EN PT
+55 11 5571-2525

Expedição e Vivências em Cantos Gerais do Jalapão - 9 dias

Palmas, Natividade, Dianópolis, Pindorama, São Félix, Tocantins, Mateiros, Taquaruçu
Saídas em datas específicas sob consulta

Roteiro


1º Dia - Origem / Palmas
Embarque com destino a Palmas. Recepção no Aeroporto e traslado para a hospedagem em Palmas.

2º Dia - Palmas - Natividade
Partiremos em direção às Serras Gerais. Nossa primeira parada será na Lagoa do Japonês, com suas águas cristalinas e em  tons de azuis. Tempo para banho. Almoçaremos uma comida típica na cada de Dona Almerinda. Em seguida nos deslocaremos para Natividade, ponto de partida para a vivência da história e tradições do Tocantins. Sua arquitetura colonial, festas religiosas e gastronomia revelam sua saga que começa no ciclo do ouro, por volta de 1734. A pé, visitaremos o centro histórico da cidade tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Destaque para as ruínas da secular Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, erguida pelos escravos no século XVIII.  A gastronomia típica da região com sabor dos frutos do Cerrado inclui paçoca, bolos, doces e licores, além do famoso biscoito "amor-perfeito". Acomodação, jantar incluso.

3º Dia - Natividade - Dianópolis
O primeiro atrativo do dia nos mostrará toda a geomorfologia intrigante das Serras Gerais: iremos adentrar ao Vale Encantado com seus paredões calcários, florestas e um ecótono, uma transição dos 3 principais biomas com exemplares do cerrado, caatinga e Amazônia, além de seus belos e curiosos espeleotemas. Também iremos transpor obstáculos naturais para conhecer uma cachoeira que dá ré (Cachoeira da ré). Uma caminhada de aproximadamente 3,8 km em um circuito oval de  passagem única. Nesse dia faremos um lanche reforçado, ao invés de almoçar, ao lado da Lagoa Bonita, uma nascente de  águas translúcidas. Em seguida, continuação do percurso para apreciar o entardecer na Fortaleza dos Guardiões, região  literalmente divisora de águas. De um lado os recursos hídricos que desaguam na Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia e  do outro para a Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. Após o entardecer seguiremos para Dianópolis para jantar e pernoite.

4º Dia - Dianópolis - Ponte Alta
Sairemos para visita ao Canion Encantado, mas antes uma parada para conhecer o Vale dos Pássaros e seus simpáticos
moradores, a D. Antonia e o Sr. Davi, um casal que tem uma história de vida fantástica. Após nos refrescarmos na Cachoeira da  Cortina iremos nos deliciar e apreciar uma deliciosa comida caseira. Após um breve descanso, iremos até o Mirante do Canion Encantado. Na sequência partiremos para a Cidade de Pedras, formação rochosa de morros testemunhos, com parada para conhecer a Cachoeira dos Pelados (tem esse nome pois já foi cenário para o programa Largados e Pelados (naked and Afraid) da Discovery Channel). Serão 4,5km de trilhas acumulados ao longo do dia. Seguiremos para Ponte Alta com chegada prevista às 20h. Acomodação e jantar.

5º Dia - Ponte Alta - São Félix
Sairemos com destino ao Jalapão Ecolodge, mas antes uma parada no Poço Azul e almoço no Parque Encantado, onde
teremos opção de banho no Poço Encantado ou na Cachoeira do Encantado. No final da tarde subiremos o Morro da Catedral, um dos cartões postais do Jalapão. Retorno para o jantar e pernoite em São Félix.

6º Dia – São Félix
Partiremos para visitar poços de água cristalina, onde é impossível afundar, e quem lá se banha tem a nítida sensação de estar flutuando: os Fervedouro do Alecrim e Bela Vista. Na sequência iremos visitar a comunidade Quilombola do Prata e ver o processo de fabricação artesanal da rapadura com o Sr. Juraci. Também na comunidade será o local do nosso almoço. Após um breve descanso partiremos para uma aventura de Rafting por 12km, aproximadamente 2h e meia de descida classe II pelo rio Soninho, aventura para toda a família, não precisa saber nadar e nem ter prévia experiência com a atividade. Retorno para São Félix para jantar e pernoite.

7º Dia - São Félix - Mateiros
Seguiremos em direção à Mateiros. No caminho visitaremos o Fervedouro Buritizinho com parada para banho no rio Formiga. Em seguida, caminhada de 4km em meio ao Cerrado até o Fervedouro Encontro das Águas. Tempo para banho no Encontro dos rios Formiga e Soninho. Em seguida almoçaremos uma típica comida jalapoeira na Comunidade Quilombola Mumbuca, berço do capim dourado. Após um breve descanso seguiremos até a Cachoeira do Formiga, considerada uma das mais belas do Jalapão, com suas águas de cor verde esmeralda. Partiremos para a cidade de Mateiros para jantar e pernoite.

8º Dia - Mateiros - Taquaruçu
Começaremos o dia visitando as Dunas do Jalapão, um belo cenário com suas areias laranja dourado, rodeadas de serras e veredas. Logo após a visita das Dunas, conheceremos uma prainha do Rio Novo onde poderemos tomar um banho e almoçar no restaurante do Sr. Adélio, na Comunidade do Rio Novo. Após o descanso seguiremos para a Pedra Furada, uma enorme pedra de arenito esculpida pelo vento e chuva. Na sequência partiremos para Taquaruçu com chegada estimada as 20h. Jantar incluso. Acomodação e pernoite.

9º Dia – Taquaruçu / Origem
Traslado até o aeroporto de Palmas para embarque para cidade de origem.

"A ordem dos passeios não será obriga


Quer realizar essa viagem?
Enviaremos o seu orçamento o mais rápido possível.
Entre em contato com a nossa equipe pelo formulário abaixo ou pelo e-mail:
comercial@ciaeco.tur.br


Forma de pagamento


Consulte a nossa forma de pagamento e personalize o seu itinerário com a equipe de consultores!

O pacote inclui


- Transportes terrestres de chegada e saída
- Hospedagem em Palmas com café da manhã: (1 noite), Natividade (1 noite), Dianópolis (1 noite), Ponte Alta (1 noite), em São Félix (2 noites), Mateiros (1 noite), e Taquaruçu (1 noite);
- 6 almoços,
- 7 jantares,
- 1 lanche de trilha;
- Passeios conforme itinerário
- Taxas de atrativos;
- Acompanhamento de guia local.

O pacote não inclui


- Passagem aérea;
- Passeios opcionais;
- Bebidas durante as refeições inclusas;
- Alimentação em Palmas.

*Os preços estão listados em reais, dólares americanos ou euros (conforme especificação) e estão sujeitos à alterações sem aviso prévio.
A taxa sobre transações/remessas internacionais (IRRF) não está inclusa no valor dos pacotes.
Consulte tarifas especiais para os feriados e datas comemorativas.

Tem dúvidas ou sugestões e quer enviar uma mensagem para nossa equipe? Preencha o formulário abaixo.

 
Nome
Telefone
Telefone 2
E-mail
Como conheceu a Cia Eco?
Selecione
Mensagem
  Quero receber as novidades e oportunidades da Cia Eco por e-mail.

Na Cia Eco seus dados são levados a sério. Estamos comprometidos em proteger e respeitar a sua privacidade, não compartilhamos seus dados com terceiros nem enviamos spam. Utilizamos seus dados apenas para enviar informações de seu interesse.
Digite os caracteres da imagem
 
Change the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code