EN PT
+55 11 5571-2525

Chapada dos Guimarães - Privativo - 5 dias

Caminho dos Bororos, Caminhos das Pedras, Morro São Jerônimo, Caminho dos Paredões, Cidade de Pedras, Alto do Céu
Saídas em datas específicas

Chapada dos Guimarães
A apenas 50 km de Cuiabá encontra-se o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criado em 1989 para proteger suas riquezas naturais, seus sítios arqueológicos e monumentos históricos. Aberto para visitação todos os dias da semana, permite aos seus visitantes conhecerem seus atrativos por intermédio de trilhas e do pagamento de uma taxa de entrada.
O fato de estar sobre uma das antigas placas tectônicas do planeta e abrigar o centro geodésico da América do Sul, atrai muitos esotéricos e turistas interessados no apelo místico do lugar. Além disso, há 46 sítios arqueológicos catalogados em seus 33 mil hectares de área onde foram encontrados ossos de dinossauros do período Jurássico, inscrições rupestres e pinturas feitas por antepassados.
Há 500 milhões de anos, uma camada de gelo cobria o território da chapada. Em seguida, o mar tomou conta do local, o que explica a existência de fósseis de conchas e marcas de ondas nas rochas. Com o soerguimento da Cordilheira dos Andes, a região do Pantanal afundou e a Chapada se elevou. A erosão provocada pela água e pelos ventos deu origem a grutas e esculturas naturais que podem ser vistas até hoje.
A paisagem predominante é característica de cerrado, com árvores contorcidas, uma grande variedade de espécies de flores perfumadas e centenas de ervas medicinais, muitas delas ameaçadas de extinção. A vegetação baixa facilita a observação de representantes da fauna, tais como veado-campeiro, lobo-guará, tamanduá-bandeira, emas e araras vermelhas. Nas áreas úmidas, próximas aos rios a paisagem é distinta, com matas de galeria e buritizais.
A 9 km do parque encontra-se o município de mesmo nome com hotéis, pousadas, restaurantes e centro de informações turísticas.

Roteiro


1º Dia – Origem / Cuiabá – Chapada dos Guimarães
Embarque rumo a Cuiabá. Chegada, recepção e traslado à Chapada dos Guimarães (Distância: 64 km, aproximadamente 1h30). Check-in na pousada. Noite livre.

2° Dia – Caminho dos Bororos (café da manhã, lanche de trilha e almoço)
Após o café da manhã, saída às 8h00 sentido Campo Verde rumo à Caverna Aroe Jari; a maior caverna de arenito do Brasil. Visita até a Lagoa Azul. Atravessando a Caverna Kiogo Brado e Pobo Jari. A caminhada continua até a Cachoeira do Almíscar e Mirante do Almíscar. Retorno previsto para às 18h00.
Trajeto
No veículo: 90 km de asfalto e terra.
Caminhada total: 15 km.

3º Dia – Parque Nacional da Chapada dos Guimarães: Caminhos das Pedras – Morro São Jerônimo (café da manhã e lanche de trilha)
Café da manhã de madrugada em padaria no centro histórico, em seguida, saída às 06:00hs para início da caminhada, indo em direção a Casa de Pedra e passando pelo cerrado que contem interessantes formações rochosas e mata ciliar. Subida até o topo Morro São Jerônimo; o morro testemunho mais alto da região com 850m de altitude. Retorno previsto para às 17:00
Trajeto
No veículo: 16 km de asfalto e terra.
Caminhando: 16 km. Sem pontos com água e uma subida bem acidentada onde temos que nos apoiar em
algumas partes, considerada uma “escala-caminhada”.

4º Dia – Parque Nacional da Chapada dos Guimarães: Caminho dos Paredões – Cidade de Pedras – Alto do Céu (café da manhã e lanche de trilha)
Após o café da manhã, saída às 08h00 pela Rod. Emanuel Pinheiro 30 km sentido passando ao lado dos milenares paredões de arenito e acesso às estradas de areia do Vale do Rio Claro. Visita da Crista do Galo, uma formação rochosa interessante. O passeio continua até a cabeceira do Rio Claro, o Poço da Anta e Poço Esmeralda. No local é possível nadar e praticar flutuação contemplativa. Seguimos na estrada que vai para o distrito diamantífero de Chapada, a Água Fria, seguimos até um ponto onde começa uma caminhada de 300m, até as formações megalíticas da Cidade de Pedras. No retorno, parada no Alto do Céu para brinde ao pôr do sol. Retorno para a Pousada.
Trajeto
No veículo: 100 km de asfalto e areia.
Caminhando: 5 km.
* Possibilidade de trilha de bike, confira suplemento da tabela abaixo.

5º Dia – Chapada dos Guimarães – Cuiabá / Origem (café da manhã)
Após o café da manhã, em horário combinado, traslado para o aeroporto de Cuiabá para embarque com destino a cidade de origem.


Quer realizar essa viagem?
Enviaremos o seu orçamento o mais rápido possível.
Entre em contato com a nossa equipe pelo formulário abaixo ou pelo e-mail:
comercial@ciaeco.tur.br


Forma de pagamento


Consulte a nossa forma de pagamento e personalize o seu itinerário com a equipe de consultores!

O pacote inclui


- Traslado Aeroporto de Cuiabá / Chapada dos Guimarães / Aeroporto de Cuiabá;
- 4 noites de hospedagem na pousada escolhida com café da manhã;
- Passeios citados no roteiro;
- Entradas dos atrativos;
- Acompanhamento de um guia regional credenciado;
- Transporte em carro 4x4 para o passeio do Caminho dos Paredões e Cidade de Pedras;
- Transporte em todos os passeios;
- 03 lanches de trilha;
- Almoço no passeio do Caminho dos Bororos;
- Brinde no fim do dia com espumante, no Alto do Céu;
- Seguro viagem GTA Nacional 6000.

O pacote não inclui


- Aéreo e taxas de embarque;
- Bebidas e refeições não citadas no roteiro;
- Despesas de ordem pessoal;
- Qualquer item acima não descrito como incluso

*Os preços estão listados em reais, dólares americanos ou euros (conforme especificação) e estão sujeitos à alterações sem aviso prévio.
A taxa sobre transações/remessas internacionais (IRRF) não está inclusa no valor dos pacotes.
Consulte tarifas especiais para os feriados e datas comemorativas.

Tem dúvidas ou sugestões e quer enviar uma mensagem para nossa equipe? Preencha o formulário abaixo.

 
Nome
Telefone
Telefone 2
E-mail
Como conheceu a Cia Eco?
Selecione
Mensagem
Desejo receber promoções e novidades da Cia Eco
Digite os caracteres da imagem
 
CAPTCHA
Change the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code