Principais Atrações
Anjar: fundada no início do século VIII e cujas ruínas revelam um testemunho único da cidade planejada pelos Omíadas. Embora a construção de Anjar nunca tenha sido concluída em função das trocas de poder, os vestígios da cidade refletem uma importante transição de cultura para o período islâmico e garantiram a inclusão de Anjar na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Baalbeck: fascinante cidade que guarda grandes patrimônios históricos, localizada a cerca de 85 km de Beirute. Esta antiga cidade fenícia se tornou colônia e um dos mais famosos santuários romanos, onde peregrinos se aglomeravam para venerar as três divindades que faziam parte dos cultos da época, incluindo os templos de Júpiter, Baco e Vênus. Também chamada de Heliópolis ("cidade do sol") pelos gregos e romanos, Baalbeck foi classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO por guardar estruturas colossais que são um dos melhores exemplos da arquitetura romana imperial em seu apogeu e um símbolo do poder e riqueza deste império.
Beirute: é a capital e maior cidade do Líbano. Localiza-se na costa do Mediterrâneo. Tem cerca de 1.940.000 habitantes. Na antiguidade era uma cidade fenícia com a designação de Berytus. No passado recebeu a alcunha de a Paris do Oriente por sua atmosfera cosmopolita, anterior à Guerra Civil do Líbano. A capital todavia tem muitas atrações turísticas e oferece, entre elas o museu da universidade americana, o museu de Sursock, a gruta das pombas, muitos centros comerciais e uma grande quantidade de restaurantes com menus suculentos das cozinhas de todo o mundo, como especialidades libanesas locais.
Byblos: conhecida como a cidade habitada mais antiga do mundo. Hoje é uma pequena cidade ás margens do Mar Mediterrâneo, com um pequeno porto pesqueiro.
Deir el Kamar: pequena cidade, capital da região de Monte Líbano, com suas construções em pedra e suas estreitas ruas que recordam a época feudal e uma das mais antigas mesquitas do país, com seu mirante octogonal.
Gruta de Jeita: uma verdadeira obra-prima da natureza que foi classificada entre os finalistas na votação que elegeu as 7 Maravilhas Naturais do Mundo. A Gruta de Jeita é um composto de cavernas cristalizadas que soma mais de 9 km de comprimento e está localizada a 20 km ao norte de Beirute, no Vale do Nahr al-Kalb. As cavernas permitem a rota de um rio subterrâneo de mais de 6 km de extensão e onde a ação da água ao longo do tempo permitiu a formação de galerias com estalactites e estalagmites de diversas e fantásticas formas, cores e tamanhos. Um dos salões da gruta possui impressionantes 108 metros de distância entre o teto e o nível da água.
Tiro: declarada patrimônio da humanidade pela Unesco em 1979, tem um das mais fascinantes ruínas arqueológicas da épocas dos romanos, mas também fenícios, gregos e bizantinos.
Trípoli: segunda cidade do Líbano, que une o antigo com o moderno, com sua arquitetura medieval, mesquitas e um castelo das época das cruzadas
Dicas
Clima: mediterrânico
Fuso Horário: + 5h
Idioma: árabe (oficial), francês, curdo e armênio.
Moeda: libra libanesa
Religião: islamismo 56,5%, cristianismo 36,3% (católicos 25,2%, ortodoxos 11,6%, protestantes 0,5%) e drusos 7,2%.
Vacinas: Certificado Internacional Contra Febre Amarela (deve ser providenciado até 10 dias antes do embarque).
Vistos: para o Líbano visto é necessário para portadores de passaporte brasileiro, obtido desde o Brasil ou na chegada ao país no aeroporto de Beirute. O passaporte deverá possuir no mínimo, duas folhas em branco para o controle de imigração poder carimbar as entradas e saídas.
Importante: Passageiros em viagem ao Líbano não podem ter carimbo de Israel em seu passaporte, bilhetes aéreos com trechos em Israel ou qualquer outra evidência de passagem anterior neste país. O mesmo se aplica para a cidade de Taba, no Egito. Caso contrário, terão a entrada negada no Líbano.