Principais Atrações
.: As Ilhas :.
Ilha Rei George: habitat para focas-leopardo, skuas, pinguins e leões marinhos, essa é a maior das Ilhas Shetland do Sul, a 1200 Km do Cabo Horn. Nessa ilha, encontram-se estações científicas multinacionais: Brasil, Chile, China, Coréia do Sul, Peru, Polônia, Rússia, Uruguai e Argentina, incluindo a brasileira Ferraz e a polaca Arctowski.
Bases Antártidas: na Península Antártica, existem bases orientadas para o estudo de diversos fenômenos metereológicos, geológicos e ecológicos como a base chilena Presidente Eduardo Frei Montalva, a oeste da Ilha King George, que abriga uma vila residencial com hospital, escola, banco e supermercado. A Estação polonesa Henry Arctowski, pertencente à academia pocala de ciências, é outra base, especializada no estudo da fauna local. A base ucraniana Vernadsky é um ótimo ponto de apoio para visitas a comunidades de pinguins.
Ilhas Sub-Antártidas Macquarie: possessão australiana, a Ilha Macquerie está localizada 1500 Km a sudoeste da Tasmânia. Formada pela cordilheira Macquarie, é um exemplo da exposição de rochas do manto terrestre (que ficam nas profundezas do oceano normalmente) pelo movimento de placas tectônicas. Nessa ilha, encontram-se milhares de pinguins-rei. Nas ilhas Auckland, podem-se ver os famosos albatrozes.
Ilha Geórgia do Sul: descoberta por acaso no século XVII, esta ilha está localizada a 1350 Km da Antártica, no meio do Atlântico, entre as Ilhas Malvinas e as Sandwich do Sul. É uma maravilha da natureza, onde se encontra a estação baleeira de Grytviken e onde o famoso explorador polar Inglês Sir Ernest Shackleton foi sepultado. Com seus picos nevados, baías verde esmeralda e glaciares azuis, é casa de muitos pássaros, pinguins e focas. Ainda pouco exploradas, seu Monte Paget foi escalado pela primeira vez em 1965. Nas ilhas, já foram registradas 9 espécies de pinguins entre gentoos, macaronis, chinstraps e pinguins-rei.
Ilha Peter: é a segunda ilha mais remota do mundo, uma das três possessões norueguesas no continente, a oeste da Península Antártica. Ocupada primeiramente para servir à indústria da pesca de baleias, hoje é um importante ponto de parada de expedições antárticas. De helicóptero, pode-se descer sobre a barreira de gelo Ross, para visitar as estações cientificas McMurdo e Scott, além de pontos históricos, os cabos Evans e Royds.
Ilhas Falkland: localizadas a leste de Ushuaia, é um dos últimos redutos de civilização na parte sul do planeta. Hoje, é uma das possessões inglesas de maior desenvolvimento. Em Stanley, a capital, encontram-se um museu, os centros de compra e as praias que exibem golfinhos, pinguins e focas nas orlas.
Fauna: tanto nos desembarques como durante as navegações em si, todos se encantam com aparições inesperadas de elefantes marinhos, onças, leopardos marinhos, focas de Wendell, baleias e uma inúmera quantidade de aves migratórias, entre outros habitantes antárticos. Graças à comodidade do barco e suas amplas janelas, verdadeiros observatórios climatizados, pode-se desfrutar da inigualável e impactante beleza antártida.
Colônias de pinguins: os pinguins são espécies de aves que não voam, nadam excelentemente bem, chegando a atingir 40 Km/h dentro d´água, e habitam latitudes setentrionais apenas. Ao longo de uma viagem pela Antártida, encontram-se diversas pinguineras como as da Ilha do Rei Jorge, Ilha da Meia Lua e o Yankee Harbour, onde coabitam várias espécies como os adelies e chinstrap (de fita no pescoço), que são mais comuns, e os gentoo.
Dicas
- As temperaturas durante a navegação sofrem mudanças bruscas, por isso um casaco do tipo parka, luvas, gorro e cachecol são essenciais. Após a confirmação da reserva, é entregue um manual completo com as orientações para a sua viagem.
- No geral, esta viagem não exige preparação física, porém é importante lembrar que os desembarques para as atividades na Península requerem habilidades de deslocamento para embarque e desembarque nos botes que transportam os viajantes até a margem.
Recomendamos levar roupas de baixo térmicas ou que absorvam o suor, assim como calças confortáveis para os desembarques (se possível impermeáveis), botas de trekking (impermeáveis), luvas (nylon), cachecol, gorro, óculos de sol, protetor solar.
Melhor Época
Aproveitando os dias longos do verão austral de novembro ao final de fevereiro, você vai conhecer enormes colônias de pinguins, observar baleias, ver centenas de focas descansando no gelo e maravilhar-se com as espetaculares formas, tamanhos e cores dos 'icebergs'. Muitos pássaros marinhos seguem o barco enquanto observamos a vista magnífica de enormes geleiras que caem quase verticalmente sobre o mar.