EN PT
+55 11 5571-2525

Chapada das Mesas e Jalapão 360 - 11 dias

Poço Azul, Encanto Azul, Cachoeira Santa Bárbara, P.N da Chapada das Mesas, Serra Torre da Lua, Trilha Tributo com passeio de barco, Complexo Pedra Caída, Palmas, Ponte Alta, Mateiros, São Félix
Saídas às quartas-feiras

Chapada das Mesas, localizada ao sul do estado do Maranhão, é um pedaço do sertão que esconde os cerrados mais preservados do Brasil. A região impressiona com sua natureza majestosa, incontáveis cachoeiras e formações rochosas que mais parecem gigantescas esculturas naturais.
Localizado no estado do Tocantins, o Jalapão é um local de grande diversidade geográfica, ainda bastante selvagem e um dos principais destinos de turismo de aventura do Brasil. Com área de 34 mil quilômetros quadrados, o Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Jalapão, Aparecida do Rio Novo. A paisagem do Jalapão é realmente incrível. Impressiona pela imensidão e abundância de atrativos: serras, chapadões, rios com águas transparentes e puras, cachoeiras de águas azuis, nascentes borbulhantes, praias desertas e dunas de areia que chegam a 40 metros de altura.
Tudo isso em meio ao cerrado, vegetação típica da região. O Jalapão possui fauna e flora ainda preservadas e durante os passeios é possível encontrar espécies típicas, como o tamanduá-bandeira, a capivara e araras coloridas. Nessa expedição que é realizada em confortáveis veículos 4x4, será possível conhecer os principais atrativos da região, em um roteiro itinerante.

Roteiro


1º Dia - Quarta-feira - ORIGEM / PALMAS
Hoje embarcaremos em voo com destino a Palmas, capital do Tocantins e ponto de partida de nossa jornada pelo Jalapão! Após nossa recepção no Aeroporto de Palmas, faremos o traslado até o hotel, onde passaremos esta noite. O restante do dia será livre para aproveitarmos a cidade.
Sem refeições inclusas;
Pernoite em Palmas.

2º Dia – Quinta-feira - PALMAS / SERRA DA CATEDRAL / CACHOEIRA DAS ARARAS / FERVEDOURO DA BELA VISTA / FERVEDOURO DO ALECRIM
O café da manhã de hoje será bem cedinho, pois teremos um dia longo pela frente. Nos encontraremos na recepção para partirmos em direção ao Jalapão. No caminho, faremos uma parada na Serra da Catedral, que nos presenteará com um lindo visual da região. Em seguida visitaremos a bela Cachoeira das Araras, para um revigorante banho. Chegaremos em São Félix do Tocantins no início da tarde e aproveitaremos para fazer nossa parada para o almoço. Em seguida, partiremos para uma das experiências mais incríveis do Jalapão, o mergulho nos fervedouros Bela Vista e do Alecrim. No fim de tarde, acomodação na pousada. Em horário combinado, sairemos para jantar na cidade. Retornaremos, então, ao hotel para descansar e passar a noite.
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite em São Félix.

3º Dia – Sexta-feira - SÃO FÉLIX / FERVEDOURO MACAÚBAS / CACHOEIRA DO FORMIGA / DUNAS DO JALAPÃO / MATEIROS
Após o café da manhã, em horário combinado, partiremos rumo a Mateiros. No caminho visitaremos mais um fervedouro, o Macaúbas. Em seguida conheceremos a Cachoeira do Formiga, onde faremos uma pausa para relaxar em suas águas verdes e límpidas. Após o almoço, viajaremos até as famosas Dunas do Jalapão, para curtirmos um pôr-do-sol memorável! Lá, teremos um visual lindo da Serra do Espírito Santo, paredão de quartzo que pela ação dos ventos, formam as dunas: um cenário inesperado, são enormes dunas de areia de quartzo douradas com até 30m de altura. No fim do dia, retornaremos à pousada, em Mateiros. Jantar e pernoite.
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite em Mateiros.

4º Dia - Sábado - PRAINHA DO RIO NOVO / CÂNION SUSSUAPARA / PONTE ALTA
Para os mais animados, saída opcional às 4h para contemplar um lindo nascer do sol no topo do Morro do Jacurutu (não incluso), com uma maravilhosa vista das veredas do Jalapão. Após o café da manhã na pousada, sairemos em direção a Ponte Alta, faremos uma parada na Serra do Espírito Santo para tirar fotos da belíssima paisagem da região. Chegaremos à Prainha do Rio Novo para relaxar às suas margens, com suas águas doces e mansas e suas matas de galeria. Em seguida, almoçaremos em uma comunidade quilombola da região. Por fim visitaremos o Cânion Sussuapara, onde a água entra por uma fenda estreita, entre paredões úmidos de cerca de 12 m de altura, como um pequeno cânion, cobertos de samambaias, musgos e vegetação típica. Ao longo do trajeto, o córrego apresenta sucessão de pequenas quedas d’água, formando piscinas naturais de águas frias. Continuaremos viagem em direção à Ponte Alta - o portal sul da entrada do Jalapão, localizado a 200km de Palmas - onde passaremos a noite. Jantar e pernoite.
Café da manhã, lanche de trilha e jantar;
Pernoite em Pindorama ou Ponte Alta.

5º Dia – Domingo - PONTE ALTA / LAGOA DO JAPONÊS / PEDRA FURADA / PALMAS
Logo cedo, após o café da manhã, sairemos rumo a Lagoa do Japonês, com suas águas verdes e transparentes, faz um convite para um último banho em terras tocantinenses. Lá, também faremos nosso almoço. Em seguida, visitaremos a Pedra Furada, um gigantesco conjunto de blocos areníticos esculpidos pelos ventos que há milhões de anos reina solitário na paisagem. Os três buracos feitos na rocha e sua beleza cênica dão um toque mítico ao atrativo. Do topo da Pedra Furada é que se avista o Morro Solto, um paredão rochoso, arredondado, perdido no meio do nada. É hora de esquecer o tempo e contemplar uma paisagem surpreendente. Aproveitaremos ainda para visitar algumas lojas de artesanato com lembranças feitas de capim dourado. Retomaremos nossa viagem em direção a Palmas, com previsão de chegada às 19h. Faremos o check-in no hotel, onde passaremos a noite.
Café da manhã e almoço;
Pernoite em Palmas.

6º Dia - Segunda-feira - PALMAS / CAROLINA
Hoje nos despediremos do Tocantins e seguiremos com destino à cidade de Imperatriz/MA. Após café da manhã, faremos o traslado ao Aeroporto de Palmas para pegar o voo. Recepção em Imperatriz e traslado até às 17h30 para Carolina (aproximadamente 3h / 220km). Acomodação em pousada e noite livre.
Café da manhã;
Pernoite em Carolina.

7º Dia - Terça-feira - PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS / CACHOEIRA DE SÃO ROMÃO / CACHOEIRA DA PRATA
Após o café da manhã, sairemos às 8h para visitarmos as Cachoeiras de São Romão e Prata – a 83km de Carolina, sendo 30km de asfalto, pela Rod. BR 010, e 53km em estrada de areia off-road pelo Parque Nacional da Chapada das Mesas. O Rio Farinha que faz divisa natural dos municípios de Carolina e Estreito desenha essas duas belíssimas e exuberantes cachoeiras no Cerrado Maranhense. Almoçaremos no atrativo (não incluso). São Romão tem queda d’água de 25m de altura com uma boa área destinada a banho as margens do rio Farinha, sendo a maior da Chapada das Mesas em volume de água, forma uma excepcional caverna onde os andorinhões do cerrado fazem seus ninhos em total preservação. A Cachoeira da Prata é constituída de três quedas lindíssimas, cenário perfeito para quem gosta de apreciar e registrar a natureza. Chegada às 18h em Carolina e noite livre
Café da manhã;
Pernoite em Carolina.

8º Dia – Quarta-feira - TREKKING 3 ENCANTOS / PEDRA ENCANTADA / PASSEIO DE BARCO NO RIO TOCANTINS
Após o café da manhã faremos um deslocamento de 25 km em asfalto pela Rod. BR 010 até o ponto de parada dos veículos, entrada do Mirante da Chapada das Mesas. Hoje, caminharemos por aprox. 10km por uma das paisagens mais bonitas de todas as Chapadas do Brasil, onde a natureza compõe paisagens que levaram milhões de anos para formar os morros e os pilares da Chapada das Mesas. O local impressiona todos os que se deparam com a vista panorâmica dos paredões de arenito vermelho/alaranjado. Ao meio dia iremos até o atrativo Beleza Pura onde poderemos nos refrescar com um delicioso banho no rio Urupuchete. Almoço no local (Não incluso). As 14h15 partiremos rumo a cidade de Carolina até as margens do Rio Tocantins, onde faremos um passeio de barco voadeira de 22 km até uma majestosa e solitária formação rochosa no meio do rio Tocantins, a Pedra Encantada. Retornaremos à cidade no final da tarde com a magnifica visão do pôr do sol nas mesetas da Chapada das Mesas. Turismo, Lazer e aventura somados a história e cultura de um povo que vem desde os “Macamecrãs”, antigos povos indígenas que habitavam esta região. Chegada em Carolina prevista para as 18h30. Noite livre.
Café da manhã;
Pernoite em Carolina.

9º Dia - Quinta-feira - SANTUÁRIO PEDRA CAÍDA / CACHOEIRAS DA CAVERNA E CAPELÃO / PORTAL DA CHAPADA
Após o café da manhã, seguiremos para mais um passeio. Viajaremos por 35km em asfalto e, em seguida, seguiremos por uma trilha 4x4 mais 6,5km até o nosso ponto de chegada: o Eco Resort Pedra Caída. Ali conheceremos a Cachoeira Santuário da Pedra Caída, uma das mais belas cachoeiras do Brasil. Após almoço no local (não incluso), faremos visita às Cachoeiras da Caverna e Capelão. Após tempo livre para curtir os atrativos e atividades opcionais, como as tirolesas, e retorno para Carolina. No caminho, faremos uma pausa para conhecer o Portal da Chapada das Mesas com uma bela paisagem das formações da região, onde teremos a magnifica visão do Morro do Chapéu e das mesetas. Previsão de chegada na pousada às 18h30 e noite livre.
Café da manhã;
Pernoite em Carolina.

10º Dia - Sexta-feira - POÇO AZUL / ENCANTO AZUL / CACHOEIRA DE SANTA BÁRBARA
Após o café da manhã, seguiremos estrada por 115km em asfalto e mais 21km de off-road, rumo ao município de Riachão. Depois de cerca de 2h de traslado, chegaremos ao Poço Azul, cujo reflexo da água explica seu nome e sua piscina natural formada por águas cristalinas nos convida para curtir um delicioso banho. Em seguida temos mais 6,5km de estrada de terra para chegar no Encanto Azul, uma nascente de rochas calcárias de águas cristalinas e azuladas, ideal para fazer uma flutuação. Almoço no complexo do Poço Azul (não incluso). O último lugar a ser visitado será a Cachoeira de Santa Bárbara, um dos maiores saltos da Chapada das Mesas com 76m de altura e um delicioso poço para banho. Retornaremos para a pousada no final da tarde para pernoite.
Café da manhã;
Pernoite em Carolina.

11º Dia - Sábado - CAROLINA / IMPERATRIZ / ORIGEM
Após o café da manhã, check out e traslado às 05h30 ou 09h para o Aeroporto de Imperatriz (aproximadamente 3h de viagem). Embarque com destino à cidade de origem.
Obs.: é feita apenas uma saída de traslado, no horário que atenda a necessidade de todos.
Café da manhã;
Sem pernoite incluso.

**A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.


Quer realizar essa viagem?
Enviaremos o seu orçamento o mais rápido possível.
Entre em contato com a nossa equipe pelo formulário abaixo ou pelo e-mail:
comercial@ciaeco.tur.br


O pacote inclui


Hospedagem
- 5 noites com café da manhã, na Pousada Candeeiros em Carolina
- 2 noites com café da manhã, em Palmas
- 1 noite com café da manhã, em Ponte Alta
- 1 noite com café da manhã, em Mateiros
- 1 noite com café da manhã, em São Félix

Traslados
- Aeroporto Imperatriz / Carolina em veículo 4x4 - Compartilhado
- Carolina / Palmas - Privativo
- Traslados para a região do Jalapão em veículo 4x4, partindo e retornando para Palmas - Compartilhado
- Hotel / Aeroporto Palmas - Compartilhado

Passeios compartilhados
- Passeios mencionados no roteiro com acompanhamento de guia especializado.

Alimentação

Chapada das Mesas:
- 1 lanche de trilha (Passeio à Serra Torre da Lua)
- 1 Almoço caipira (Passeio à Serra Torre da Lua)

Jalapão:
- Pensão completa (sem bebidas), exceto em Palmas.
- Água mineral durante a expedição.

Seguro Viagem
- Assist Card

O pacote não inclui


- Passagem aérea;
- Na Chapada das Mesas, as taxas ambientais e entradas nos atrativos de R$ 205,00 por pessoa (sujeito à alteração sem aviso prévio) não estão inclusas
- Despesas de caráter pessoal
- Refeições não mencionadas
- Qualquer item acima não descrito como incluso

Observações


Importante
- PREÇOS SÃO VÁLIDOS para saídas às QUARTAS-FEIRAS, exceto em feriados nacionais assim como Natal e Réveillon e com mínimo de 2 pessoas pagantes. Confirme no ato da reserva!
- Validade da tabela de preços: considerar a data de início do roteiro.
- A Operadora local se reserva o direito de alterar a programação dos passeios, sempre que julgar necessário seja por motivos climáticos, de força maior ou que envolvam a segurança dos passageiros, sem aviso prévio.
- 4 pessoas (quádruplo) serão acomodadas no mesmo quarto em todas as pousadas/hotéis.

Termo de Conhecimento de Risco
Todos os clientes devem estar cientes de assinar o Termo de Conhecimento de Risco localmente. Sem este não será possível a realização dos passeios.

Vacina
Apesar de não haver foco de febre amarela, é recomendável a vacinação pelo menos 10 dias antes da viagem.

*Os preços estão listados em reais, dólares americanos ou euros (conforme especificação) e estão sujeitos à alterações sem aviso prévio.
A taxa sobre transações/remessas internacionais (IRRF) não está inclusa no valor dos pacotes.
Consulte tarifas especiais para os feriados e datas comemorativas.

Tem dúvidas ou sugestões e quer enviar uma mensagem para nossa equipe? Preencha o formulário abaixo.

 
Nome
Telefone
Telefone 2
E-mail
Como conheceu a Cia Eco?
Selecione
Mensagem
  Quero receber as novidades e oportunidades da Cia Eco por e-mail.

Na Cia Eco seus dados são levados a sério. Estamos comprometidos em proteger e respeitar a sua privacidade, não compartilhamos seus dados com terceiros nem enviamos spam. Utilizamos seus dados apenas para enviar informações de seu interesse.
Digite os caracteres da imagem
 
Change the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code