Principais Atrações
Fazenda Bom Jesus: local com grande variedade de pássaros. Oferece passeios para observação de animais, de búfalo e à cavalo, além de culinária regional para degustação.
Fazenda Nossa Sra. do Carmo: localizada às margens do Rio Câmara, na zona rural da Ilha do Marajó. Oferece passeios à cavalo, búfalo e canoa, pescaria, observação de pássaros e fauna silvestre, saídas de jipe pelos campos (somente de setembro a dezembro) e observação das atividades de fazenda.
Fazenda São Jerônimo: localizada na cidade de Soure, oferece passeios em charretes de búfalos ou cavalos, caminhadas através de trilhas nas matas e manguezais, e barco a remo para navegação nos igarapés. Possui praia particular.
Icoaraci: a 25 km de Belém, Icoaraci é o centro da cerâmica marajoara e tapajônica, herdada dos índios que ocuparam a Ilha do Marajó e a região do Tapajós. Durante o passeio, é possível conhecer todo o processo de produção, bem como adquirir o artesanato.
Museu do Marajó: promove a preservação da cultura e das tradições da região. Possui grande acervo de obras relacionadas à arte, história, folclore, lendas, fauna e costumes locais. Uma das grandes atrações é a coleção de artefatos marajoaras.
Praia do Araruna: local de tranqüilidade, cercada por manguezais, com acesso através do Rio Araruna. Possuí uma areia clara e batida, dunas, ondas fracas no inverno e fortes no verão.
Praia Grande: localizada no município de Salvaterra. Possui 1,5 km de extensão, toda cercada por coqueiros. É possível visitar o farol que se encontra na praia.
Praia de Joanes/Monsarás: fica a 15 km de Salvaterra e é muito procurada devido à presença de ruínas do século XVIII. Possui 2 km de extensão.
Praia do Pesqueiro: possui 3 km de extensão, cercada por coqueiros e dunas. É uma das preferidas, tanto pela população, quanto pelos visitantes. Na maré baixa, a distância da faixa de areia até o mar, chega a quase 1 km.
Dicas
Caça: é proibido caçar na Ilha.
Mosquitos: leve repelentes contra mosquitos.
Atividades Noturnas: em Soure e Salvaterra, existem bares e restaurantes. Em alguns deles, acontecem espetáculos com danças típicas da região, como o carimbó. Já em Belém, existem diversas opções, como os bares da Doca e do Boulevard, e o restaurante " Lá em Casa".
Pratos Típicos: a culinária da região é riquíssima e variada. Sugestões: pato com tucupi; caldeiradas; peixes e frito do vaqueiro (carne de búfalo).
Melhor Época
Durante o ano todo, a paisagem é exuberante e faz bastante calor. Entre junho e novembro, as chuvas são escassas e os campos estão secos. Entre dezembro e maio, grande parte da Ilha fica alagada em função do grande volume de chuvas, mas em compensação, a relva se torna mais viçosa e o clima mais ameno.