carrinhos de bagagem disponíveis para passageiro. Carregadores do aeroporto (uniformizados) fazem o serviço mediante o pagamento de gorjeta.
Fique atento para as restrições da bagagem de mão e leia atentamente o check list que será entregue após a confirmação de sua viagem. Em caso de dúvidas, por gentileza, entre em contato com os consultores da Cia Eco.
Documentação:
BRASILEIROS: não há necessidade de visto para a entrada na Argentina. O único documento exigido é a Carteira de identidade em bom estado de conservação, foto recente e no máximo 10 anos de emissão (a contar com a data de embarque). Não são aceitas para embarque: Carteira Nacional de Habilitação ou carteiras emitidas por entidades de classe (CREA, OAB, CRM). Se levar o passaporte, deixe sempre guardado no cofre do hotel e ande com sua carteira de identidade original. ESTRANGEIROS: é necessário RNE original e Passaporte. Importante verificar se o país de destino exige visto de seu país natal.
MENORES de 18 anos - autorização por autenticidade* de pai e mãe, com firma reconhecida em 3 vias (para menores viajando sem a presença do pai e da mãe, acompanhados por terceiros maiores e capazes). A mesma regra aplica quando acompanhados por apenas um dos pais, autorização por autenticidade* do genitor que não viajará.
* Firma reconhecida por autenticidade: significa que ambos os pais devem comparecer pessoalmente ao cartório para providenciarem o documento de autorização.
- Necessário carteira internacional de vacinação de febre amarela (tirada com 10 dias antes do embarque).
- Informações NECESSÁRIAS NO ATO DA RESERVA: passaporte ou RG (documento com o qual o passageiro vai viajar) e data de nascimento.
Vacina: é obrigatório a apresentação do Comprovante Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Lembrando que ela deve ser tomada, no mínimo, 10 dias antes da viagem.
Importante: Desde o dia 1º de junho de 2008, as vacinas NÃO são mais aplicadas nos postos da Anvisa em Aeroportos e Portos do Estado de São Paulo. Nestes locais serão realizadas somente trancrições de certificados nacionais para internacionais. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas,dirija-se ao posto de saúde mais próximo ou consulte o Ambulatório de Medicina do Viajante: 55 (11) 5084-5005, na Avenida Borges Lagoa,770. É importante ligar para agendar uma visita.
Em São Paulo,o passageiro pode dirigir-se aos postos localizados nas Rodoviárias do Tietê (aberto diariamente, das 8h às 22h) e Barra Funda (aberto diariamente, das 8h às 20h).
Fuso Horário: - 2h em relação ao horário de Brasília
Idioma: os idiomas oficiais do Peru são o castelhano (espanhol) e o quíchua. O castelhano é falado em quase todas as cidades, enquanto o quíchua é falado apenas na região andina. No altiplano (departamento de Puno), também é falado o aymara, embora não é considerado como idioma oficial.
Moeda: Nuevo Sol. O câmbio do dólar pode ser feito na maioria dos hotéis, em casas de câmbio e até mesmo na rua (indicamos outras opções). Diversos lugares aceitam pagamento em dólares. Procure levar notas trocadas para facilitar o câmbio. Cartões de Crédito são aceitos em diversos estabelecimentos, mas na maioria haverá uma sobre taxa de 9%. Para ter uma idéia do valor do câmbio, você pode consultar: www.cotacao.com.br.
Dica: o custo de vida no Peru é mais baixo que no Brasil. No ítem alimentação, por exemplo, você pode calcular em média, US$ 20 a U$ 30 por dia. Porém, lembramos que tudo depende da sofisticação dos restaurantes escolhidos. Não se esqueça de levar dinheiro para as taxas de embarque e para as compras de artesanatos nas feiras locais.
Gastronomia: habitualmente os restaurantes oferecem um menu turístico incluindo entrada, prato principal e sobremesa por um preço acessível. Informe-se antes de fazer seu pedido. Fique atento aos restaurantes indicados, pois alguns locais na região não atendem às normas de higiene. O prato típico do país é o Ceviche: fruto do mar cru, curtido no limão, acompanhado de cebola e batata doce. Não deixe de experimentar também os pratos feitos com trutas e o Tamal, uma pamonha salgada. As frutas típicas são Sancayo ("kiwi" azedo) e Tuna (fruto do Cacto, doce, macio, com sementes). A bebida típica do país é o Chicha Morada, à base de milho roxo. O refrigerante peruano é o Inca Kola, de cor amarelada. O Peru é um grande produtor de batatas. Existem batatas de diversos tipos. O prato mais conhecido feito com batata é o Papa a la Huancaina.
Energia Elétrica: 220V
Embaixada: contato da embaixada do Peru no Brasil: (61)- 242-9933/242-9835/242-9435.
Alfandêga brasileira: no desembarque no Brasil são permitidos objetos de uso pessoal, roupas e brinquedos e U$500 em eletrônicos, mais U$500 de Free Shop.
Ligações para o Brasil: para realizar chamadas a cobrar, utilize o código do Peru: 0800 50190 (Tefonica del Perú), depois escolha o idioma no qual deseja ser atendido e por último escolha uma das opções de ligação:
1- Ligações automáticas;
2- Ligações com cartão telefônico;
3- Ligações com auxílio de operador.
Compras e Artesanato: para quem vai fazer compras, a ordem é pechinchar. O artesanato no Peru é bastante interessante e multicolorido. É possível comprar peças de lã de vicunha, lhama ou alpaca, os três camelídeos sul-americanos.
Cuidados: a região é extremamente seca. Para quem tem problemas de pele seca ou sangramento do nariz, é recomendado usar bastante hidratante e também soro no nariz. Procure sempre beber água potável de garrafa ou leve um purificador (gotas ou comprimido). Fique atento aos restaurantes indicados, pois alguns locais na região não atendem as normas de higiene. Tenha sempre a mão o endereço dos hotéis.
Melhor Época
A planície litorânea possui clima estável, com temperatura média anual de 20°C, regulado pela corrente marítima de Humbolt.