Pacotes de viagens para Tahiti e suas ilhas com especialistas
O mundo tem muitos lugares paradisíacos, mas na Polinésia Francesa a natureza foi tão primorosa que a sensação é de que ali um pedaço do Éden resistiu. O clima é perfeito, as águas tranquilas têm incríveis tons azuis, as montanhas possuem vegetação exuberante, os coqueiros estão em praias de areias brancas e o mar é como um gigantesco aquário, onde corais e peixes estão sempre visíveis. Embora seja um destino bastante procurado pelos casais que desejam privacidade e romantismo, o Polinésia Francesa também é um lugar para curtir com amigos e se divertir com a família.
As ilhas da Polinésia Francesa supera todas as expectativas, a beleza é impressionante. São 118 ilhas agrupadas em cinco conjunto: Societé, Tuamotu, Marquises, Grambier e Australes. O Tahiti é o destino conhecido, mas há outras ilhas maravilhosas, todas diferentes umas das outras: Bora Bora, Moorea, Raiatea, Taha’a, Rangiroa, entre outras.
A capital do Tahiti, Papeete, é o melhor local para conhecer de perto como vive o povo. A cidade tem boa infraestrutura e oferta de restaurantes, bares e casas noturnas. Aproveite para comprar lembranças na feira de artesanato e visitar as melhores lojas de pérolas. Um passeio bacana é um off road por suas montanhas.
Principais Atrações
Bora Bora possui um mar de um tom azul indescritível, é uma das ilhas que oferecem os famosos bangalôs sobre as águas. O que torna imperdível pernoitar nesses bangalôs é ver de perto os belíssimos corais e peixes multicoloridos. E se o piso for de vidro, a experiência será ainda melhor. A ilha também é um lugar incrível para fazer snorkeling. Experimente a emoção de nadar perto de tubarões e raias. Uma sensação indescritível, que pode ser experimentada tanto por jovens como por adultos, já que os peixes se aproximam com curiosidade e quase nos tocam.
Outra dica é navegar nas águas calmas em uma piroga privativa, uma canoa típica. Surpreenda-se com um delicioso almoço em um mutu, uma ilhota daquelas de desenho animado pequena, deserta e isolada. O passeio com caiaque também é uma ótima pedida.
Bora Bora tem os hotéis mais românticos indicados para casais, como o St. Regis, o Le Meridien e Sofitel Motu. Para quem imagina um casamento íntimo e inesquecível, esse sonho pode virar realidade na Polinésia Francesa. Além de uma linda cerimônia com muitas flores, à beira-mar e ao pôr do sol, há um ritual de preparação que torna o momento muito especial.
A apenas 18 km de Papeete está Moorea, com lindas montanhas, vales escarpados e baías de águas verdes. Descubra essa natureza com um quadriciclo ou em um off road. Do topo da montanha se tem uma visão panorâmica da ilha.
Rangiroa, segundo maior atol do mundo localizado no Arquipélago Tuamotu, é ideal para quem gosta de mergulho. A vida marinha é riquíssima e você pode ver tartarugas, tubarões, golfinhos, raias-mantas e xitas. Outra atração imperdível é visitar as fazendas de pérolas negras e aprender sobre o processo de cultivo e extração. Destaque para o hotel Rangiroa, com excelente infraestrutura.
Taha’a é um paraíso exclusivo para quem gosta de conforto em meio à natureza. Tem um único hotel da rede Relais & Chateaux e você tem a sensação de que realmente é um privilegiado. Um dos mergulhos com snorkel mais incríveis é feito lá. Você é simplesmente levado pela correnteza sobre o mais belo e rico jardim de corais, peixes coloridos e exóticos e anêmonas gigantes. Algo que não se esquece.
Um pouco mais distante, cerca de 3h30 de voo do Tahiti, estão as Ilhas Marquesas, um arquipélago de 14 ilhas ¯ seis delas habitadas. Nuku Hiva, a maior de todas, é formada por dois vulcões sobrepostos e ficou conhecida depois de ter sido cenário da quarta temporada da série Survivor. Com antigos locais religiosos, vales verdejantes e cachoeiras tão altas que água evapora enquanto cai, é dito que nenhuma descrição comporta tamanha beleza. Hiva Oa ficou famosa por ter sido o último lar do célebre pintor francês Paul Gauguin (1848-1903), que se apaixonou pela sua natureza selvagem. Mais de um século depois, essa beleza continua intocada. A ausência de recifes ao redor da ilha deixa o mar fluir livremente sobre a costa, uma vegetação tropical cobre vales profundos, antigos totens de madeira se revelam à sombra de figueiras gigantescas e você pode percorrer a ilha a pé ou de bicicleta por trilhas estreitas de terra batida. Os únicos sons que se ouve são os cantos de pássaros, cachoeiras distantes e outros sons da natureza.
Uma grande vantagem da Polinésia Francesa em relação aos outros arquipélagos paradisíacos é a facilidade de deslocamento entre as ilhas por meio de voos regulares. Você pode variar os cenários com rapidez e ainda, apreciar esse paraíso visto de cima.
Conheça a Polinésia Francesa e tenha um vislumbre do Éden.
Confira as principais atrações:
Circuito nas ilhas: a melhor maneira de conhecer a vida cotidiana do Tahiti e viver a cultura da Polinésia Francesa é passear por pequenas aldeias espalhadas pelas ilhas. Como quase todas as ilhas possuem uma estrada costeira, é possível alugar um carro ou contratar um passeio guiado. Vale explorar o interior das ilhas em veículo 4x4, através de caminhada guiada ou a cavalo. Outras opções são os passeios de canoa a motor, barco ou lancha. Por fim, para obter vistas espectaculares das ilhas, há passeios de helicóptero.
Fazendas de cultivo de pérolas: comumente conhecidas em todo o mundo como "black pearls", as pérola cultivadas no Tahiti apresentam variações de tamanhos, formas e cores. Há exemplares de cor preta com sombras cintilantes de verde, azul, bronze, berinjela, ou mesmo rosa. As visitas podem ser feitas em fazendas de Manihi, Rangiroa, Raiatea, Huahine, Taha'a, Tikehau e Fakarava
Observação de tubarões: esta excursão é uma das mais emocionantes e populares e pode ser realizada nas principais ilhas. Depois de uma curta viagem de canoa ou barco a motor, inicia-se uma flutuação numa profundidade de 4 a 7 metros para encontrar tubarões dóceis que são alimentados por um guia experiente. Mesmo quem não saibe nadar pode apreciar a cena emocionante do barco.
Snorkeling e mergulho: tanto os mergulhadores experientes como os iniciantes são surpreendidos pela limpidez das águas e pela possibilidade de nadar perto da fauna marinha local, como as raias gigantes. Com centenas de pontos de mergulho nas ilhas, é possível escolher entre os mergulhos livre, autônomos, navios afundados e snorkeling.
Dicas
Dica Denise Santiago - diretora Cia Eco
Faça uma parte de sua viagem pelas Ilhas da Polinésia Francesa navegando em um catamarã privativo, com excelentes serviços e atenção aos detalhes. A viagem está disponível a partir de duas pessoas e oferece acomodações e refeições a bordo. Você terá acesso às ilhas mais exclusivas, uma verdadeira imersão na beleza da Polinésia. Depois pode hospedar-se por alguns dias em um hotel e na sua ilha preferida.
Dicas Gerais
Bagagem: devido às restrições de peso nos voos entre as ilhas (Cia. Air Tahiti), sugerimos que deixem a bagagem maior no Hotel de Papeete e utilizem uma menor com até 20 kg para as ilhas.
Documentação: Passaporte com validade mínima de 6 meses. Não há necessidade de visto para passaporte brasileiro.
Moeda: franco, identificado pela sigla CPF. O dólar e euro são bem-aceitos. Para ter uma idéia do valor do câmbio, você pode consultar: www.cotacao.com.br .
Idioma: fala-se francês e também um idioma local (acostume-se a ouvir "mauruuru", que quer dizer obrigado e "maeva", que quer dizer bem-vindo. É possível comunicar-se em inglês também.
Fuso horário: - 8h em relação ao horário de Brasília.
Cuidados: pela cultura local, as gorjetas não são aceitas por irem de encontro às regras de hospitalidade.
Gastronomia: culinária francesa e internacional somadas às especialidades polinésias, ao ritmo de danças típicas.
Imperdível: leve a máquina fotográfica também nos vôos entre ilhas, pois as paisagens são incríveis; em Bora Bora, participe do passeio para alimentar tubarões e arraias; em Manihi, visite a Fazenda de Pérolas Negras; em Rangiroa, mergulhe junto com os golfinhos.
Melhor Época
A melhor época para se visitar a região é de maio a outubro, quando chove pouco e ocorrem muitas festas típicas nas diversas ilhas da Polinésia Francesa. Em geral, faz calor o ano inteiro, mas os meses de janeiro a março devem ser evitados devido à temporada de ciclones no Pacífico Sul.