Roteiro
SÃO PETERSBURGO, MÂNDROGUI, KIZHI, GORITSY, YAROSLAVL, ÚGLITCH E MOSCOU.
Datas: 04 e 25 de agosto, 15 de setembro.
1º dia – sábado – SÃO PETERSBURGO
Chegada, traslado (sem acompanhamento de guia) para o navio e alojamento após 17:00.
Jantar a bordo.
Após o jantar, apresentação dos passeios, excursões e espetáculos OPCIONAIS oferecidos em São Petersburgo e recebimento imediato das inscrições dos passageiros interessados em adquiri-las.
Observação 1: Pode vir a ser impossível o recebimento de inscrições na programação OPCIONAL em São Petersburgo após o horário determinado pela direção do cruzeiro para a entrega dos formulários correspondentes preenchidos e assinados.
Observação 2: As inscrições realizadas nos passeios e excursões OPCIONAIS em São Petersburgo não podem ser canceladas em nenhuma hipótese, e serão cobradas do passageiro inscrito independentemente da sua efetiva participação nos programas disponibilizados.
2º dia – domingo – SÃO PETERSBURGO
Pela manhã, city tour passando pelas principais atrações turísticas da antiga capital imperial: a avenida Nevsky, coração e alma de São Petersburgo, a praça de Santo Isaac com a imensa catedral homônima, o templo do Salvador no Sangue, construído no local onde o czar Alexandre II foi assassinado num atentado a bomba em 1881, a praça do Palácio e a Ponta da Ilha de Basílio, de onde se tem uma das melhores vistas do rio Neva. Durante o city tour, visita à fortaleza de São Pedro e São Paulo. Local da fundação da cidade, a fortaleza guarda em sua catedral barroca os túmulos dos Romanov, dinastia que governou a Rússia czarista de 1613 a 1917.
Almoço em restaurante no centro da cidade.
À tarde, visita panorâmica ao museu Hermitage, que tem mais de quatrocentas salas abertas ao público e abriga mais de três milhões de obras de arte, uma das maiores e mais selecionadas coleções do mundo. O museu ocupa quatro palácios contíguos, sendo o maior deles o Palácio de Inverno, residência oficial dos czares até a queda da monarquia, em 1917.
Jantar a bordo.
Após o jantar, nesta noite costuma ser realizada a seguinte programação OPCIONAL (inscrição possível em somente um dos três programas):
-Passeio OPCIONAL de barco pelo rio Neva e pelos principais canais da cidade, que renderam a São Petersburgo o epíteto de Veneza do Norte (sujeito a condições de navegabilidade propícias).
-Apresentação OPCIONAL de show folclórico em sala no centro da cidade (sujeita a disponibilidade de lugares).
-Apresentação OPCIONAL de balé clássico em teatro no centro da cidade (sujeita a disponibilidade de lugares).
Após a programação OPCIONAL da noite, excursão OPCIONAL “São Petersburgo à Noite”, com duração aproximada das 23:30 às 02:30. De madrugada, as pontes sobre o rio Neva se abrem lentamente para permitir a navegação de navios de carga; o espetáculo das pontes levantadas sobre o fundo da cidade iluminada é uma das vistas mais emblemáticas de São Petersburgo.
Observação: Recomenda-se levar em consideração o horário tardio desta excursão antes da realização da inscrição neste programa.
3º dia – segunda-feira – SÃO PETERSBURGO
Dia livre até o horário previsto para a partida do navio.
Pela manhã, costuma ser oferecida uma das duas excursões OPCIONAIS abaixo:
Excursão OPCIONAL ao Grande Palácio neoclássico do imperador Paulo I, em Pávlovsk (32 km), e ao parque inferior do palácio de verão de Pedro, o Grande, em Petrodvorets (Peterhof, a 60 km de Pávlovsk e a 43 km do porto fluvial – sem visita ao interior do Grande Palácio de Pedro), conhecido como “Versalhes Russa” pela magnificência de seus jardins com fontes OU excursão OPCIONAL a Peterhof com visita aos jardins inferiores e ao interior do Grande Palácio de Pedro.
Almoço a bordo.
No fim da tarde, partida do porto fluvial de São Petersburgo pelo rio Neva até o lago Ladoga, e em seguida pelo rio Svir.
Pouco após o início da navegação, pequeno coquetel de boas-vindas do capitão na sala de conferências, no qual se apresentam aos passageiros os membros mais relevantes da tripulação, o diretor e os responsáveis pela parte turística do cruzeiro, os funcionários da recepção, dos bares, do restaurante e da cozinha e os músicos de bordo.
Jantar a bordo.
Após o jantar, um concerto de confraternização dos músicos de bordo na sala de conferências dá início à programação de entretenimento.
4º dia – terça-feira – MÂNDROGUI
Parada e tempo livre na aldeia de Vérkhnie Mândrogui, no rio Svir, que liga os lagos Ladoga e Onega, o maior e o segundo maior lagos da Europa, respectivamente. Completamente destruída na Segunda Guerra Mundial, Vérkhnie Mândrogui foi transformada em centro turístico a partir de 1996, com construções de madeira no estilo típico local, hotel, restaurantes, ateliês onde se pode observar a produção de vários tipos de artesanato popular da região, como entalhe em madeira, pintura, renda e cerâmica, além de um mini zoológico e o único parque de esculturas de madeira do noroeste da Rússia, que representam personagens do prólogo do poema “Ruslan e Lyudmila”, de Aleksandr Púshkin.
Um churrasquinho (shashlykí) em terra firme substitui o almoço a bordo (é obrigatória a apresentação do talão distribuído a bordo).
Prosseguimento da viagem pelo rio Svir e pelo lago Onega.
Jantar a bordo.
Após o jantar, nesta noite geralmente se faz a apresentação da programação OPCIONAL oferecida em Moscou e a distribuição dos formulários de inscrição.
Observação 1: Pode vir a ser impossível o recebimento de inscrições na programação OPCIONAL em Moscou após o horário determinado pela direção do cruzeiro para a entrega dos formulários correspondentes preenchidos e assinados.
Observação 2: As inscrições realizadas nos passeios e excursões OPCIONAIS em Moscou não podem ser canceladas em nenhuma hipótese, e serão cobradas do passageiro inscrito independentemente da sua efetiva participação nos programas disponibilizados.
5º dia – quarta-feira – KIZHI
Pela manhã, passeio a pé de cerca de uma hora e meia na ilha de Kizhi, no lago Onega. Antigo local de rituais pagãos, Kizhi é hoje sede do museu etnográfico com o maior conjunto de arquitetura de madeira do mundo. A maior atração do museu é o pogost, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1990, dominado pela catedral da Transfiguração do Senhor, construída em 1714 com 22 cúpulas e silhueta como que saída de um conto-de-fadas. Entre as construções transportadas da região em torno do lago, há casas de camponeses do século XIX com os interiores perfeitamente recriados como eram originalmente.
Almoço e jantar a bordo.
A navegação continua para o Sul pelo lago Onega e pelo rio Výtegra, unido pelo canal Volga-Báltico ao rio Kovzha, atravessa o lago Branco e entra no rio Sheksna no lugar onde ficava a antiga aldeia de Krókhino, abandonada em 1961, quando foi inundada junto com sua longa história pela criação do reservatório do Sheksna, parte do canal Volga-Báltico. Da antiga aldeia só restam as ruínas da igreja tardo-barroca da Natividade de Cristo, de 1788, hoje dentro d’água e desmoronando lentamente pela ação das ondas e dos blocos de gelo.
6º dia – quinta-feira – GORITSY
Parada em Goritsy, vilarejo tipicamente russo numa belíssima região campestre às margens do rio Sheksna, hoje parte do canal Volga – Báltico. Próximo ao cais fica o convento da Ressurreição, onde no passado recolheram-se para a vida monástica mais de quarenta nobres da mais alta aristocracia russa, inclusive princesas e czarinas. Após a brutal dilapidação que seguiu o seu fechamento e o assassinato das irmãs em 1932, o convento foi devolvido à Igreja Ortodoxa, voltou à atividade no ano 2000 e no presente está sendo restaurado.
Excursão ao mosteiro de São Cirilo do Lago Branco (Belozersky), fundado em 1397 às margens dolago Síver, a 7 km de distância de Goritsy. O mosteiro, um dos maiores e mais importantes da Rússia, centro espiritual e cultural do Norte do país nos séculos XVI e XVII, foi visitado em várias ocasiões por czares e grãos-príncipes de Moscou. Ao seu redor desenvolveu-se a cidadezinha de Kiríllov, hoje com oito mil habitantes. Almoço e jantar a bordo.
7º dia – sexta-feira – YAROSLAVL
Parada em Yaroslavl, fundada no início do século XI pelo grão-príncipe de Kíev Yaroslav, o Sábio.
Nos séculos XVI e XVII foi o primeiro porto do Volga e a segunda cidade da Rússia em importância.
City tour pelo centro histórico da cidade, passando pelo mosteiro da Transfiguração do Salvador,fundado no século XII e um dos mais importantes do país no século XVI, e pela igreja do Profeta Elias, do século XVII. Visita à igreja de São Nicolau de Nadyeya, construída de 1620 a 1622 por um rico comerciante da cidade, Epifany Svetéshnikov (de apelido Nadyeya), e ao antigo palácio do governador, hoje museu e galeria de arte. Tempo livre para visita ao mercado municipal. Almoço e jantar a bordo.
8º dia – sábado – ÚGLITCH
Parada em Úglitch, cidade com várias igrejas do século XVII que entrou para a história por aqui ter sido assassinado em 1591 o jovem príncipe Dmitri, filho mais novo de Ivã, o Terrível, extinguindo a dinastia dos Ryurikidas. Passeio a pé pelo local onde ficava o Kremlin, com visita à catedral da Transfiguração e à igreja de São Dmitri no Sangue. Tempo livre para visita à feira de artesanato no
parque da Vitória.
Almoço e jantar a bordo.
9º dia – domingo – MOSCOU
Almoço a bordo. Chegada a Moscou após o almoço.
À tarde, city tour pela capital russa, passando pela Praça Vermelha, pelo mosteiro de Novodévitchy e pela colina dos Pardais. Jantar a bordo.
À noite, sugerimos excursão OPCIONAL “Moscou à Noite” com visita às mais significativas estações do metrô de Moscou, concebidas nos anos 30 como palácios subterrâneos para a classe operária e reconhecidamente as mais bonitas do mundo.
10º dia – segunda-feira – MOSCOU
Pela manhã, visita ao Kremlin e a uma de suas catedrais. Núcleo histórico da capital e epicentro do poder até 1712 e novamente a partir de 1918, o Kremlin por si só já justifica uma viagem à Rússia. Antes da visita ao Kremlin, sugerimos visita OPCIONAL à Câmara de Armas, mais conhecida como “Tesouro do Kremlin”, o museu mais rico do país, onde se conservam joias da coroa, tronos, trajes da coroação dos czares, carruagens imperiais e alguns dos ovos de Páscoa feitos pelo joalheiro real Carl Fabergé. Almoço a bordo.
Tarde livre. Sugerimos excursão OPCIONAL ao mosteiro da Santíssima Trindade de São Sérgio, sede do seminário e da Academia Teológica, o maior centro espiritual e de peregrinação da Igreja Ortodoxa Russa, na cidade de Sérguiev Possad, a 70 km de Moscou. O mosteiro é um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do país, ilustrando todo o desenvolvimento da arquitetura religiosa russa desde o início do século XV até o século XIX.
Jantar a bordo.
11º dia – terça-feira – MOSCOU
Check-out das cabines até 10:00.Traslado para o aeroporto e fim dos nossos serviços.
MOSCOU, ÚGLITCH, YAROSLAVL, GORITSY, KIZHI MÂNDROGUI E SÃO PETERSBURGO.
Datas: 24 de julho, 14 de agosto, 04 e 25 de setembro.
1º dia – terça-feira – MOSCOU.
Chegada em Moscou, traslado ao barco e alojamento após 17h. Restante do tempo livre. Jantar a bordo.
Após o jantar, apresentação dos passeios, excursões e espetáculos OPCIONAIS oferecidos em Moscou e recebimento imediato das inscrições dos passageiros interessados em adquiri-las.
Observação 1: Pode vir a ser impossível o recebimento de inscrições na programação OPCIONAL em Moscou após o horário determinado pela direção do cruzeiro para a entrega dos formulários correspondentes preenchidos e assinados.
Observação 2: As inscrições realizadas nos passeios e excursões OPCIONAIS em Moscou não podem ser canceladas em nenhuma hipótese, e serão cobradas do passageiro inscrito independentemente da sua efetiva participação nos programas disponibilizados.
2º dia – quarta-feira – MOSCOU.
Pela manhã, city tour pela capital russa, passando pela Praça Vermelha, pelo mosteiro de Novodévitchy e pela colina dos Pardais. Neste dia, um lanche em caixinha substitui o almoço a bordo.
À tarde, visita ao Kremlin e a uma de suas catedrais. Núcleo histórico da capital e epicentro do poder até 1712 e novamente a partir de 1918, o Kremlin por si só já justifica uma viagem à Rússia.
Jantar a bordo. À noite, sugerimos excursão OPCIONAL “Moscou à Noite” com visita às mais significativas estações
do metrô de Moscou, concebidas nos anos 30 como palácios subterrâneos para a classe operária e reconhecidamente as mais bonitas do mundo.
3º dia – quinta-feira – MOSCOU.
Dia livre.
Sugerimos excursão OPCIONAL ao mosteiro da Santíssima Trindade de São Sérgio, sede do seminário e da Academia Teológica, o maior centro espiritual e de peregrinação da Igreja Ortodoxa Russa, na cidade de Sérguiev Possad, a 70 km de Moscou. O mosteiro é um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do país, ilustrando todo o desenvolvimento da arquitetura religiosa russa desde o início do século XV até o século XIX.
Almoço a bordo.
No fim da tarde, partida do porto fluvial de Moscou pelo canal Moscou – Volga. Jantar a bordo.
4º dia – sexta-feira – ÚGLITCH.
Parada em Úglitch, cidade com várias igrejas do século XVII que entrou para a história por aqui ter sido assassinado em 1591 o jovem príncipe Dmitri, filho mais novo de Ivã, o Terrível, extinguindo a dinastia dos Ryurikidas. Passeio a pé pelo local onde ficava o Kremlin, com visita à catedral da Transfiguração e à igreja de São Dmitri no Sangue. Tempo livre para visita à feira de artesanato no parque da Vitória.
Almoço e jantar a bordo.
5º dia – sábado – YAROSLAVL.
Parada em Yaroslavl, fundada no início do século XI pelo grão-príncipe de Kíev Yaroslav, o Sábio. Nos séculos XVI e XVII foi o primeiro porto do Volga e a segunda cidade da Rússia em importância. City tour pelo centro histórico da cidade, passando pelo mosteiro da Transfiguração do Salvador, fundado no século XII e um dos mais importantes do país no século XVI, e pela igreja do Profeta Elias, do século XVII. Visita à igreja de São Nicolau de Nadyeya, construída de 1620 a 1622 por um rico comerciante da cidade, Epifany Svetéshnikov (de apelido Nadyeya), e ao antigo palácio do governador, hoje museu e galeria de arte. Tempo livre para visita ao mercado municipal.
Almoço e jantar a bordo.
6º dia – domingo – GORITSY.
Parada em Goritsy, vilarejo tipicamente russo numa belíssima região campestre às margens do rio Sheksna, hoje parte do canal Volga-Báltico.
Próximo ao cais fica o convento da Ressurreição, onde no passado recolheram-se para a vida monástica mais de quarenta nobres da mais alta aristocracia russa, inclusive princesas e czarinas. Após a brutal dilapidação que seguiu o seu fechamento e o assassinato das irmãs em 1932, o convento foi devolvido à Igreja Ortodoxa, voltou à atividade no ano 2000 e no presente está sendo restaurado.
Excursão ao mosteiro de São Cirilo do Lago Branco (Belozersky), fundado em 1397 às margens do lago Síver, a 7 km de distância de Goritsy. O mosteiro, um dos maiores e mais importantes da Rússia, centro espiritual e cultural do Norte do país nos séculos XVI e XVII, foi visitado em várias ocasiões por czares e grãos-príncipes de Moscou. Ao seu redor desenvolveu-se a cidadezinha de Kiríllov, hoje com oito mil habitantes. Almoço e jantar a bordo.
7º dia – segunda-feira – KIZHI.
Passeio a pé na ilha de Kizhi, no lago Onega, o segundo maior lago da Europa. Antigo local de rituais pagãos, Kizhi é hoje sede de um museu etnográfico com o maior conjunto de arquitetura de madeira do mundo, protegido pela UNESCO. A maior atração do museu é a catedral da Transfiguração, construída em 1714, com 22 cúpulas e ornamentação como que saída de um conto-de-fadas. Entre as construções transportadas da região em torno do lago, há casas de camponeses do século XIX com os interiores perfeitamente recriados como eram originalmente.
Almoço e jantar a bordo.
8º dia – terça-feira – MÂNDROGUI
Parada na aldeia de Vérkhnie Mândrogui, no rio Svir, que liga os lagos Onega e Ládoga. Destruída pelos ocupantes alemães em 1942 e reconstruída nos anos 1960 como um povoado temporário de operários, Vérkhnie Mândrogui foi transformada em centro turístico a partir de 1996, com construções de madeira no estilo típico local, hotel, restaurantes, ateliês de artesãos e o único parque de esculturas de madeira do noroeste da Rússia, que representam personagens do prólogo do poema “Ruslan e Lyudmila”, de Aleksandr Púshkin.
Neste dia, se as condições climáticas permitirem, um churrasquinho (shashlykí) em terra firme substitui o almoço a bordo.
Prosseguimento da viagem pelo rio Svir até o lago Ládoga, o maior da Europa, e em seguida pelo rio Nevá até São Petersburgo. Jantar a bordo.
9º dia – quarta-feira – SÃO PETERSBURGO.
Pela manhã, city tour passando pelas principais atrações turísticas da antiga capital imperial: a avenida Nevsky, coração e alma de São Petersburgo, a praça de Santo Isaac com a imensa catedral homônima, o templo do Salvador no Sangue, construído no local onde o czar Alexandre II foi assassinado num atentado a bomba em 1881, a praça do Palácio e a Ponta da Ilha de Basílio, de onde se tem uma das melhores vistas do rio Neva. Durante o city tour, visita à fortaleza de São Pedro e São Paulo. Local da fundação da cidade, a fortaleza guarda em sua catedral barroca os túmulos dos Romanov, dinastia que governou a Rússia czarista de 1613 a 1917.
Almoço em restaurante no centro da cidade.
À tarde, visita panorâmica ao museu Hermitage, que tem mais de quatrocentas salas abertas ao público e abriga mais de três milhões de obras de arte, uma das maiores e mais selecionadas coleções do mundo. O museu ocupa quatro palácios contíguos, sendo o maior deles o Palácio de Inverno, residência oficial dos czares até a queda da monarquia, em 1917.
Jantar a bordo.
10º dia – quinta-feira – SÃO PETERSBURGO.
Dia livre.
Pela manhã, costuma ser realizada a seguinte programação OPCIONAL (inscrição possível em somente um dos três programas):
-Passeio OPCIONAL de barco pelo rio Neva e pelos principais canais da cidade, que renderam a São Petersburgo o epíteto de Veneza do Norte (sujeito a condições de navegabilidade propícias).
-Apresentação OPCIONAL de show folclórico em sala no centro da cidade (sujeita a disponibilidade de lugares).
-Apresentação OPCIONAL de balé clássico em teatro no centro da cidade (sujeita a disponibilidade de lugares).
Após a programação OPCIONAL da noite, excursão OPCIONAL “São Petersburgo à Noite”, com duração aproximada das 23:30 às 02:30. De madrugada, as pontes sobre o rio Neva se abrem lentamente para permitir a navegação de navios de carga; o espetáculo das pontes levantadas sobre o fundo da cidade iluminada é uma das vistas mais emblemáticas de São Petersburgo.
Observação: Recomenda-se levar em consideração o horário tardio desta excursão antes da realização da inscrição neste programa.
11º dia – sexta-feira – SÃO PETERSBURGO.
Dia livre.
Pela manhã, costuma ser oferecida uma das duas excursões OPCIONAIS abaixo:
Excursão OPCIONAL ao Grande Palácio neoclássico do imperador Paulo I, em Pávlovsk (32 km), e ao parque inferior do palácio de verão de Pedro, o Grande, em Petrodvorets (Peterhof, a 60 km de Pávlovsk e a 43 km do porto fluvial – sem visita ao interior do Grande Palácio de Pedro), conhecido como “Versalhes Russa” pela magnificência de seus jardins com fontes OU excursão OPCIONAL a Peterhof com visita aos jardins inferiores e ao interior do Grande Palácio de Pedro.
Almoço e Jantar a bordo.
12º dia – sábado – SÃO PETERSBURGO.
Check-out das cabines até 10h, traslado para o aeroporto. Fim dos nossos serviços.