EN PT
+55 11 5571-2525

Viajante Cia Eco

Juliana de Paula e Fábio de Luca

A viagem à Patagonia Argentina e Chilena foi maravilhosa! Inesquecível!

Para começar tudo saiu conforme planejamos, as expectativas foram alcançadas e, em alguns casos, até mesmo superadas. Tivemos muita sorte com o clima: os dias foram de sol, temperatura amena e pouco vento na maior parte da viagem.

As hospedagens corresponderam ao que buscávamos. No geral, eram simples, confortáveis, bem localizadas e com ótimo café da manhã. Em todas, fomos muito bem recebidos. O Hotel Alto Andino em Ushuaia e o Hotel Bahía Nueva em Puerto Madryn foram os melhores para nós. Acho que só não gostamos muito do Hotel Bahía Redonda, no qual ficamos em El Calafate, que poderia ter sido um pouco menos simples.

Os serviços dos transfers foi algo que nos surpreendeu muito positivamente. Eles funcionaram muito bem e foram bem pontuais. Em geral, as agências deixavam um recado no hotel ou ligavam para combinar o horário em que iam passar. Gostamos muito dessa atenção.

Quanto aos passeios, é até difícil falar de qual gostamos mais!

Amamos Puerto Madryn e a região da Península Valdés. Foi maravilhoso observar os leões marinhos e caminhar entre os elefantes marinhos. Lá conseguimos acertar também um passeio a Punta Tombo para ver os Pinguins de Magalhães. Foi nota 10! A agência que “cuidou” da gente na região, a Argentina Visión, foi uma das mais atenciosas. Os guias Vanessa, Fernanda e Ruben eram muito simpáticos e explicaram para a gente várias coisas interessantes sobre a região e sobre os animais. Ah, vale comentar também que as duas primeiras falavam português, o que foi muito bom.

Em Ushuaia o passeio 4x4 pelos Lagos Escondido e Fagnano foi o que mais gostamos. O guia fez um assado típico no bosque próximo ao lago Fagnano. Uma delícia! No fim ainda apareceram zorros colorados, tipo uma raposa, por causa do cheiro da comida. Uma graça! Depois do almoço fomos até o Lago Escondido andar de canoa. Eu nunca tinha remado antes e achei bem divertido.
Ushuaia também foi bom para fazer compras e comer centolla e merluza negra. Recomendamos os restaurantes Tía Elvira e Volver.

Depois de Ushuaia formos para El Calafate. Achamos El Calafate uma cidade muito charmosa e com ótimos restaurantes. Comemos cordeiro patagónico no La Tablita e no Las Barricas. Valeu a pena também provar o sorvete da fruta Calafate nas sorveterias da cidade.
De El Calafate fomos ao Glaciar Perito Moreno fazer o Big Ice, o famoso trekking sobre o gelo. O dia estava lindo e a paisagem que contemplamos sobre a geleira não parecia terrena. Foi uma experiência incrível. Adoramos!
No nosso dia livre na região, combinamos um passeio de El Calafate até El Chaltén para fazermos uma trilha à sombra dos cerros Fitz Roy e Torre. Valeu muito a pena as cerca de 6 horas de viagem (ida e volta), mais as 5 horas de caminhada pela trilha. As paisagens eram de tirar o fôlego!

Nesta viagem também conhecemos um pouco da Patagonia Chilena. Estivemos em Puerto Natales, de onde rumamos ao Parque Nacional Torres del Paine. O Parque é belíssimo, com lagos e rios de coloração azul turquesa, montanhas nevadas, glaciares e diversos animais. O tempo lá não colaborou muito, mas mesmo com a chuva fraca, o vento e o frio, fizemos por nossa conta a trilha que leva até Las Torres. Foi excelente e muito bonito!

Se é verdade a lenda regional que diz que quem come Calafate retorna algum dia à Patagonia, teremos o maior prazer.

Agradecemos a organização da viagem e toda a atenção que a Cia Eco nos ofereceu.

Até a próxima!
Juliana e Fabio